Criadores devem alertar suas equipes e familiares dos perigos de sementes enviadas pelo Correio sem a devida solicitação
Sementes vindas de vários países estão chegando ao Brasil de forma misteriosa, elas são entregues pelo correio sem a devida compra realizada pelo destinatário. Criadores devem alertar suas equipes e familiares de como devem proceder caso recebam o material, pois como até o momento não se sabe do que realmente se trata, elas podem trazer sérios prejuízos às lavouras.
Nos últimos dias, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa recebeu denúncias de brasileiros que receberam encomendas entregues pelos Correios, contendo sementes de plantas, ou mesmo mudas, vindas de diferentes países, sem que tenham solicitado. Alertamos que estes materiais podem ser extremamente perigosos para a nossa produção vegetal, ameaçando principalmente a produção de alimentos.
Essas sementes, ou outras partes de plantas, podem ser de ervas daninhas, que se espalham sem controle. Ou mesmo podem conter vírus, fungos ou bactérias, capazes de infectar e provocar danos à nossa produção vegetal.
Cabe ressaltar que, ao entregar as sementes adquiridas ou recebidas de remetentes desconhecidos, o cidadão não estará sujeito a penalidades. O mesmo vale para cidadãos que porventura tenha efetuado o plantio. Também não é necessária a identificação no momento da entrega do material, porém é importante o relato se realizou a compra, se recebeu de remetente desconhecido ou se a remessa veio junto com outra compra realizada em site do exterior.
Caso tenha recebido alguma encomenda desse tipo, sem que tenha solicitado, por favor, proceda da seguinte forma:
– Não abra o pacote!
– Caso já tenha aberto, não consuma esse material, não plante as sementes, e também não jogue no lixo.
– Comunique, assim que possível, o Ministério da Agricultura sobre esse recebimento. O e-mail para fazer essa comunicação é gab-mg@agricultura.gov.br .
– O material pode ser entregue em qualquer unidade da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – Emater-MG; do Instituto Mineiro de Agropecuária- IMA ou do Sindicato de Produtores Rurais de seu município. Todas essas instituições estão aptas a receber essas sementes ou mudas e encaminhá-las para análise.
Fonte: Emater