“UAU!”

A abertura oficial do Circuito Nacional da Raça Holandesa – Etapa Mineira teve muitos encontros com presenças nacionais e internacionais, muita emoção e ótimos negócios!

Foto Wagner Correa

2017_0713

O Circuito Nacional de Exposições da Raça Holandesa faz sua estreia em Belo Horizonte no palco da Megaleite 2017 mostrando força, qualidade e atitude proativa de todos os envolvidos.
Visitantes nacionais e internacionais prestigiaram os vários dias de encontros da raça Holandesa. Quem esteve no parque viu de pertinho os animais da raça, reviu os amigos no encontro promovido pela Associação dos Criadores de Gado Holandês – ACGHMG, Meara Gado Holandês e Poitara Genética, e teve também a oportunidade de realizar bons negócios no leilão Estrelas Holandesas com Meara Gado Holandês, Poitara Genética, Santos Reis Genética e convidados especiais, julgamentos, palestras e muito mais.
A primeira exposição do Circuito levou ao Parque de Exposições da Gameleira 130 animais de quatro estados da Federação: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo; apresentando uma qualidade na pista de julgamento que segundo diversos conhecedores da raça “saltava aos olhos”, até dos mais exigentes jurados.
Segundo o Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa, Reinaldo Figueiredo, “foi uma ótima confraternização com outras raças, pois todas as vacas produzem leite. Um bela festa de união!”
O trabalho de decidir quais eram os melhores animais ficou a cargo do jurado Fábio Fogaça. Com experiência e credibilidade nacional e internacional, o zootecnista, debaixo de um sol atípico para o período, ressaltou em suas explicações a qualidade que se apresentava em pista. Em muitas categorias houve o justo pedido de salva de palmas aos animais que era fervorosamente atendido pelos presentes.
“Pessoalmente me deixou muito orgulhoso por fazer parte da abertura oficial do Circuito Nacional da Raça Holandesa”, comenta Fogaça.
A plateia para o evento também foi de um nível de conhecimento sobre a raça muito alto, o que não facilitou em nada o trabalho e a responsabilidade do jurado, que além dos criadores e expositores de Holandês atraiu a atenção dos espectadores de outras raças e inúmeros profissionais da cadeia produtiva do leite. “Vi criadores mais tradicionais, criadores mais atuais, técnicos, tanto quanto eu, e que amam o que fazem, que é trabalhar com o gado Holandês. Eu senti falta hoje apenas de um, que não pode estar mais aqui conosco, ficava no canto marcando, fazendo seu próprio julgamento, discutindo, trocando ideias, mas uma pessoa querida por todos, mas ele está de alguma forma conosco e tenho certeza que o Giba está muito contente, vibrando pela abertura desse Circuito Nacional”, comenta emocionado Fogaça.
Pessoas que há muito não se encontravam puderam rever amigos e claro fechar negócios. Esse caráter business foi uma das características marcante da plateia. Até o fechamento da edição não possuímos dados sobre o volume de negócios durante o Circuito, mas certamente foi recompensador para quem investiu e soube enxergar essa característica da raça que mais produz leite e também a que mais investe em tecnologia, sanidade e alimentação animal.
O primeiro dia de julgamento foi finalizado pelo jurado Fogaça com uma única expressão: uau! O gado jovem entrou em pista mostrando ao mercado o que vem aí num futuro próximo de qualidade genética e produtividade. Bezerras e novilhas que qualquer criador gostaria de possuir em seu plantel desfilaram pela pista sobre os olhos de todos. Destaque para o título de Campeã Fêmea Jovem conquistado por Marcelo Elias Rigueira com o animal POITARA FLAMINIA MONTERREY 1103-FIV que também fez a Terceria Melhor com o animal POITARA FURIA HIGH OCTANE 1136, já a Reservada Campeã Fêmea Jovem foi conquistada pelo expositor Mauro Antônio Costa Araujo com o animal MEARA OCTANE 5951.

Fotos Larissa Cruz | Valor Comunicação

2017_0740

A Campeã Fêmea Jovem foi conquistada pelo expositor Marcelo Elias Rigueira, com o animal POITARA FLAMINIA MONTERREY 1103-FIV

2017_0744

A Reservada Fêmea Jovem foi conquistada pelo expositor Mauro Antônio Costa de Araújo, com o animal MEARA OCTANE 5951

