ACONTECEU | SÃO GOTARDO

A 1ª Feira de Negócios e Exposição de Gado Holandês de São Gotardo movimentou o agronegócio nacional

Fotos Wagner Correa

2016_0885

2016_0866

A Campeã Fêmea Jovem da Exposição de São Gotardo foi o animal NAHA FIORELLA 1 FUSHIA FEVER 367-TE, de Hiroshi Uehara

2016_0862

A Grande Campeã da Exposição de São Gotardo foi o animal SEKITA ANTONELLA 3443 ATWOOD-FIV, de Sekita Agronegócios

 

Profissionalismo e entusiasmo marcaram a realização da primeira exposição homologada da raça Holandesa em São Gotardo. Os visitantes que chegavam ao Parque se surpreendiam com a estrutura montada. A organização do evento criou uma feira de negócios ao redor da pista de julgamento. Os animais ficaram alojados próximos da feira, interagindo com as negociações. Outro destaque do evento foi o café da manhã e o almoço realizado pelo Dia de Campo Sekita Agronegócios, que movimentou o Parque de Exposição com a presença de visitantes de todo o Brasil. As noites no Parque foram regadas a muita carne, chope, música, mais oportunidades de confraternização e bons contatos.
A 1ª Feira de Negócios e Exposição de Gado Holandês Fenacampo Leite aconteceu no período de 6 a 8 de julho. Vale ressaltar que a região do Alto Paranaíba é a segunda maior bacia de leite do Brasil e que está em pleno crescimento.
A Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais – ACGHMG esteve presente com a sua equipe técnica apoiando e divulgando a raça. O Médico Veterinário e Coordenador Geral do Serviço de Controle Leiteiro da ACGHMG, Dr. Diego Charles de Almeida Santos e o Auxiliar Operacional do Registro Genealógico Rodolfo Tostes Lemos auxiliaram na exposição. É a Associação apoiando as iniciativas dos associados e agregando conhecimento e novas oportunidades.
O presidente do Sindicato Rural de São Gotardo, Tamio Sekita comenta que “foi a primeira arrancada e estou muito satisfeito. Os criadores que trouxeram seus animais ficaram muito felizes, e ressaltaram que a confraternização é muito importante na vida do produtor. E já tem gente perguntando por que não faz quatro dias, mas respondi que temos que ir de vagar, mas vamos chegar lá. Com a colaboração de todos, conseguimos ver as coisas boas e também as falhas para que possamos melhorar. O mais importante é sempre aprender e incentivar os jovens”, comenta Tamio.

2016_0881

A Fazenda Uehara com a sua equipe andou mais de 700km e trouxeram seus animais com o objetivo de apoiar e incentivar o novo evento. César Uehara, filho de Hiroshi, comenta: “quando estava ainda em São Paulo, recebi fotos e me falaram que tinham 28 estandes de pecuária e 40 agrícolas; e me perguntei – para onde estou indo? É quase igual a uma Exposição Nacional em Castro, só que um pouco menor. Todos estão de parabéns, principalmente por ser a primeira”. Ao ser questionado sobre a importância das exposições para a fazenda, Hiroshi Uehara comenta: “vai chegar um dia que teremos de vender os animais, queremos mostrar que temos genética, gado bom. Daqui a dois, três anos quando quisermos vender o gado já estaremos conhecidos no mercado, então estamos adiantando, é uma boa vitrine, estamos preparando para o futuro. Nada é na hora, hoje com a crise econômica e política que estamos passando tudo irá demorar um pouco mais, mas não tem problema, japonês é muito paciente”, comenta Hiroshi.
Com participação em várias exposições no Brasil e exterior, João Batista da Silva, mais conhecido como Joãozinho veio de São Paulo para participar do evento. “É a primeira vez que vejo em minha vida um evento de agronegócios como esse. Incrível, esse evento foi marcante para todo o mercado; a organização, a qualidade, não tem como dar uma nota, está acima do normal”, comenta entusiasmado Joãozinho.
Vindo especialmente de Cristalina – GO, o criador Reinaldo Figueiredo acompanhou toda a programação do evento. “Observo como um produtor forte impacta uma região; quase todas as empresas ligadas ao leite participaram com um estande, muita gente de vários lugares acompanhou os julgamentos e animais de outras regiões também participaram da exposição. É a oportunidade de mostrar a raça, a produção, a tecnologia sobretudo para os pequenos que muitas vezes não tem como ir a Castro ou a Megaleite. É fantástico o conceito da Sekita Agronegócios e as pessoas da gestão que fizeram isso em uma região que não tinha a tradição de um evento desse porte”, comenta Figueiredo.
O jurado da exposição foi o Dr. Cláudio André da Cruz Aragon, que tem 25 anos de experiência em julgamentos no Brasil e no mundo, sendo também jurado oficial das raças Jersey, Pardo Suíço e Girolando.

2016_0864

A exposição contou com a participação de expositores de Minas Gerais e São Paulo. O gado jovem entrou em pista no primeiro dia de julgamento e o expositor de São Paulo, Hiroshi Uehara fez a Campeã Fêmea Jovem com o animal Naha Fiorella Fushia Fever 367-TE e a Reservada com o animal Naha Sarah Destry 315-TE e a Terceira Colocada foi o animail Sekita Advance 5269 Monterey, da Sekita Agronegócios.
No segundo dia, era a vez de entrar em pista o gado adulto e a Sekita Agronegócios fez a Grande Campeã com o animal Sekita Antonella 3443 Atwood-Fiv e a Terceira Colocada com o animal Sekita Artois 3383 Bradnick-FIV, já a Reservada o título foi para o expositor Hiroshi Uehara com o animal Adrimar Baronesa Alexander 538. O Melhor Expositor e Criador da exposição foi para Sekita Agronegócios; Hiroshi Uehara foi o segundo Melhor Expositor e Terceiro Melhor Criador Geral, já o associado Eudes Ancelmo de Assis Braga foi o Segundo Melhor Criador e Terceiro Melhor Expositor.
O evento foi realizado pela Sekita Agronegócios e Sindicato Rural de São Gotardo, com o apoio da Emater.

A Associação Mineira parabeniza a iniciativa e agradece a presença de todos os associados e visitantes que prestigiaram mais um importante evento da raça no Estado.

 

LEIA MAIS

COBERTURA E RESULTADO COMPLETO NA EDIÇÃO JORNAL HOLANDÊS – formato PDF