Um marco na história da raça comprova que criadores brasileiros estão investindo sério em qualidade
O Brasil possui pela primeira vez em sua história um animal da raça Holandesa EX 96. O feito aconteceu em dezembro de 2017, no Paraná. A vaca recordista é Adrimar Rietje Braxton 530 TE criada por Adriaan Frederik Kok, que em maio de 2017 passou a fazer parte do rebanho da propriedade de Hendrik de Boer e Reinaldo de Boer, da Fazenda Analândia, em Castro-PR.
Filha de Regancrest S Braxton-ET e Baronesa Rietje Tomahawk 100, nasceu em 2012, com classificação 87 de primeira cria, Rietje passou por partos difíceis em um deles com gêmeos e retenção de placenta, emprenhou novamente desta vez com dificuldades para embalar a lactação, mas com todo cuidado ela superou os momentos difíceis e é motivo de orgulho para as famílias Kok e De Boer.
Adrimar Rietje Braxton 530 TE foi classificada como EX-96 com pontuação nos compostos Força Leiteira 97, Pernas e Pés 97 e Sistema Mamário 96. De acordo com o regulamento da Raça Holandesa no Brasil, acima de 93 pontos e mais de 3 partos a classificação deve ser realizada por mais de um classificador. Na sua última lactação encerrada em 341 dias ela produziu 04/06 | 3x | 341D | 12.451Kg/L | 427G | 337 P. No dia 12 de dezembro de 2017 com 40 dias parida Rietje estava produzindo 50 kg. Na Avaliação Genética Clássica ela obteve valores de Índice de Seleção Genética – ISG igual a 1.084 com PTA/Leite de 300Kg e PTA/Tipo de 0,60.
O trabalho de Classificação para Tipo foi realizado pelos classificadores da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa – APCBRH, Pedro Guimarães R. Neto e Silvano Valoto. “Rietje 530 é o sonho de todo criador e para tornar realidade temos que fazer como estes criadores, muito trabalho, dedicação, conhecimento em genética e manejo” ressalta o Presidente da APCBRH, Hans Jan Groenwold.
Em 2017, Adrimar Rietje Braxton 530 TE participou de importantes campeonatos concorrendo com grandes nomes do cenário Holandês, entre suas várias conquistas fez a Grande Campeã na Expofrísia e Expoleite 2017.
ASSOCIADOS DE MINAS GERAIS
COMPROVAM QUE INVESTEM EM QUALIDADE
A Associação Mineira possui vários associados com animais de grande expressão nacional: EX90, EX 91, EX92… E a conquista mais recente aconteceu em Juiz de Fora – MG.
De grande simpatia e carisma, Lúcia Mara Yamaguti Kono é um nome conhecido entre os criadores de gado Holandês de todo o Brasil, principalmente em Minas Gerais. Com rebanho reconhecido nacionalmente é um nome sempre presente em eventos como exposições e premiações. A equipe da Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais – ACGHMG realiza vários serviços na propriedade, entre eles a Classificação Linear para Tipo.
No mês passado, o Superintendente Técnico da ACGHMG, Dr. Silvano Carvalho Júnior em visita ao Sítio Vista Alegre, em Juiz de Fora – MG classificou o animal Lumyk Bianca Fever como EX92.
Segundo o Diretor Executivo da ACGHMG, Dr. Diego Charles de Almeida Santos essa conquista é muito importante tanto para a fazenda, quanto para os produtores de Minas Gerais, pois fortalece cada vez a criação no Estado e confirma que os nossos associados estão trabalhando focados em animais com qualidade e produtividade. “Fico muito feliz em saber que por meio da nossa equipe técnica podemos comprovar o crescimento constante dos nossos associados”.
“Dona Lucia Mara, uma guerreira, também meus parabéns pela incrível vaca, uma textura de úbere incrível, um anterior magnífico, uma máquina de produzir leite, merecido a pontuação. Parabéns ao trabalho dos Classificador Silvano, cada vez mais colocando nossa raça em destaque”, comenta o Presidente da Associação Brasileira dos Bovinos da Raça Holandesa, Reinaldo Figueiredo.
O associado que tiver interesse em Classificar os seus animais basta entrar em contato com a Associação Mineira e agendar um visita. Quem sabe você poderá entrar na lista dos recordes nacionais?
Mais informações: 32 4009 4300
EXCELENTES MINEIROS
O primeiro animal em território brasileiro a conquistar a Classificação EX 95 foi Kuipercrest Storm Butterfly, que na época era do criador mineiro Ellos José Nolli, em Caeté – MG. A conquista aconteceu em 2010.
Em 2015, o associado mineiro Mauro Antônio Costa de Araújo fez a EX 95 com o animal Tang Kelly Broker Windstar Morty, de Sete Lagoas – MG.
Em 2016 foi a vez do associado Aniceto Manuel Aires conquistar com o animal A.M.A. Goldwyn Lydia 649-TE a classificação EX 95.