São Gotardo mostra sua força na pecuária leiteira e se consolida como palco para grandes exposições
Fotos Wagner Correa
A 26ª Exphomig comprovou o alto nível da pecuária leiteira em Minas Gerais e a importância que a região do Alto Paranaíba ocupa na produção e evolução genética.
O evento contou com a participação de sete novos expositores, criadores da região que não se sentiram intimidados pela imponência e qualidade do evento, mas sim viram uma ótima oportunidade de mostrar o seu trabalho e ampliar o relacionamento.
A Exphomig fez parte da ampla programação da Fenacampo, que foi realizada no período de 30 de agosto a 1 de setembro, no Parque de Exposição de São Gotardo – MG. Feira de negócios, palestras, dia de campo, leilão e julgamentos reuniram visitantes de todo o Brasil de olho nas novidades do mercado.
O clima em que o evento foi realizado não podia ser melhor: a energia e a áurea dos bons negócios pairavam no ar, todos os parceiros emanavam sorrisos e conversas que evoluíam. Ou seja, excelentes negócios foram feitos antes, durante e também depois, fruto dos contatos realizados durante a feira.
A Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais – ACGHMG contou com grande equipe, trabalhando unida, empenhada na realização de um evento que agregasse conhecimento e visibilidade aos associados. Para isso, ela planejou um acolhedor espaço para receber os criadores e amigos da raça. O Diretor Executivo, Dr. Diego Santos comentou que estava muito empolgado ao ver o movimento do estande e a empolgação de todos os visitantes. “O maior reconhecimento do nosso trabalho é fazer parte da construção de histórias sólidas que só tem a agregar aos nossos associados”, comenta.
Os julgamentos da raça Holandesa contaram com a participação de criadores de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, sendo que alguns expositores percorreram mais de 900 km com seus animais. Criadores que enxergaram o ar de prosperidade que o evento emana e a importância de participar de uma exposição respeitadíssima em todo território nacional. Um animal que é escolhido numa fazenda para participar de uma exposição é no mínimo uma mostra do melhor que o expositor tem a oferecer e na Exphomig ficou claro que realmente o melhor do melhor estava presente. Na pista de São Gotardo passaram 118 exemplares da excelência da criação, do preparo e da seleção genética.
Quando começaram os julgamentos todos os olhos eram voltados para a pista; para aqueles que não puderam estar presentes, conseguiram acompanhar todos os detalhes pelo grupo do Whatsapp do Jornal Holandês e também pela transmissão ao vivo no Facebook da Associação Mineira.
Os animais foram julgados pelo olhar atento do jurado de pista, Dr. Luís Felipe Grecco de Mello, que teve como auxiliar de pista o Superintende Técnico da ACGHMG, Dr. Silvano Carvalho Júnior.
O primeiro dia de julgamento foi destinado ao gado jovem, o futuro da seleção genética estava na pista de São Gotardo. A equipe da Poitara Genética era só comemoração: com muito profissionalismo celebraram a conquista do que chamamos de barba, cabelo e bigode; levaram os prêmios da Campeã Fêmea Jovem, com o animal POITARA FURIA HIGH OCTANE 1136; da Reservada, com o animal POITARA FLAMINIA MONTERREY 1103-FIV e da Terceira Melhor, com o animal POITARA FABY DOORMAN-FIV, além de ser o Melhor Expositor, Criador e Afixo Gado Jovem. E para aqueles que estão de olho no Troféu da Campeã Fêmea Jovem, vale lembrar que no ano passado, Marcelo Rigueira já havia gravado o seu nome na história e agora fica a expectativa… Será que a taça, em 2018, terá um destino definitivo? Para quem conhece o projeto da Poitara Genética sabe que o expositor Marcelo Elias Rigueira está colhendo frutos por acreditar no profissionalismo e na evolução das técnicas acompanhados de uma visão de futuro, que é necessária para se ter sucesso, uma palavra que definiu bem pelos resultados obtidos.
