EXPHOMIG REUNE IMPORTANTES NOMES DO AGRONEGÓCIO NACIONAL

Em comemoração ao seu Jubileu de Prata, evento realiza extensa programação em BH

Fotos Wagner Correa

2016_07202

Encontros e mais encontros, assim foi a semana do gado Holandês na capital mineira. Com uma agenda recheada de eventos, a Exphomig atraiu visitantes nacionais e internacionais de olho na evolução da raça. Além da tradicional programação da Megaleite, os apaixonados pelo Holandês tiveram várias oportunidades de conhecer um pouco mais da raça, ver as novidades, fazer contatos e principalmente realizar bons negócios. A semana começou com diversos encontros oferecidos pelos associados, teve também o tradicional café da Poitara Genética, o Shopping Genética do Futuro, os Melhores de Minas e por fim e tão esperado julgamentos da raça Holandesa.
O Jubileu de Prata da Exphomig foi realizado juntamente com a Megaleite, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte – MG, no período de 21 a 26 de junho.
Os julgamentos aconteceram no sábado e domingo e quando o Holandês entrava na pista, todos os olhares eram voltados para ele, todos de olho na maior raça produtora de leite do mundo, todos de olho na evolução genética. Os dois dias de julgamento contaram com visitantes de Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, além de muitos visitantes de outros países.
Caminhando mais de 900 quilômetros, o criador de gado Holandês do Paraná, Diego Dijkstera comentou que a estrutura do Parque ficou muito boa, mas há algumas coisas para melhorar. “Vim para ver os animais e fazer contatos comerciais”, comenta Diego.
Diretamente de São Paulo, a exposição contou com a presença do jurado Gilberto Meirelles, conhecido por todos como Giba. “A capital sempre tem mais facilidades, eu gostava também de Barbacena, mas foi boa a mudança, houve uma maior união das raças leiteiras, foi uma confraternização muito boa”, comenta Giba.
A Exphomig teve a participação de criadores de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. O americano Pat Conroy foi o jurado oficial da raça Holandesa, ele ressaltou em seu comentário que os animais apresentados podem competir em qualquer boa exposição do mundo, isso devido o seu balanço, equilíbrio e harmonia do conjunto da estrutura, com úberes muito bons. “Além da atmosfera que circula na exposição, a emoção e a ansiedade, o que mais me chamou a atenção foi a quantidade de pessoas assistindo à nossa exposição, bastante gente interessada, com atenção, muito mais do que eu costumo ver nos Estados Unidos ou Canadá”, enfatizou Conroy.
O primeiro dia foi de gado jovem na pista e a taça de estanho tem um novo nome gravado em sua história, o associado Marcelo Elias Rigueira fez a Campeã Fêmea Jovem, com o animal Poitara Diores Atwood-FIV e levou para a Poitara Genética esse belo reconhecimento do trabalho que ele e sua equipe vêm realizando.
No dia seguinte foi a vez de entrar em pista o gado adulto. E a Grande Campeã da Exphomig 2016 foi o animal A.M.A. Goldwyn Lydia-649-TE, do expositor Aniceto Manuel Aires, a Reservada Grande Campeã foi o animal Meara Goldwyn Carly-TE de Mauro Antônio Costa de Araújo e a Terceira Melhor foi o animal Sekita Antonella 3443 Atwood-FIV de Sekita Agronegócios.
A maior novidade no Grande Campeonato foi a Sekita Agronegócios que participa há vários anos da Exphomig e pela primeira vez teve um animal entre os três melhores da exposição. O expositor Leonardo Sekita era só alegria. “Valeu muito a pena participar, foi importante ter um animal entre as três grandes vacas. Vejo a exposição como forma de divulgar o nome da fazenda, principalmente porque somos reconhecidos como um rebanho de produção e com isso mostramos que possuímos também um animal diferenciado geneticamente. O maior ganho da Exphomig para Belo Horizonte foi com relação a visualização dos animais. Todo o momento dos julgamentos tinha muita gente assistindo, não só criadores, mais um publico bem diversificado, importante para a divulgação da raça”, comenta.
Os reconhecimentos como Melhor Criador e Expositor Geral foram conquistados por Mauro Antônio Costa de Araújo, o segundo Melhor Criador e Expositor foi para a Sekita Agronegócios e em Terceiro Lugar os títulos ficaram para Aniceto Manuel Aires.
O Superintende Técnico Substituto da ACGHMG, Dr. Silvano Carvalho agradece a todos os expositores, criadores, tratadores e suas equipes pelo empenho de apresentar nas pistas animais de qualidade. “Agradeço a confiança do Conselho de Administração, aos funcionários da Associação Mineira, a Helô e Wagner pela cobertura e apoio de sempre, a todos os parceiros e patrocinadores que investiram no nosso novo formato de exposição, enfim quero agradecer a todas as pessoas que de alguma forma contribuíram para a realização de uma excelente Exphomig. Obrigado a todos,” comenta Silvano.

