O resultado final do Circuito Nacional da Raça Holandesa comprova que criadores de Minas Gerais estão investindo cada vez mais na criação com qualidade
Fotos Davi (Tiago Carvalho Fotografias)
O fim ano se aproxima e os mineiros realmente estão em festa. 2017 foi repleto de conquistas e destaques nacionais. E para finalizar o Circuito Nacional da Raça Holandesa, os criadores de Minas se encontraram em São Paulo e comemoram muito tanto nos julgamentos do HVB, quanto no HPB. E o Encontro das Campeãs consagrou as conquistas do ano, comprovando que os mineiros estão investindo de forma consciente e focados no desenvolvimento de animais de qualidade.
A Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa – ABCBRH inovou em 2017 com a criação do Circuito Nacional da Raça Holandesa. Muitos quilômetros foram percorridos, com um grande número de animais em pista, criadores e expositores que participaram da democratização das exposições no Brasil.
Fechando a maratona de exposições com chave de ouro, a entidade promoveu em terras paulistas um caloroso jantar de confraternização e a entrega máxima das premiações do Circuito. O Encontro das Campeãs aconteceu no dia 28 de outubro, em Guaratinguetá – SP e contou com a participação de criadores de várias regiões do país, autoridades, parceiros, representantes das filiadas e amigos da raça.
Os convidados foram recebidos com um charmoso coquetel em um espaço exclusivo para uma maior interação. Os presentes logo foram envolvidos pelo clima de festa, em meio a flores amarelas e decoração azul sempre seguido com muitos aplausos e abraços.
No evento foram conhecidos os participantes com os melhores animais classificados como Campeã e Reservada Campeã em cada categoria e os melhores entre eles, sendo escolhidas respectivamente as melhores do HVB e HPB. A eleição aconteceu no término da última exposição e foi realizada por um seleto grupo de jurados oficiais da raça Holandesa: Fabio Fogaça, José Ernesto Ferreira, Flavio Junqueira, Hilton Ribeiro e Luiz Felipe de Mello Grecco. Como o HVB teve apenas uma etapa no Circuito, o jurado Claudio Aragon foi o responsável pelo julgamento.
O Presidente da Associação Brasileira e criador Reinaldo Figueiredo estava emocionado por ver tanta gente reunida e comemorando. “Espero que tenhamos correspondido às expectativas, para mim a raça Holandesa fica cada dia mais forte e com fé em Deus vamos devagar e sempre, na esperança de que todos os nossos projetos sejam alcançados. A união é fundamental para esse sucesso. Vamos todos juntos fazer história!”, comenta Reinaldo.
Representanto a Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais o Diretor Executivo, Dr. Diego Charles de Almeida Santos, o Superintendente Técnico e membro da comissão do Circuito, Dr. Silvano Carvalho Júnior e o Inspetor Técnico de Registro, Dr. Leonardo Rabello.
“A festa foi muito bonita e uma ótima oportunidade de fazer contatos, de conhecer criadores de outros Estados e sobretudo de trocar experiências. Aproveito para parabenizar os mineiros pelas conquistas. O ano foi bastante movimentado com as muitas viagens, mas compensador pelas conquistas e aprendizado”, ressalta Dr. Diego Santos.
DESTAQUES MINEIROS
No HVB, o expositor mineiro Armando Eduardo de Lima Menge foi o grande destaque, ele fez a Grande Campeã com o animal MENGE REDBURST D2689, a Reservada com o animal MENGE DESTRY B2263-FIV e a Terceira Melhor Vaca com o animal MENGE PICOLO RED A1947. Já Marcio Maciel Leite foi o Melhor Expositor, Criador e Afixo Geral, além de ser o Melhor Criador Gado Jovem. Rui da Silva Pinto Júnior e Outros foi o Melhor Exposito Gado Jovem do HVB.
Já no HPB, a maioria das consquistam foram para os mineiros que competiram com animais de destaque em suas respectivas participações. A Campeã Fêmea Jovem foi o animal POITARA FLAMINIA MONTERREY 1103-FIV, do expositor Marcelo Elias Rigueira e a Reservada foi o animal MEARA OCTANE 5951, do expositor Mauro Antônio Costa de Araújo. No Grande Campeonato só deram os mineiros, a Reservada Grande Campeã foi o animal MEARA GOLDWYN CARLY TE, de Mauro Antônio Costa de Araújo, a Terceira Melhor Vaca foi o animal SEKITA JIHANE 4051 MCCUTCHEN FIV, de Sekita Agronegócios e a Nomeada o animal RIO VERDE KNOWLEDGE VIENA TE, do expositor mineiro Gustavo Gomes Fernandes e Outros. Vale ressaltar que grande parte dos animais que se destacaram no julgamento final do Circuito foram destaques na primeira etapa, em Belo Horizonte.
Nas próximas páginas você conhecerá todos os criadores e seus animais que conquistaram a premiação máxima do Circuito Nacional da Raça Holandesa.
Na raça Holandesa são raras as oportunidades e motivos para que tantos criadores de diferentes regiões, estilos e culturas se encontrem. O cenário foi propício para a troca de experiências, nascimento de amizades, reencontros e ampliação das relações comerciais. Uma festa para abraçar a raça Holandesa!
ENTENDA O CIRCUITO
O 1º Circuito Nacional da Raça Holandesa foi criado com os objetivos de fomentar um número maior de exposições, valorizar todos os Estados que possuem filiadas e propiciar a participação dos criadores em um evento com destaque nacional.
Cinco estados brasileiros alcançaram os requisitos necessários para participar do evento. A abertura aconteceu em Minas Gerais, na sequencia os olhares estavam voltados para as etapas do Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Santa Catarina; para finalizar a maratona de exposições, São Paulo foi a cidade escolhida para encerrar o Circuito 2017.
Vale ressaltar que todas as exposições ranqueadas poderiam participar do Circuito, desde que cumprissem as regras criadas pelo CDT 2016/2017 da ABCBRH. A comissão organizadora era formada por um representante indicado de cada estado participante: José Luiz Rigon, Vamiré Sens, Silvano Carvalho Júnior, Joedson Silva Scherrer e Bruna Maldaner Schiefelbein.
Todos os eventos foram de responsabilidade da filiada local, que contaram com o apoio da ABCBRH, de muitos parceiros e criadores para alcançar o ranqueamento a nível nacional e realizar uma bela exposição.
LEIA MAIS
Mineiros são maioria e vários flashes marcaram esse grande encontro a nível nacional