Quatro décadas contribuindo com estudos e o melhoramento da pecuária leiteira
Divulgação Embrapa
Fundada no dia 26 de outubro de 1976, a Embrapa Gado de Leite comemora neste ano 40 anos de trabalho dedicado à evolução do agronegócio.
A entidade faz parte das 46 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, e é um dos marcos no aumento da produção e da produtividade da pecuária de leite nacional, com resultados que vão além das fronteiras do país.
O chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins ressalta a importância do registro de animais para a evolução da raça. “As associações de criadores são de vital importância para o setor. São elas que organizam a estrutura genealógica da raça em todo o país. Quanto maior o percentual do nosso rebanho com registros, mais garantia teremos da sua evolução. Ainda mais nestes novos tempos, em que a genômica ganha importância decisiva”, comenta Paulo Martins.
Segundo ele, juntamente com outras instituições nacionais de pesquisa, a Embrapa Gado de Leite contribuiu para alavancar a produtividade, levando o país a ocupar a quinta posição entre os principais produtores mundiais.
A sede da Unidade está localizada em Juiz de Fora – MG. A instituição possui dois campos experimentais: um localizado em Valença – RJ (Campo Experimental Santa Mônica) e outro em Coronel Pacheco – MG (Campo Experimental José Henrique Bruschi). A Unidade também possui núcleos que apoiam as atividades de pesquisa e transferência de tecnologias nas regiões Sul, Centro-oeste, Norte e Nordeste.
Na sede da unidade estão os seguintes laboratórios: Análise de Alimentos; Bioinformática e Genômica Animal; Cromatografia; Entomologia; Genética Molecular; Genética Vegetal; Microbiologia do Leite; Microbiologia do Rúmen; Nanotecnologia; Parasitologia; Qualidade do Leite e Laboratório de Reprodução Animal.
O Campo Experimental José Henrique Bruschi abriga uma extensa área de pesquisa denominada “Complexo Multiusuário de Bioeficiência e Sustentabilidade da Pecuária”. O Complexo, que recebe pesquisadores de todo o mundo, engloba os seguintes laboratórios:
– Laboratório de Metabolismo e Impactos Ambientais da Pecuária: realiza pesquisas que objetivam o aumento da eficiência bioeconômica em sistemas de produção, além dos impactos da atividade para o meio ambiente;
– Laboratório de Biotecnologia e Ambiência: realiza experimentos relacionados a biotécnicas da reprodução, endocrinologia, ambiência e comportamento animal para o aumento da eficiência dos animais;
– Laboratório de Pecuária de Precisão: visa o desenvolvimento de postura gerencial baseada na variabilidade espacial e animal para maximizar o retorno econômico e minimizar o efeito ao meio ambiente;
– Laboratório de Saúde Animal: possibilita a aplicação de linhas de pesquisas relacionadas ao diagnóstico, prevenção e controle das principais doenças da produção, além do desenvolvimento e do teste de fármacos;
– Laboratório de Reprodução: integra a rede de laboratórios de Reprodução Animal da Embrapa Gado de Leite, possuindo uma área de contenção para animais geneticamente Modificados.
Na agenda do JORNAL HOLANDÊS você encontrará vários eventos que estão sendo realizados em comemoração as quatro décadas de pesquisa. Comemore e aproveite para ficar bem informado!
A Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais parabeniza toda a equipe e gestores por esses
muitos anos de trabalho em prol da pecuária leiteira.