É POSSÍVEL CRESCER EM TEMPOS DE INSTABILIDADE

Cinco dicas simples, mas essenciais para um negócio de sucesso

A constante incerteza econômica está tirando o sono de muitos brasileiros. Com isso, sempre nos perguntamos: será possível crescer em tempos de recessão? Acredite isso é possível. Há técnicas e estratégicas que podem ajudar a enfrentar esses tempos turbulentos e que valem para todos os formatos de negócios. Lembre-se que a fazenda vai além da paixão, é um negócio, sendo fundamental observar detalhes como atendimento, organização e planejamento. Seja você produtor, ou empresário, aproveite as nossas dicas… O início de ano é ótimo para refletir, se organizar e ter um 2018 muito promissor!

2018 DEST 0102

1
Entenda qual é a real situação da empresa

Mantenha a calma, o foco, e organize a casa! Seja crítico e faça um diagnóstico financeiro preciso da sua empresa. Corte gastos, evite desperdícios, analise o tempo da sua equipe e tente extrair o máximo de produtividade. Mas lembre-se que os cortes não podem influenciar na sua entrega. Afinal, não é o momento certo para perder clientes, certo? E não esqueça dos seus fornecedores. Analise os contratos e encontre brechas que possam possibilitar a renegociação de valores.

2
Faça um planejamento estratégico

Planejar é traçar um caminho entre o desejo e a realização. Você concorda? Você quer atingir suas metas? Então, você precisa focar sua energia e atenção para ações que levem a sua empresa na direção que você deseja ir e não naquela que fatores externos, como a recessão, te induzem a ir.
E o planejamento estratégico é isso: uma sequência de metas executadas por uma empresa para focar naquilo que realmente interessa. As principais etapas de um projeto saudável para uma empresa são: divergência, síntese, construção analítica, visão compartilhada, direção compartilhada e priorização das áreas chaves de resultados.

3
Construa um planejamento financeiro

Planejamento financeiro e organização fazem toda a diferença na busca por alternativas para conter os gastos e, também, para crescer. Existem alguns pontos interessantes para micro e pequenas empresas em um cenário econômico como o que estamos enfrentando agora. Então, avalie seus gastos fixos e corte os desnecessários. Para isso é importante manter um controle sobre todas as despesas (fixas e variáveis). Estabelecer um calendário ou uma tabela com metas mensais pode ajudar no controle.
Quais são seus objetivos financeiros? Até onde você pretende chegar? Defina metas; invista em ações para aumentar a sua renda; não se descuide do fluxo de caixa; não faça dívidas e respeite o orçamento; fique de olho na concorrência; tenha uma visão abrangente de todos os departamentos.

4
Seja criativo: invista em marketing!

Estimule a sua criatividade e a dos seus colaboradores. Este é o momento de abrir a mente para novas ideias. O que ainda não foi entregue para o cliente que pode agregar valor ao seu produto/serviço?
Não caia na armadilha de reduzir seu investimento em marketing porque as vendas não estão altas. Agora é a hora de investir mais na comunicação para atrair mais clientes e fidelizar os antigos. Sete em cada dez pequenos negócios apostam na tríade “propaganda, variedade de produtos e redução de preços” para atravessar a crise. Esses dados foram compilados pelo Sebrae com cerca de seis mil empresários, incluindo, microempreendedores individuais. Para 38% dos entrevistados, investir em propaganda e marketing é o caminho para não naufragar nesse momento.

5
Aprenda a vender na crise

Algumas estratégias podem ajudar a aumentar as vendas no período de crise. O primeiro passo é ser realista e fazer as contas. Se antes sua empresa vendia 100 mil itens e agora vende 70 mil, esses dados devem ser levados em conta na hora de reduzir a produção ou quantidade destinada a cada fornecedor.
Analise a carteira de clientes e veja qual a melhor forma de vender mais de acordo com determinadas características. Crie estratégias para fidelizar os clientes e conceda vantagens para parcerias. E não esqueça de qualificar a sua equipe. Lembre-se que cliente bem tratado volta sempre. Então, mantenha seus colaboradores motivados, crie condições para bater metas e premie o sucesso.