A tradicional Exphomig participará do Circuito Nacional da Raça Holandesa
Foto Wagner Correa
Entrando na sua 27ª edição, a Exphomig acontecerá no período de 29 de agosto e 1 de setembro durante a 7ª Fenacampo, em São Gotardo – MG.
Com ampla estrutura, os eventos movimentarão o mercado de leite nacional. A região se destaca na produção de leite no Estado e no Brasil e por isso atrai visitantes de todo o país.
Em seu segundo ano em São Gotardo, a Exphomig participará do Circuito Nacional da Raça Holandesa propiciando que mais criadores tenham a possibilidade de vivenciar um evento a nível nacional, obedecendo regras mais rígidas para poder ser homologado.
“Os criadores devem aproveitar essa oportunidade para participarem de um evento com homologação nacional, uma importante conquista para a fazenda”, ressalta o Superintendente Técnico da Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais, Dr. Silvano Carvalho Júnior.
A Exphomig nesses dois anos em São Gotardo tem atraído um número cada vez maior de expositores e visitantes que vem interessados nos animais em pista e na feira de negócios.
Os julgamentos acontecerão nos dias 30 de agosto, às 14 horas, entrará em pista o gado jovem e no 1º de setembro, às 9 horas será a vez do gado adulto. O jurado de pista será Jack Lomeo Jr. que contará com a tradução de Cláudio Aragon.
A Exphomig é uma realização da ACGHMG, com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de São Gotardo.
A REGIÃO
O Alto Paranaíba é uma das dez regiões de planejamento do estado de Minas Gerais, juntamente com o Triangulo Mineiro, pertencem à Mesorregião do Triangulo Mineiro e Alto Paranaíba. Destaca-se pelas belíssimas cidades turísticas que compõem o Circuito da Canastra, sobretudo no município de Araxá.
Em comparação com as demais mesorregiões do estado, dispõe do terceiro maior contingente populacional e da segunda maior área, além de ser a segunda maior economia do Estado. O município tem na agricultura a sua principal atividade econômica, seguida da pecuária de leite, comércio e indústria.
PREMIAÇÃO MÁXIMA
Umas das tradições da Exphomig são os dois prêmios rotativos para as categorias Grande Campeã e a Campeã Fêmea Jovem. Os troféus são feitos em estanho, com design exclusivo para a exposição. Para o expositor levar as taças ele terá que conquistar os respectivos prêmios por três anos consecutivos ou cinco anos alternados.
Ano passado foi feito um novo troféu para a Grande Campeã intitulado Troféu Ellos José Nolli e o associado Sekita Agronegócios foi o primeiro a escrever o nome e a trilhar uma nova trajetória em busca da conquista definitivamente pela taça. No ano de 2016, quem levou definitivamente o troféu na época intitulado João Alfredo de Castilho foi o associado Aniceto Manuel Aires.
A premiação da Campeã Fêmea Jovem já tem os seguintes nomes gravados: Felipe Eduardo Nézio Reis, Gilberto Carvalho Esteves, Aniceto Manuel e Marcelo Elias Rigueira, vale lembrar que Rigueira gravou seu nome pelo segundo ano consecutivo.
Fica aqui o desejo de boa sorte a todos os participantes e a expectativa… Para onde irão as belas taças?
Mais informações: www.fenacampo.com.br
A Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais convida todos os associados e amigos a prestigiarem essa consagrada exposição.
PROGRAMAÇÃO
29/08 | 15h – Abertura oficial da Fenacampo
30/08 | 14h – Julgamento Gado Jovem
01/09 | 9h – Julgamento Gado Adulto
JURADO OFICIAL
Jack Lomeo Jr.
Consultor regional de laticínios no nordeste dos Estados Unidos. Ele possui aproximadamente 45 cabeças de gado sob o prefixo Purple Fever. Lomeo já foi responsável pelo julgamento de diversas mostras de raça em toda a América do Norte, destaque para o HPB e HVB e mais recentemente participou da Milking Shorthorn Show na World Dairy Expo em 2017. Jack irá julgar nesse ano o HVB na Royal Winter.