DADOS DO CONTROLE LEITEIRO CONTRIBUEM COM PESQUISA

Pesquisa teve como objetivo avaliar as dependências condicionais entre variáveis produtivas e reprodutivas da pecuária leiteira

O quarto e último artigo da série “CIÊNCIA” teve como objetivo avaliar as dependências condicionais entre variáveis produtivas e reprodutivas da pecuária leiteira. A Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais contribuiu com informações de 8.590 animais e 12.648 lactações, sendo os dados gerados pelo serviço de Controle Leiteiro fundamental para a realização da pesquisa.
O Diretor Executivo da ACGHMG e Médico Veterinário, Dr. Diego Charles de Almeida Santos foi coautor dos artigos referentes aos trabalhos realizadas pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
Pesquisas são importantíssimas para a evolução da raça, por isso a Associação Mineira está sempre a frente contribuindo com novidades para os associados e melhorias para o dia a dia na fazenda.

 

Relações de Interdependência entre Variáveis da Pecuária Leiteira

Gabriel Machado Dallago, Maurício Gomes de Sousa, Katharine Kelly de Azevedo e
Juliana Aparecida Vieira
Mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia – UFVJM, Diamantina MG. Bolsistas do CNPq/Capes.

Diego Charles de Almeida Santos
Diretor Executivo da Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais – ACGHMG.

Darcilene Maria de Figueiredo e Roseli Aparecida dos Santos
Docentes do Departamento de Zootecnia – UFVJM, Diamantina MG.

Paulo César de Resende Andrade
Docente do Instituto de Ciência e Tecnologia – UFVJM, Diamantina MG

Resumo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar dependências condicionais entre variáveis produtivas e reprodutivas da pecuária leiteira. Os dados usados foram fornecidos pela Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais. Foram avaliadas 27 variáveis relacionadas com características produtivas e reprodutivas coletadas entre os anos de 1993 e 2013 de 116 propriedades, totalizando aproximadamente 8590 animais e 12648 lactações. A representação visual do modelo gráfico de cadeia Gaussiana foi criada utilizando o programa estatístico R de forma a obter o menor critério de informação Akaike após 10000 interações. Foram encontradas dependências condicionais entre diversas variáveis produtivas e reprodutivas da pecuária leiteira do estado de Minas Gerais. Pode-se ainda concluir que o modelo gráfico de cadeia Gaussiana foi útil na avaliação do conjunto de dados complexo, grande e multifatorial obtido a partir do controle leiteiro.

Palavras–chave: ACGHMG, análise multivariada, bovinocultura de leite, cadeia gaussiana, modelo gráfico.

 

Introdução
A atividade leiteira apresenta elevada complexidade dadas as múltiplas interações entre os diferentes aspectos que a compõe. Decisões gerenciais estão diretamente interligadas com os resultados reprodutivo, produtivo e a saúde do rebanho, e a necessidade por maximizar a eficiência no uso de recursos limitados como a terra torna a atividade ainda mais complexa (GALLIGAN, 2006). Dessa forma, é necessário usar ferramentas capazes de avaliar a complexidade da atividade e que auxiliem a otimizar a utilização dos recursos disponíveis, maximizando assim o retorno financeiro.
Modelos gráficos podem ser usados na modelagem de grande quantidade de variáveis. Segundo Abreu et al. (2010), modelos gráficos codificam a independência condicional por meio de vértices (variáveis) e linhas que conectam diferentes vértices quando as respectivas variáveis não são condicionalmente independentes, dadas as demais variáveis representadas no gráfico. O oposto também é verdadeiro, ou seja, variáveis não conectadas por linhas são condicionalmente independentes, dadas os demais vértices considerados. A modelagem gráfica poderia ser então útil na avaliação das possíveis interação entre as múltiplas características da pecuária leiteira.
O presente trabalho teve como objetivo avaliar dependências condicionais entre variáveis produtivas e reprodutivas da pecuária leiteira.