A MEGALEITE
Em sua primeira edição na capital mineira, a Megaleite 2016 registrou um faturamento de R$ 4.142.300,00 com a venda de animais em 8 leilões e 2 shoppings. Várias raças competiram na pista da Megaleite, reunindo no total 1.400 animais de mais de 240 expositores. O evento recebeu mais de 13 delegações do exterior. Mais de 3 mil crianças passaram pela Megaleite para conhecer a mini fazenda e mini usina do leite, um espaço didático e interativo montado no interior do Parque da Gameleira. Pelo segundo ano consecutivo, a Megaleite sediou a disputa pelo melhor queijo de Minas. A vencedora foi a produtora Lúcia Maria Resende, do município de Tiradentes, da região de Campo das Vertentes. Foram escolhidos os cinco melhores queijos de Minas Gerais, entre 27 concorrentes do 9º do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal.

 

E A TAÇA FOI PARA…

2016_07208

A Grande Campeã da Exphomig foi o animal A.M.A. GOLDWYN LYDIA-649-TE de Aniceto Manuel Aires

Em 2010 a Associação Mineira criou uma nova tradição para a Exphomig, com o troféu João Alfredo de Castilho, uma homenagem a um grande incentivador da raça Holandesa.
Para o expositor levar a taça definitivamente criou-se a regra que ele teria de fazer a Grande Campeã por três anos consecutivos ou cinco anos alternados e em 2016 a taça foi conquistada definitivamente pelo associado Aniceto Manuel Aires, pois fez em 2014, 2015 e 2016 o melhor animal da Exphomig.
“Essa taça tem uma história muito especial, ela foi criada em homenagem a um dos maiores criadores da raça em Minas Gerais, e por acaso a fazenda dele era em Barbacena. Conquistar essa taça é uma honra, para mim, para a fazenda e todos os funcionários que se empenharam na preparação dos animais ao longo dos anos. Estamos muito satisfeitos com esse feito da Fazenda Estrela Azul e do nosso afixo A.M.A.”, comenta Aniceto.
A taça foi desenvolvida pelo design Wagner Correa e confeccionada em 100% estanho, livre de chumbo, pesando mais de dez quilos e com curvas leves que remetem ao movimento do leite, ela já percorreu importantes propriedades mineiras e teve gravados nomes de destaque nacional.
Vale lembrar que essa mesma regra vale para o troféu da Campeã Fêmea Jovem, que por enquanto continua a percorrer as fazendas mineiras. Este ano, quem está mostrando o prêmio com muito orgulho para os amigos é o associado Marcelo Elias Rigueira.

2016_07210

A Reservada Grande Campeã foi o animal MEARA GOLDWYN CARLY-TE do expositor Mauro Antônio Costa de Araujo

 

2016_07209

Pela primeira vez, Sekita Agronegócios está entre as três melhores vacas da exposição e conquista o Terceiro lugar com o animal SEKITA ANTONELLA 3443 ATWOOD-FIV

 

Segundo Whatsapp…

O JORNAL HOLANDÊS criou no mês passado um grupo no Whatsapp que está movimentando as informações no negócio do leite. E a novidade foi a cobertura realizada em tempo real durante toda a exposição: fotos, vídeos e o resultado geravam a oportunidade para os presentes e principalmente para os que estavam longe de acompanhar o movimento desse importante evento. A equipe do JORNAL aproveita para agradecer as várias manifestações recebidas e vale ressaltar alguns dos relatos realizados no grupo.

