O JORNAL HOLANDÊS amplia os horizontes e acompanha tendências do mercado mundial.
2016 é um ano de muitas realizações e mudanças para a Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais – ACGHMG e o JORNAL HOLANDÊS não poderia ficar de fora das inovações. A história do Jornal começou em 2003, quando a Associação Mineira lançou uma nova proposta, o JORNAL HOLANDÊS, impresso em papel jornal, 100% cor, com projeto gráfico limpo, divulgando para Minas Gerais e todo o Brasil, as principais informações da raça. Nesses muitos anos, o jornal passou por mudanças em seu design e conteúdo, sempre em busca da modernização. Devido ao seu layout e a sua forma diferenciada de comunicar com o leitor, muitos chamam até de revista, de qualquer forma o HOLANDÊS é a única publicação da raça em Minas Gerais e que possui abrangência nacional.
Com o advento da internet e com o objetivo de sempre inovar e aumentar cada vez mais a abrangência da publicação, o Conselho de Administração da Associação Mineira definiu que esta será a última edição impressa do jornal. Mas não fique triste, o JORNAL HOLANDÊS continua no formato digital e online. Ele continuará a ser disponibilizado no formato PDF, dando a oportunidade de todos imprimirem a publicação e continuarem a colecionar a história da raça.
Segundo o Diretor Executivo da ACGHMG, Cleocy Jr. “o JORNAL HOLANDÊS sempre teve como objetivo chegar cada vez mais próximo de todos aqueles que trabalham em prol do melhoramento da raça. No formato digital ele terá uma maior visibilidade nacional, será cada vez mais comentado nas redes sociais e estará presente cada vez mais no campo”.
Desde 2009, a publicação já estava de olho na era digital, disponibilizando as edições na plataforma ISSUU, no formato PDF, continuando com sensação do folhear as tradicionais páginas.
A Jornalista Helô Costa que faz parte da equipe do jornal desde a sua criação no formato jornal, em 2003, comenta que é muito gratificante poder divulgar a história da raça, que é construída dia a dia por todos os criadores e amigos do Holandês. “Muitos vão falar que o nosso acesso à internet é complicado, concordo; mas há pouco tempo não se falava em telefonia móvel, web e muito menos em mídias sociais. O mundo a cada dia evolui e novas tecnologias surgem e somos obrigados a aprender e nos atualizar para que possamos crescer, evoluir e ampliar nossos horizontes. Acredito que todos os leitores ganharam muito com esse novo formato. Em breve traremos mais novidades na publicação online e digital. Fique atento e nos acompanhe, conto com todos para fazer cada vez mais um jornal com a cara dos nossos associados e leitores”, comenta Helô.
Pensando sempre no futuro, a página do JORNAL HOLANDÊS foi criada em uma plataforma responsiva, facilitando uma melhor leitura em qualquer celular.
LINK RÁPIDO
Acompanhando a evolução digital, a publicação lança o seu QR CODE: um leitor digital que conecta o seu celular diretamente com a página do Jornal. Baixe no seu celular o leitor, aponte para o selo e você terá disponível o endereço eletrônico do JORNAL HOLANDÊS. Uma forma rápida e fácil de acessar a publicação.
RECHEADO DE MAIS INFORMAÇÃO
O Jornal Holandês digital vem com mais informações para os seus leitores. A página possui colunas importantes como: Agenda, Artigos, Economia, Saúde, Giro Holandês e em breve haverá mais lançamentos. Uma das novidades é a Cozinha do Leite, que traz todos os meses uma delícia da cozinha feita com o nosso bem mais precioso: o leite. O objetivo dessa coluna é proporcionar momentos saborosos com toda a família. O Super Rank também está com um destaque especial, com o objetivo de facilitar a consulta e saber como anda a produção da sua fazenda e de outras propriedades.
Confira as novidades do formato digital: www.gadoholandes.com/jornal
Você sabe qual a diferença entre jornal on-line e digital?
Vamos explicar utilizando o próprio Jornal Holandês. Antes existia apenas o formato impresso que usa, normalmente, o papel como suporte, também chamado de mídia.
Acompanhando o avanço tecnológico, evoluímos na forma como nos comunicamos e interagimos. Novos recursos foram incorporados e hoje fazem parte do nosso dia a dia e para os mais novos, em alguns casos, nem imaginam como seria viver sem os mesmos.