O expositor Marcelo Elias Rigueira conquistou os principais prêmios do gado jovem. Ele fez a Campeã Fêmea Jovem, com o animal POITARA FURIA HIGH OCTANE 1136…
… A Reservada Campeã Fêmea Jovem, com o animal POITARA FLAMINIA MONTERREY 1103-FIV…
… E a Terceira Melhor, com o animal POITARA FABY DOORMAN-FIV
Já na sexta-feira, após um memorável Dia de Campo que falaremos em outra matéria nesta edição, na parte da tarde foi a vez do gado adulto entrar em pista. Vamos novamente comprovar como um planejamento estratégico executado de forma profissional consegue obter ótimos resultados. O Grupo Sekita, um case no agronegócio nacional, mostrou que pioneirismo acompanhado de competência e profissionalismo é uma das fórmulas para o sucesso. Não é de hoje que essa turma, que tem a cultura nipônica arregrada não somente nos olhos, mas também na forma como encaram o trabalho, vem a cada dia mostrando que genética de pista e produção estão mais próximas. Quarto maior produtor de leite do Brasil, segundo levantamento da MilkPoint, Criador Master 2015 e 2016 e além de inúmeros prêmios de qualidade na premiação Melhores de Minas. E não parou por aí. Se o expositor Marcelo Elias Rigueira levou as principais premiações no gado jovem, a Sekita Agronegócios se destacou no gado adulto, e fez a Grande Campeã, com o animal SEKITA BELL 2900 ATWOOD-FIV e Terceira Melhor Vaca, com o animal SEKITA JIHANE 4051 MCCUTCHEN-FIV, além dos prêmios de Melhor Criador, Expositor e Afixo Geral. Vale ressaltar que os últimos momentos foram de grande expectativa, pois a Grande Campeã para a vaca Reservada tornaram a posição do jurado, Dr. Luis um lugar que ninguém gostaria de estar. E a turma de verde comemorou a conquista da grande taça, o Troféu Ellos José Nolli. A Reservada Grande Campeã foi o animal MEARA KNOWLEDGE DANIELA, do expositor Mauro Antônio Costa de Araújo, que também foi o segundo Melhor Criador, Expositor e Afixo Geral.
Sekita Agronegócios conquistou os principais prêmios do gado adulto. Ele fez a Grande Campeã com o animal SEKITA BELL 2900 ATWOOD-FIV
O título de Reservada Grande Campeã da Exphomig 2017 foi conquistado pelo expositor Mauro Antônio Costa de Araújo, com o animal MEARA KNOWLEDGE DANIELA
Sekita Agronegócios também fez a Terceira Melhor Vaca, com o animal SEKITA JIHANE 4051 MCCUTCHEN-FIV
É importante ressaltar o desprendimento dos expositores de outros Estados, Anipio Pires Batista Vicente e Othon Martins de Souza, do Rio de Janeiro e Cláudio Nilson Artico Lourenco, de São Paulo, que fizeram valer cada minuto da plateia e aplaudir a turma da região. Destaque também para os expositores mineiros: Antônio Celso Americano, Daniel Jose Bernardes, Eudes Ancelmo de Assis Braga, Francisco Miguel Rocha Aguiar, Jose Afonso Amorim, Jose Augusto Marques e Ou Jose Marques da Silva, Leonardo Jamel Saliba de Souza, Marcelo Elias Rigueira, Mauro Antônio Costa de Araújo, Osanan Pereira Caixeta, Rui da Silva Pinto Junior e Outros, Sekita Agronegocios e Wilson Sebastiao de Castro Amorim, que não mediram esforços para fazer da 26ª Exphomig um evento magnifico e continuar com a sua respeitada posição a nível nacional.
Já nos bastidores, grandes profissionais fizeram a diferença: o nível de qualidade e competitividade foi tão grande que a pista serviu para demonstrar a capacidade técnica diferenciada do pessoal que preparou os animais.