2017_0743

O expositor Marcelo Elias Rigueira também fez a Terceira Fêmea Jovem com o animal POITARA FURIA HIGH OCTANE 1136
No segundo dia de julgamento, com notícia da excelência na pista que foi no dia anterior, começou a faltar lugar na plateia. O que antes era apenas um corredor de passagem agora se tornara parte da plateia. O gado adulto foi um desfile mostrando o excelente trabalho de melhoramento genético da raça feito com competência e objetivo. Uma mostra de como o esforço dos criadores, realizado de forma profissional, pode levar a criação ao estado da arte. E com os olhos fixos na pista, a equipe de Mauro Araújo literalmente correu para o abraço. Seu time fez a primeira Grande Campeã do Circuito Nacional de Exposições da Raça Holandesa, com o animal MEARA GOLDWYN CARLY-TE e não parou por aí não. Fizeram também a Reservada Grande Campeã com o animal MEARA KNOWLEDGE DANIELA. E como Terceira Melhor o animal SEKITA JATTA 4088 AFTERSHOCK-FIV do grupo Sekita Agronegócios finalizou o Circuito Nacional – etapa Mineira. É bom lembrar e reforçar que não houve nada fácil nesse julgamento. O nível foi altíssimo e as diferenças de qualidade entre uma vaca e outra eram mínimas. Mais uma vez Fábio Fogaça teve muito trabalho como ele mesmo ressaltou várias vezes em seus comentários.
Por traz de um evento com essa magnitude precisamos de uma equipe do mesmo nível e a elogiada turma da ACGHMG não deixou por menos. Mostrou empenho, dedicação e principalmente muito profissionalismo. A organização do julgamento foi impecável e tal profissionalismo abrilhantou ainda mais o evento. Uma novidade desse Circuito foi a transmissão de toda a exposição realizada pela equipe da Milkshow e graças ao bom e competente uso da tecnologia, muita gente pôde acompanhar o espetáculo a distância.
Toda a equipe da Associação Mineira agradece a todos que prestigiaram levando seus animais e participando dos vários encontros da raça.

2017_0742

A Grande Campeã da exposição e Reservada foi conquistada pela equipe do expositor Mauro Antônio Costa de Araújo com os animais MEARA GOLDWYN CARLY-TE e MEARA KNOWLEDGE DANIELA

2017_0741

Sekita Agronegócios fez a Terceira Melhor com o animal SEKITA JATTA 4088 AFTERSHOCK-FIV

 

PERCORRENDO QUILÔMETROS

Muitos especialistas dizem que a beleza do certame está na dificuldade em se destacar entre o que há de melhor; e aqui cabe o justo reconhecimento aos expositores que se apresentaram. Profissionais, sim o termo profissional é o mais justo para eles, de até outros estados, que enfrentaram as mais diversas dificuldades em nossas rodovias, que têm coragem de colocar o que possuem de mais precioso em cima de um caminhão, demonstrando total desprendimento e fé. Fé que está contribuindo para o crescimento e evolução da raça e do mercado. Coragem de ser comparado e julgado e novamente vem a tona o termo fé, acredita e vê os resultados extremamente positivos, independente de qual foi a colocação obtida na pista, sobre a valorização do seu rebanho. Todos que se apresentam em exposições são verdadeiros heróis. Quem conhece a fundo o meio sabe quanto custa levar um time em um evento, além dos riscos que corre. É mais do que justo registrar o nome dos expositores que juntos somaram mais de 5.000 km percorridos para fazerem este grande evento, que são eles:

Expositores

ALMIR PINTO REIS – ITANHANDU | MG
ALMIR PINTO REIS E OUTROS – ITANHANDU | MG
ANIPIO PIRES BATISTA VICENTE – SAO JOSE DE UBA | RJ
ARMANDO EDUARDO DE LIMA MENGE  – POUSO ALEGRE |MG
CLAUDIO NILSON ARTICO LOURENCO  – CUNHA | SP
DIEGO DE ARAUJO RIBEIRO  – MADRE DE DEUS DE MINAS | MG
FERNANDO ROBERTO DE OLIVEIRA E ALCENI A.WERLE  – OURO PRETO | MG
GUILHERME DE MIRANDA CABRAL – ITANHANDU |MG
LEONARDO JAMEL SALIBA DE SOUZA – PARAOPEBA |MG
LUCIA MARA YAMAGUTI KONO – JUIZ DE FO RA |MG
MARCELO ELIAS RIGUEIRA  – MATOZINHOS |MG
MARCOS ALMEIDA JUNQUEIRA REIS – LEOPOLDINA |MG
MARCOS CORTELETTI E OUTROS – SANTA TERESA |ES
MAURO ANTONIO COSTA DE ARAUJO – SETE LAGOAS |MG
RICARDO E THIAGO CIPRIANO PINTO – TRES PONTAS |MG
RUI DA SILVA PINTO JUNIOR E OUTROS  -ITANHANDU |MG
SEKITA AGRONEGOCIOS – SÃO GOTARDO | MG

PRELÚDIO AO POR-DO-SOL

Sim, ao pôr do sol a Meara Gado Holandês, Poitara Genética e a Associação Mineira deram as boas-vindas aos criadores da raça Holandesa. Na quarta-feira, o Holandês promoveu  o famoso esquenta. A confraternização reuniu gente de todos os cantos do parque de Exposições da Gameleira e trouxe personalidades sumidas, afastadas e claro, as sempre presentes. O estande em forma de lounge ficou pequeno em questão de minutos assim que o clima de festa se estabeleceu e foi o mais movimentado da Alameda dos Criadores e um dos mais alegres de toda a Megaleite. Os anfitriões ofereceram aos presentes cerveja, pernil e muita alegria! Já é tradição a confraternização que a turma do Holandês promove em BH durante os eventos que participam.