Leonardo Moreira Costa de Souza | SP
“O verdadeiro espírito associativo foi e é capaz de resultados impressionantes. Esta Megaleite foi um claro exemplo disso. Vivemos uma associação em sua essência. O evento foi pensado para que todos aproveitassem e colhessem resultados. Como nada combate o trabalho, que não foi pouco, o melhor aconteceu. Estou certo que todos nós estamos ainda mais orgulhosos da raça Holandesa e desse espírito de união que há muito tempo não se via. Que esta pedra fundamental persista e cresça, não só para as próximas edições da Megaleite, mas sim, para a realização de muitas outras ações em prol da produção de leite, das vacas de leite e dos produtores de leite. Parabéns raças leiteiras!”

Jônadan Hsuan Min Ma | MG
“Realmente cumprimos e presenciamos o tema da feira: Novos horizontes para uma pecuária leiteira forte, presente e participaiva! Estamos todos agora com aquele sentimento interior de realização e satisfação pelo dever cumprido, de objetivos alcançados e de resultados conquistados, com honra e muito orgulho, pela união de nossos esforços. Todos juntos e motivados, realizamos uma feira alegre, cheia de brilho, amizade, fraternidade e profissionalismo, onde cada um deu o melhor de si e o resultado apareceu. Todos juntos e unidos realizarmos a maior Megaleite de todos os tempo!”

Reinaldo Figueiredo | GO
“Uma Megaleite para ficar na história, fiquei honrado pela recepção dada a mim e a todos de outros estados.”

Hans Jan Groenwold | PR
“Nota dez pelo evento, organização e a todos os expositores.”

Altair Valloto | PR
“Lindo momento da pecuária leiteira.”

Anípio Pires Batista Vicente | RJ
“A Megaleite foi um evento grandioso. Foi excelente a organização e atenção dada a mim, a meus funcionários e animais e espero que mais criadores participem com suas equipes e seus animais para que o evento se torne cada vez mais forte e bonito! ”

Prof. Marcos Neves Pereira | MG
“Uma Megaleite histórica. Destaque para a presença de criadores de outros Estados e o apoio da Brasileira. Evento nota 1000. Interação inédita entre as raças leiteiras. Meta, só pode ser crescer e fortalecer ainda mais. Parabéns Minas Gerais!”

Marcelo Elias Rigueira | MG
“Um marco para o retorno dos grandes eventos “Multiraças” da
Pecuária Leiteira Nacional. Sucesso absoluto. ”

Marcos Junqueira | MG
“Estive presente como expositor e endosso as palavras do Marcelo. Evento top.”

Silvano Carvalho Júnior| MG
“Quero parabenizar a Associação de Girolando, o Presidente Jonadan Ma e toda sua equipe, sempre prestativa e atenciosa, não mediram esforços para que tudo ficasse da melhor forma! Parabéns vocês fizeram uma Megaleite para ficar na história de Belo Horizonte! ”

Diego Charles de Almeida Santos | MG
“Realmente foi um show essa exposição! Grande público, muitos criadores, associados da Mineira e de outras filiadas! Belos animais, muito bem preparados e tratados. Acho que só temos a somar quando temos um evento assim da pecuária leiteira!”

Francisco Otaviano Fonseca Oliveira | MG
“A Megaleite foi um sucesso e espero que permaneça em Belo Horizonte, juntamente com a Exphomig. É sempre muito bom rever os amigos que durante o passar da vida se tornam pessoas muito especiais, e eventos como estes ficam ainda melhores quando reencontramos pessoas queridas.”

 

MAIS NOTÍCIAS

CLIQUE NO LINK E VEJAS MAIS FOTOS SOBRE A EXPHOMIG 2016

COBERTURA DETALHADA NA EDIÇÃO DIGITAL

MELHORES DE MINAS REÚNE CRIADORES DE TODO O BRASIL