A Exphomig é uma realização da ACGHMG, com o apoio do Sindicato Rural de São Gotardo.
A equipe da Associação Mineira agradece a todos que se dedicaram de alguma forma para a realização desse importante evento a nível nacional e que movimenta todos os anos o mercado do agronegócio!
UMA MULTIDÃO COM SEDE DE CONHECIMENTO
Mais de 1.200 pessoas participaram do Dia de Campo Sekita que atraiu gente de todo o Brasil. A criação de gado Holandês pelo grupo e sua metodologia de trabalho aliada à determinação são o claro exemplo de que uma boa gestão, sobretudo de pessoas, aliada a um plano estratégico muito bem elaborado é receita de sucesso. A cada dia fica mais e mais evidente que a criação do Holandês em Minas está se tornando exemplo para o agronegócio nacional. O evento fez parte da programação oficial da Fenacampo.
Em meio aos primeiros raios de sol, os visitantes foram recebidos no Parque de Exposição de São Gotardo com um caloroso café da manhã, onde pegaram a credencial e também um kit para auxiliar na visita. Vários ônibus seguiram em direção à propriedade e os participantes foram divididos em três estações: Alimentação e Qualidade do Leite; Transição e Reprodução e Cria e Recria. Vale ressaltar a inovação deste ano, em cada estação havia funcionários do grupo mostrando como é desenvolvido o tema respectivo na fazenda. Em meio às estações, todos tinham a oportunidade de caminhar pela propriedade e ver de pertinho toda a estrutura.
A Associação Mineira, representada pelo Superintende Técnico, Dr. Silvano Carvalho Júnior, participou de uma das estações mostrando para os visitantes os serviços da instituição e também a importância dos números gerados pela Associação na gestão do grupo Sekita. Uma excelente oportunidade de mostrar a nível nacional o sério trabalho realizado pelos profissionais da Associação Mineira.
ACONCHEGO MINEIRO
Como não poderia deixar de ser o estande da Associação Mineira foi só sucesso. Com o visual típico do Holandês, o espaço preparado com muito carinho pela equipe da Associação foi ponto de referência para criadores, expositores e parceiros. Sob a direção do Médico Veterinário, Dr. Diego Santos, além de receber a todos com um excelente cafezinho, o local foi amplamente utilizado para reuniões, negócios e claro, confraternização. Na noite de quinta, após o julgamento, aconteceu um charmoso happy hour que contagiou a todos os presentes. O clima de competição nesse momento cedeu lugar à alegria, gargalhadas e boas conversas com amigos.
FAZENDO BONS NEGÓCIOS
Com o objetivo de atrair mais investidores, entre as novidades este ano foi a realização do Leilão Sekita Agronegócios. No total foram ofertados 165 animais, inclusive com alguns que se destacaram na pista de julgamento. O evento fez parte da programação da Fenacampo e aconteceu após o último julgamento da Exphomig 2017. A iniciativa contribuiu para tornar o evento mais completo e gerou um grande movimento para a economia. É São Gotardo se consagrando como terra de bons negócios!
OPINIÃO HOLANDÊS
REINALDO FIGUEIREDO
Presidente da Associação dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa
“Quero parabenizar a todos da Associação Mineira pela brilhante envergadura em ajudar a trazer mais expositores. A apresentação do Dr. Silvano Júnior sobre a raça Holandesa no Dia de Campo, no setor de Recria foi muito boa. Como presidente da Brasileira me senti satisfeito e muito bem representado com suas palavras. Em dois momentos que tive com o Dr. Diego Santos ele estava cadastrando novos associados, isso mostra a força local dessa região que não vai parar de crescer, o Alto Paranaíba está exalando leite. Parabéns aos expositores e todos aqueles que deram o máximo para abrilhantar essa grande festa. Destaque para a família Sekita pela grande acolhida dada a mim e a todos que estiveram na exposição, dia de campo e no leilão, vocês sempre me surpreenderam, mas dessa vez conseguiram se superar, vocês são realmente diferentes! Fazer três grandes eventos em um só dia foi realmente fantástico! Prova do tamanho da motivação e dedicação dessa equipe”.
