ESPECIAL | EVITE CONTRATEMPOS

Os expositores devem estar atentos à documentação e às regras para participar das exposições homologadas em Minas 

Foto Wagner Correa

2017_3_70A documentação, mais popularmente chamada de papelada pode até parecer para muitos, algo chato, mas exigida na hora do transporte dos bovinos e também para participar das exposições homologadas pela Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais – ACGHMG.
Na hora de participar de uma exposição o foco é sempre o animal, o seu transporte, a sua preparação e estada no parque; mas a documentação tem que estar entre as prioridades do checklist.
Para o transporte de bovinos, além da documentação do veículo e motoristas são também necessários os documentos dos animais, dentre eles: as guias de trânsito de animal (GTAs), as notas fiscais do produtor (com informações sobre a origem e o destino dos animais) e, em alguns casos, os documentos de identificação animal. Há ainda situações em que são exigidos outros documentos, como por exemplo atestados de sanidade específicos.
Todos eles devem ser providenciados com antecedência.
Fique atento às particularidades de cada região e ao destino final dos animais que serão transportados.
Erros de documentação resultam em retenção dos veículos. Nunca inicie o embarque dos animais antes de se certificar que todos os documentos estão em ordem! Faça isso para diminuir o risco dos animais ficarem embarcados por longo tempo com o veículo parado.
Os documentos é que comprovam, por exemplo, os dados do animal, se as vacinas estão em dia, enfim, é importante para todos os animais que participam da exposição. A ACGHMG tem entre as suas funções conferir a documentação exigida na hora da entrada dos animais no parque e também apoiar os expositores, tirando dúvidas e ajudando na organização técnica para que transcorra da melhor forma possível; dando oportunidade para todos os associados de mostrarem seu potencial e como anda o trabalho na fazenda, sempre incentivando a realização de bons negócios.
Atenção, pois o animal sem documentação correta não entra em pista. O expositor também tem que observar as regras de cada categoria para saber exatamente, segundo a data de nascimento do animal, qual categoria ele irá participar, acompanhe ao lado a tabela detalhada de toda a exposição.
Depois dessas várias dicas é hora de organizar a agenda e participar das exposições homologadas pela ACGHMG. E boa sorte a todos. É a Associação Mineira gerando oportunidades!

2017_3_06

LEIA MAIS

DE OLHO NAS PISTAS MINEIRAS

NOVAS GERAÇÕES EM PISTA