“UMA VIAGEM DE ARREPIAR”

O associado Cleverson nos conta sobre a viagem de Minas ao Paraná

Mineiros percorrem mais de 1.000 km para participar de decisões relacionadas a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa e prestigiar os vários eventos que aconteceram durante a Expofrísia em Carambeí, no Paraná.

A equipe do JORNAL HOLANDÊS contou com a participação especial do associado Cleverson Ozanam Braga que compartilhou conosco detalhes da sua viagem para o Paraná.

Atualmente ele faz parte do Conselho Administrativo da Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais – ACGHMG e também foi eleito como Conselheiro Fiscal Efetivo da Associação Brasileira.

O associado de Barbacena, Cleverson fez um resumo da viajem ao Paraná que denominou como “UMA VIAGEM DE ARREPIAR”. Vamos conferir…

Últimos momentos em Curitiba

A LOGÍSTICA

Após exaustivo trabalho na fazenda, iniciamos o deslocamento até Curitiba- PR. Como exemplo: Com saída da fazenda por volta das 22 horas do dia 24, concluímos a viajem até  Curitiba no outro dia, às 18h30 com a chegada no hotel. Passei por Barbacena, Juiz de Fora e Belo Horizonte em Minas Gerais e aeroportos de Congonhas e Guarulhos em São Paulo. Duração de 20 horas. Achou cansativo? Imagina a situação de outro Conselheiro da Associação Mineira que se deslocou, após gerenciar os trabalhos na fazenda onde se ordenha mais de 1.600 vacas diariamente e ele somente chegou ao hotel em Curitiba após as 2 horas da madrugada do dia seguinte. A única certeza era que esses esforços, associados ao eficiente trabalho da equipe da ACGHMG, coordenado pelo Diretor Executivo “Chicão” não seriam em vão.


RECEPÇÃO E ADMIRAÇÃO

Pela manhã do dia 25, logo cedo, a equipe se desloca para Carambeí. Admirados com a limpeza e qualidade da rodovia. Que exemplo de cidadania! E que paisagens… Ao final da viajem fomos recebidos na sede da Cooperativa Frisia. Que sede! Que cortesia! Que organização! Grande exemplo de eficiência e eficácia!


A ASSEMBLEIA

Iniciamos os trabalhos com uma breve  apresentação feita pelo até então Presidente da ABCBRH, Reinaldo Figueiredo;  uma síntese dos resultados da sua gestão.  Uma retrospectiva de gestões anteriores e da atual. E nós, observando a magnitude dos trabalhos realizados, das dificuldades encontradas, pudemos ter a noção da responsabilidade ao assumir a participação na nova diretoria.

Com representatividade de praticamente todas as filiadas e sob a presidência de Nelson Ziehlsdorff foi eleita a nova diretoria, capitaneada por Hans Jan Groenwold, para o biênio 2019/2021.  Minas Gerais se fez representada por dois cargos na nova diretoria: Leonardo Garcia como Secretário e Cleverson Ozanam Braga, como Membro Efetivo do Conselho Fiscal.


GENÉTICA NA PISTA

Após a Assembleia a equipe se deslocou  para o Parque de Exposições para almoçar e após pudemos admirar e confirmar o alto nível da qualidade dos animais apresentados em pista, durante a 2a Etapa do Circuito Nacional da Raça Holandesa 2019. Quantidade e muita, mas muita, muita qualidade.


REPRESENTATIVIDADE MINEIRA

Minas Gerais não economizou em valorizar e prestigiar os eventos em Carambeí – PR. Estiveram presentes no Paraná três membros do Conselho de Administração: Anípio Pires Batista Vicente, Cleverson Ozanan Braga e Leonardo Garcia, um membro do Conselho Fiscal: Rui da Silva Pinto Júnior e o Diretor Executivo  da ACGHMG, Dr. Francisco Otaviano Fonseca Oliveira.


ÁPICE DA EMOÇÃO

Na noite de sexta-feira, 26 de abril de 2019 aconteceu o jantar do Circuito Nacional da Raça Holandesa 2018.

Logo no início, a emoção tomou conta de todos durante a despedida da diretoria anterior.  Tivemos também a certeza da continuidade da evolução, comprovada pelo discurso de posse do Presidente eleito, Hans Jan Groenwold. Carregado também da mesma emoção e nervosismo do discurso de despedida do antecessor, Reinaldo Figueiredo.                    

A premiação das Campeãs e Reservadas inicialmente da variedade HVB e seguida da variedade HPB trouxe o glamour e o reconhecimento aos animais, profissionais,  criadores e expositores da raça. O encerramento do evento e do agitado dia ficou por conta de uma confraternização entre os vários elos da cadeia produtiva do leite e entre os criadores da raça Holandesa.


O RETORNO

No dia 27 acordamos bem cedo e iniciamos a viajem de volta, às 5 horas da manhã e encerramos a jornada com a chegada em casa por volta das 21 horas.Com excesso de emoções na bagagem, pela despedida do querido presidente, da responsabilidade pelos desafios da nova diretoria e pela certeza de que não faltarão esforços para a evolução da Raça Holandesa e da entidade retornei a Minas Gerais!!!!