Material e Métodos
Os dados usados foram fornecidos pela Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais (ACGHMG), sendo extraídos de um banco de dados pré-existente. Dessa forma, não foi necessária a autorização da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).
O banco de dados possuía informações coletadas entre os anos de 1980 e 2016 de 136 propriedades, totalizando aproximadamente 45140 animais, 97665 lactações e 22 variáveis. Dezessete variáveis foram selecionadas e 10 adicionais foram criadas. Foram então eliminadas as observações de animais que não participaram de pelo menos dois controles leiteiros consecutivos e observações com mais de 10% de parcelas perdidas.
O banco de dados efetivamente analisado continha informações coletadas de 116 propriedades entre os anos de 1993 e 2013, totalizando aproximadamente 8590 animais, 12648 lactações e 27 variáveis relacionadas com características produtivas e reprodutivas.
Antes de serem analisadas, as variáveis quantitativas foram padronizadas para terem média = 0 e desvio padrão = 1. A floresta de relações foi obtida por meio do modelo gráfico de cadeia Gaussiana utilizando a função minForest do pacote gRapHD no programa estatístico R, versão 3.4.1 (R CORE TEAM, 2017). Foi então gerada uma representação visual das relações entre as variáveis de forma a obter o menor critério de informação Akaike após 10000 interações.

Resultados e Discussão
O modelo gráfico de cadeia Gaussiana obtido está apresentado na Figura 1. Neste modelo, a variável produção de leite em 305 dias de lactação está centralmente localizada sendo dependentemente associada com as variáveis frequência de ordenha diária, produção de leite no primeiro controle, produção de proteína em 305 dias de lactação e produção de lactose. A variável receita bruta estimada, também centralmente localizada, foi dependente do índice zootécnico produção de leite pelo intervalo entre partos, que por sua vez foi dependente do intervalo entre partos. A variável contagem de células somáticas (CCS) acima de 4×105 células ml-1 foi condicionalmente dependente da frequência de ordenha.

A interdependência da frequência de ordenha e a contagem de células somáticas é de grande importância na atividade pecuária leiteira. A CCS do leite é o principal parâmetro usado para o diagnóstico de mastite subclínica e o seu aumento está relacionado com redução na produção de leite, trazendo prejuízo econômico para a atividade. A interdependência encontrada no presente trabalho já havia sido sugerida por Smith et al. (2002), que encontraram menores valores de CCS em animais que eram ordenhados 3 vezes ao dia em comparação com os animais que eram ordenhados 2 vezes, podendo ainda indicar um possível efeito diluidor da CCS quanto maior for a produção de leite, já que tanto primíparas quanto multíparas produzem mais leite quando são ordenhadas mais vezes por dia (BARNES et al., 1990), o que explicaria a interdependência encontrada entre as variáveis produção de leite em 305 dias de lactação e a frequência de ordenha.
A receita bruta estimada foi interdependente do índice zootécnico produção de leite pelo intervalo entre partos. Esse índice avalia a eficiência produtiva dos animais, uma vez que integra produção e reprodução em um único parâmetro. Inchaisri et al. (2010) avaliaram diferentes cenários reprodutivos de vacas de leite e estimaram o impacto econômico da variação de determinados parâmetros reprodutivos. Eles encontraram que o fator responsável pela maior perda econômica na atividade foi o aumento no intervalo entre partos, fator esse que no presente trabalho foi dependentemente associado com o índice produção de leite pelo intervalo entre partos.

Conclusões
Foram encontradas dependências condicionais entre diversas variáveis produtivas e reprodutivas da pecuária leiteira do estado de Minas Gerais. Pode-se ainda concluir que o modelo gráfico de cadeia Gaussiana foi útil na avaliação do conjunto de dados complexo, grande e multifatorial obtido a partir do controle leiteiro.

Agradecimentos
Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais (ACGHMG), CNPq/Capes e UniversidadeFederal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFJM).

Literatura citada
ABREU, G. C. G.; LABOURIAU, R.; EDWARDS, D. High-Dimensional Graphical Model Search with the gRapHDR Package. Journal of Statistical Software, v. 37, n. 1, p. 1-18, 2010.

BARNES, M. A.; PEARSON, R. E.; LUKES-WILSON, A. J. Effects of Milking Frequency and Selection for Milk Yield on Productive Efficiency of Holstein Cows. Journal of Dairy Science, v. 73, n. 6, p. 1603-1611, 1990.

GALLIGAN, D. Economic Assessment of Animal Health Performance. Veterinary Clinics of North America: Food Animal Practice, v. 22, n. 1, p. 207-227, 2006.

INCHAISRI, C. et al. Economic consequences of reproductive performance in dairy cattle. Theriogenology, v. 74, n. 5, p. 835-846, 2010.

R CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing. Vienna, Austria: R Foundation for Statistical Computing, 2017.

SMITH, J. W. et al. Effect of Milking Frequency on DHI Performance Measures. Journal of Dairy Science, v. 85, n. 12, p. 3526-3533, 2002.