2017_0747

TAPETE VERMELHO PARA OS NEGÓCIOS

Da Alameda dos Criadores de Belo Horizonte para o mundo. O leilão Estrelas Holandesas com Meara Gado Holandês, Poitara Genética, Santos Reis Genética e convidados especiais movimentou o parque; com direito a tapete de vermelho e iluminação especial, brilhou e mostrou em clima hollywoodiano que o palco da Megaleite vai além do show dos animais. A plateia não só participou, como também investiu, comprou, negociou, e movimentou o mercado do leite. A receita desse sucesso eles já sabem e não escondem de ninguém. Destaque para o trabalho de transmissão da Milkshow e a parceria com a Embral Leilões. Brilharam também Eduardo Morais, Agnaldo Lellis e claro a inconfundível voz de Eduardo Vaz.

2017_0745

BOAS VINDAS

A Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais criou um espaço aconchegante para receber os associados e amigos da raça com o tradicional cafezinho mineiro, chopp gelado e muitos petiscos. O estande ficou movimentado em todos os dias do evento. Muita gente bonita e muitos negócios fechados. O local acolheu os criadores e foi o ponto de encontro da raça na capital mineira.

2017_0746

CIRCUITO PARA O MUNDO

A Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa – ABCBRH criou o Circuito Nacional da Raça Holandesa ampliando a oportunidade de criadores de vários estados participarem de uma etapa nacional.
A criação do Circuito tem como objetivos: fomentar um número maior de exposições, valorizar todos os Estados que possuem filiadas e propiciar a participação dos criadores em um evento com destaque nacional.
A abertura oficial aconteceu em Belo Horizonte e o encerramento será realizado em São Paulo.
Sempre com visão nacional e com o objetivo de divulgar a raça para todos os cantos do Brasil, a equipe da Associação Brasileira oferece um serviço profissional de transmissão e uma parceria firmada com a Milkshow Assessoria e Marketing Rural.
A transmissão possui qualidade HD, com todas as categorias, patrocinadores e multicâmeras para transmitir os detalhes do julgamento.
Segundo a fotógrafa Carol Hinz e que também faz parte da equipe da Milkshow, tudo começou com a raça Jersey, com uma transmissão feita pelo celular, mas as coisas estavam ficando obsoletas, precisávamos ser mais profissionais, uma transmissão como se fosse TV pela internet.
“Os maiores desafios são os que a internet enfrenta hoje no Brasil, apesar dela ser democrática agente não tem essa tecnologia disponível do jeito que agente espera, ter uma internet que suporte subir essa qualidade HD que agente precisa para não cansar quem está assistindo, pois uma transmissão ruim você assiste 5 minutos, cansa, desiste e desliga. Tecnologia a gente tem, o desafio da vez é levar o sinal”, comenta Carol.
Para ela, “a foto é fundamental, o papel nunca vai morrer, é necessário ter o papel para formalizar, registrar, mas também é importante o vídeo, o filme, um comercial, tudo são coisas que se complementam”.
A transmissão é fechada com cada organizador da exposição e já está confirmada a última etapa do Circuito que acontecerá em Guaratinguetá – SP.
O Diretor Executivo da Associação Mineira, Dr. Diego Charles de Almeida Santos, ressaltou que a repercussão dos eventos realmente foi um gás para continuar trabalhando em prol da Associação e da Raça Holandesa. “Temos que agradecer sempre os expositores, a equipe da Mineira que mais uma vez mostrou ter capacidade de trabalhar com competência, nossos parceiros e patrocinadores e todo o público presente. Foi gratificante ouvir várias vezes que o Circuito foi aberto com chave de ouro e que os Melhores de Minas foi uma confraternização linda e aconchegante. A transmissão foi uma ideia que chegou para ficar, tivemos um alcance de milhares de pessoas e isto é bom para a Raça e para nossos parceiros que tiveram suas marcas divulgadas. Lembro de várias vezes o jurado Fábio Fogaça ressaltar durante o julgamento a qualidade dos animais que foram apresentados e como sempre o público comentando o mesmo. Deixo um abraço especial a todos colaboradores da Mineira, aos amigos que nos ajudaram direta ou indiretamente na realização e a saudade de ter passado tão rápido”, comenta entusiasmado.
A Associação Mineira trouxe mais profissionalismo para as pistas e investiu em mais uma forma de divulgar o trabalho dos expositores para o Brasil e o mundo!

 

LEIA MAIS

Resultado completo do Circuito Nacional da Raça Holandesa – etapa Mineira

Mais fotos e detalhes dos vários encontros da raça durante a Megaleite 2017

 

 

CIRCUITO LOGOS 2017