JÔNADAN HSUAN MIN MA
Criador
“Quero cumprimentar e parabenizar todos organizadores, expositores e promotores da grande Exphomig realizada com estrondoso sucesso em São Gotardo, pena que pude apenas acompanhar de longe, pelo grupo do Whatssap do Jornal Holandês, pois estou em viagem ao exterior e que me impossibilitou de participar! Ano que vem não vou perder. Vocês deram um show de competência, dedicação e comprometimento com a pecuária leiteira, com a raça, com as empresas parceiras e companheiros produtores de leite e de genética. SHOW! SHOW! SHOW! Um grande abraço a todos, de longe, mas com o coração conectado aí!”
JONAS KRAUSE
| conhecido como MONTANHA |
Preparador e tratador
“O tratamento do pessoal está muito bom, o nível do gado excelente. Já participei de várias exposições a nível nacional e geralmente em Minas somos muito bem tratados. Considero a estrutura uma das melhores do Brasil, com comida muito boa e alojamento para todos. Muitas exposições não valorizam a gente que trabalha nos bastidores, mas aqui está sendo diferente”.
ARTHUR PATRUS DE CAMPOS BELLO
Visitante
“Me impressionou muito a exposição, primeiro porque a região transpira agronegócio, agente vê que o agronegócio movimenta o Alto Paranaíba. Mesmo sendo a segunda exposição homologada de Holandês na região, ela me parece consolidada, me dá a impressão que já tem 10, 15 anos que acontece. Tudo aqui gira em torno do agronegócio, seja ele na parte da horticultura, grãos e hoje o leite que torna uma realidade na região. E esse conjunto de coisas faz com que a exposição seja essa fortaleza que a gente enxerga quando olha aqui, com galpões cheios, muita gente visitando, muitos produtores de todos os níveis, a gente vê gente simples, pequenos, médios e grandes produtores, gente que vive efetivamente do negócio do leite, e os parceiros todos juntos. Já conhecia a região, mas não como um local de evento e estou realmente impressionado”.
CARLOS ALBERTO AMORIM
| conhecido como Bito |
Expositor
“A Exphomig é sempre uma vitrine em qualquer região que ela esteja valorizando muito o gado da local. O Alto Paranaíba está em constante crescimento quando falamos sobre produção de leite e o evento só vem a agregar. A Exphomig consolida e agrega essa força que a região está tendo na produção leiteira”.
JOSÉ MILTON
Maneger
“Tenho 22 anos de exposição, o único lugar que não conheço no Brasil é o Rio Grande do Sul, meu grande sonho é levar uma vaca lá. Ainda vou conseguir! É a primeira vez que venho em uma exposição em São Gotardo e, eu não imaginava que tinha essa excelente estrutura: conforto dos animais, dos funcionários, assistência, tem café da manhã, da tarde, almoço, tudo muito bom. Em Minas, ela só perde para Belo Horizonte, por causa da proximidade com aeroporto e rede hoteleira. No resto do País, não sei se teria outra tão boa desse jeito. Sinto-me em casa, como se estivéssemos na fazenda, tudo que preciso o pessoal está pronto para ajudar. Não tive estresse com nada. Agente não encontra isso em outro lugar, essa facilidade é que faz com que o lugar seja bem-vindo outras vezes para a gente. Se me perguntar pra onde quero ir, indico São Gotardo!”
SABRINA MIYAZAKI
Um das organizadoras do evento
“Quando surgiu a proposta de unir a Fenacampo com a Exphomig em primeiro lugar ficamos muito lisonjeados, pois a exposição estava vindo para São Gotardo porque a região possui o seu valor. E percebo que a Exphomig tem uma força própria, as empresas da pecuária vieram com mais vontade, por estar participando não somente da Fenacampo, mas também por causa da Exphomig. A melhor coisa é ver as pessoas aproveitando os espaços que estamos fornecendo, é ver que as empresas estão fazendo contatos, quando a gente cumpre esse papel de unir a empresa e o produtor é uma satisfação imensa que não tenho nem palavras”.