Novas palavras e termos surgem e algumas confusões também. E daí nasce a pergunta: qual a diferença entre jornal on-line e digital? Vamos evitar transtornos e explicar qual a importância de cada mídia.
O jornal on-line é utilizado, em linhas gerais, para webjornais, sendo estes distintos dos jornais impressos e produzidos para uma leitura não linear, já os jornais digitais são aqueles feitos para a leitura linear com o ato de “folhear” as páginas. Na realidade, o tradicional tipo de documento denominado jornal se desdobra em dois modelos diferentes, cada um com um forma de leitura: no papel e em uma tela lembrando o tradicional papel.
O Jornal Holandês, por exemplo, em seu período de transição para o on-line foi veiculado digitalmente durante muito tempo. Um processo e uma prática que os bons profissionais de comunicação utilizam para que seus leitores se adaptem e comecem a interagir com as novas mídias. O Holandês era e continuará sendo disponibilizado como um produto pronto para impressão em papel. Você poderá baixar o arquivo e imprimi-lo, folheando e lendo as páginas e mantendo seu layout. Esse formato é o que chamamos de digital. A inovação está no on-line que se molda às diversas plataformas, como smartfones, tablets e desktops. Esse formato trará mais interatividade com o leitor, mídias e redes sociais e abre espaço para vídeo e áudio que inclusive já estão sendo desenvolvidos. Com as novas tecnologias ampliamos o conteúdo e a interação no formato on-line.
O jornal on-line/digital hoje tem sua importância como documento a ser preservado, para fins de memória, devido a sua popularização e ao declínio do jornal impresso, fato que já ocorre em vários países.
Experiências diferentes em um mesmo local. Além disso, a natureza agradece!
OPINIÃO
JORNAL HOLANDÊS – UM COMPROMISSO IMUTÁVEL
ARMANDO EDUARDO DE LIMA MENGE
Criador e Membro do Conselho de Administração da ACGHMG
O término da publicação do JORNAL HOLANDÊS em edição impressa encerra um ciclo relativamente longo, iniciado, há muitos anos, com uma revista produzida com papel de mais qualidade e uma impressão caprichada, porém sem o dinamismo, a paginação e, principalmente, o conteúdo moderno, dinâmico e de visual agradável que vem sendo exibido pelo jornal nos últimos anos. Certamente, ele deixará saudade!
Sou testemunha do empenho de tôda a equipe da ACGHMG – funcionários e diretores –, e também dos editores, em fazer o máximo possível para desenvolver, manter e fazer a edição impressa do HOLANDÊS chegar aos criadores e associados, ainda que a custa de muitas dificuldades, com ênfase nos aspectos financeiros e logísticos. Entretanto, a revolução nos meios de comunicação propiciada especialmente pela evolução da tecnologia de informação, que parece nunca se esgotar, vem provocando mudanças generalizadas nos hábitos e costumes das pessoas.
As mudanças, quando abruptas, como as descontinuidades ou substituições por outros processos ou métodos, nos causam desconforto e necessidade de novo aprendizado, afetando especialmente os mais velhos e, como se diz vulgarmente, os mais “sistemáticos”. No caso do nosso jornal, felizmente, a ACGHMG teve o cuidado de manter, paralelamente, as versões impressa e digital, de modo que nossos leitores puderam ter um tempo razoável para se adaptarem. Como em todas as escolhas, existem sempre pontos positivos e favoráveis e outros nem tanto. Com as versões digital e online, o placar mostra uma goleada: atualidade, menor custo, facilidade de produção, de edição, de distribuição, de alcance e dispersão, só para citar algumas das vantagens comparativas. A incerteza, por ora, fica por conta da qualidade do acesso à internet, ainda bastante precário, especialmente na zona rural.
De qualquer forma, impresso, digital ou online, o compromisso do JORNAL HOLANDÊS é o de divulgar a RAÇA HOLANDESA e servir como um elo entre a ACGHMG e todos os criadores desta nobre raça. Artigos técnicos com enfoques práticos e acessíveis aos criadores, informação, divulgação de “ranking” de produções e exposições, mensagem de fornecedores, informações sobre o mercado de leite e de bovinos, notícias da ACGHMG, estão entre os focos de conteúdo de nosso jornal, cujas edições são sempre muito aguardadas. Esse compromisso permanece imutável!
APROVEITE E NAVEGUE NA NOVA EDIÇÃO DO JORNAL HOLANDÊS, 100% DIGITAL