DANILO LUIS FERREIRA
Preparador
É a quarta exposição que participo, e a terceira depois do curso de Preparador oferecido pela Associação Mineira. O curso foi ótimo, aprendi muito não só na parte de preparar os animais, mas também de morfologia, avaliar os animais, foi muito interessante e proveitoso. Estou admirado com a grandeza da estrutura, de animais, de produtores, muito ganho de experiência pra gente. Estou aproveitando o momento para trocar ideias com preparadores mais experientes, com veterinários, com classificadores. Nota 10 para a qualidade de estrutura e conforto para os animais”.
ANÍPIO PIRES BATISTA
Expositor
“Gostaria de parabenizar a todos envolvidos na Exphomig e comentar que foram eventos de altíssimo padrão, ou seja, um Dia de Campo na Sekita Agronegócios foi de impressionar, um leilão com animais excelentes e uma exposição maravilhosa e não podendo esquecer de estar esses dias com agradáveis pessoas no mesmo espaço”.
JOSÉ AUGUSTO MARQUES
Expositor
“Como novo associado da Mineira, não vim com o objetivo de ganhar, mas sim de participar e mostrar o que tenho na fazenda. Eu trouxe somente cinco animais e acredito que a união é fundamental. Um tem que ajudar o outro, é importante unir para fazer o nosso setor crescer cada vez mais e conseguirmos gerar emprego e renda para o Brasil ir para frente.
Me associei para ter um reconhecimento e estar agregando valor ao rebanho. Ter um animal registrado não é simplesmente um papel e sim você está trazendo valor a sua propriedade e com isso, no futuro, eu poderei ter um comércio de genética ou venda de animais e ser associado é algo que só tem a engrandecer.
A Exphomig é um evento que vai ficar na história da região, trazer a exposição foi um marco, e tem tudo para continuar no Alto do Paranaíba, sendo no meu ponto de vista a região no Brasil que mais cresce a sua bacia leiteira. O evento gerou a oportunidade de mostrar os meus animais, o que tenho no meu dia a dia, além da oportunidade na feira de comércio de conseguir um preço melhor, com condições melhores do que se fosse em outro local para fazer negócios”.
FRANCISCO MIGUEL ROCHA AGUIAR
| conhecido como CHICÓ |
Expositor
“Como expositor é a primeira vez que trago animais. Eu acho muito importante estar no meio das pessoas envolvidas no negócio. A troca de informação, experiências, a motivação tem que andar juntas. Esse foi o grande motivo, estar presente com as pessoas que estão à frente no setor. Recebi o convite do Grupo Sekita e vi a dedicação deles com relação ao evento e com tudo isso, eu tinha que prestigiar. É uma atitude de companheirismo. Estou muito feliz em ver que o Alto Paranaíba está entrando no negócio do leite moderno, grandes projetos dando certo, uma referência nacional. Essa é a grande motivação. Penso o que vamos trazer em geração de alimento, emprego, desenvolvimento e muito mais que isso, sucessão familiar. Quando o nosso pai tira o leite naquela peleja…faça sol ou faça chuva…o filho não quer ficar na atividade, quer ir embora; agora com essa atividade leiteira moderna, nós vamos ter ambientes controlados, não vamos ter problemas com barro, funcionários trabalhando com carga horária, tendo folgas, enfim todo mundo ganha! E ressalto que essa feira é social, trazer o produtor rural, independente do tamanho dele, seja pequeno, médio ou grande, participar, enxergar o potencial da nossa região e levar isso para dentro da sua casa, é social. Eu quero estar sempre presente, perto das pessoas que me agregam, que somam. A troca de experiência não tem preço”.
LEIA MAIS