MAIS VALORIZAÇÃO PARA O REBANHO

O novo sistema de avaliação genética da raça Holandesa é uma das novidades do Web+Leite que traz também a possibilita de comunicar com as salas de ordenha e muito mais

A procura incessante pelo melhoramento genético do rebanho faz com que muitas empresas realizem o serviço de Avaliação Genética, pois é um sistema importante para identificação de várias características dos animais. Agora, os associados da Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais contarão com avaliações genéticas disponibilizadas dentro do sistema Web+Leite, além de outras novidades. Vale ressaltar que uma das vantagens de ser associado é ter acesso a esse sistema que traz todas as informações do rebanho de forma fácil e organizada, dados essenciais para o gerenciamento da fazenda.

O Diretor Executivo da Associação Mineira, Dr. Francisco Otaviano Fonseca Oliveira destaca que essas informações irão ajudar muito o associado. “Todos os serviços realizados pela entidade já são homologados pelo Mapa, agora teremos também a chancela da Embrapa Gado de Leite para a realização da avaliação genética, agregando cada vez mais credibilidade às informações disponibilizadas aos associados.”

A realização das avaliações genéticas resulta na disponibilização de valores genéticos, informação indispensável para a identificação dos melhores animais e orientação aos criadores e produtores de leite nas suas decisões e estratégias de como utilizá-los para acasalamento, descarte e para promover o progresso genético nos objetivos de seleção, em seus rebanhos.

Por meio das informações geradas pelos serviços de Controle Leiteiro, Classificação Linear e Registro Genealógico e com a parceria firmada com a Embrapa Gado de Leite os criadores terão disponível no sistema avaliações genéticas para as características de importância econômica e, assim, a identificação e seleção de animais geneticamente superiores nas condições dos sistemas de produção brasileiros.

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa, Hans Jan Groenwold destacou que a avaliação é mais uma importante ferramenta para os associados que realizam os serviços nas filiadas. “Por muitos anos temos selecionado a genética superior dos nossos rebanhos baseados principalmente na genética dos reprodutores, sêmen que compramos. Exemplo, compramos touros superiores para leite PTA 1000kg, agora nós temos a capacidade genética de nossas vacas o quanto elas são superiores ou inferiores e acasalamento mais eficazes. Podemos comparar os animais dentro de nossos rebanhos e com todos os outros criadores. É mais uma ferramenta para selecionar aqueles animais que vamos manter na propriedade, coletar embrião ou descartar, além de ser uma avaliação no âmbito Brasileiro, nas nossas condições de clima e alimentação. Esta avaliação cria um valor para aqueles produtores que registram e fazem controle leiteiro e classificação dos animais e por último como temos gráficos do ganho genético por ano, temos oportunidade de saber se a genética que estamos utilizando está realmente acontecendo nos nossos rebanhos.”

Hans ainda destaca que foi criado um índice de seleção de vaca ISG/BR que mostra para os associados qual é a vaca mais lucrativa para o Brasil. “São mais de 150 mil animais avaliados e estamos muito orgulhosos de conseguir gerar mais informações para nossos criadores”, comenta empolgado.

Neste novo sistema são apresentados os resultados das avaliações genéticas de touros e vacas para as produções de leite, gordura, proteína, contagem de células somáticas e características de tipo da raça Holandesa no Brasil, com descrição das informações utilizadas e da metodologia de análise. Para melhor compreensão dos resultados, são também apresentados conceitos e definições básicas relacionadas ao tema.

O Web+Leite é gerenciado pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa – ABCBRH.

Os associados da Mineira que tiverem dúvidas podem entrar em contato com a nossa equipe administrativa ou de campo para obter mais detalhes sobre as novidades.


SISTEMA MAIS DINAMICO E SEGURO

O Superintendente Técnico da ABCBRH, Timotheo Silveira conversou com a nossa equipe e ressaltou que com essa ampliação da base de dados nacional futuramente todas as informações da raça Holandesa poderão fazer parte do Interbull, o maior banco de dados de avaliação genética do mundo.

Como começou o projeto de avaliação genética na raça Holandesa?

Somente os associados do Paraná possuíam essas informações. A Associação Paranaense de Bovinos da Raça Holandesa em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa iniciou um trabalho inédito para avaliação genética da raça Holandesa com dados somente do Paraná.

Atualmente, por meio da parceria firmada entre a Associação Brasileira e a Embrapa Gado de Leite expandir esse projeto para todo o Brasil. Com a base de dados nacional, potencializou a analise e futuramente inserção no Interbull, o maior banco de dados de avaliação genética do mundo.

Como funciona esse novo sistema?

O sistema é todo na nuvem, na plataforma GOOGLE. Ele será atualizado constantemente sem problemas para os produtores por paradas ou outros. Como se fosse um aplicativo de celular: a noite subimos a atualização e no dia seguinte já teremos a atualização do sistema. Os produtores sobem os dados pelo Web+Leite e este mesmo sistema será atualizado automaticamente para a filiada. Todo esse processo é passivo de auditoria, ou seja, é possível de qualquer local saber quem realizou e o horário que ocorreu o lançamento. Dinâmica e segurança são os dois pontos mais importantes deste sistema.

Quais as principais novidades?

São inúmeras vantagens: Um sistema moderno irá possibilitar que possamos fazer ligações com outros sistemas utilizando uma API, ou seja, será possível comunicar com salas de ordenha, sistemas de gestão financeira dos produtores e qualquer sistema do mercado que pode utilizar informações do produtor que tenha interesse no registro e produção animal. Temos ainda uma melhoria significativa na questão da plataforma, sendo agora 100% na nuvem com camadas e mais camadas de proteção dos dados, dando mais segurança na informação, rastreabilidade e acesso, principalmente acesso aos técnicos, podendo acessar o sistema de qualquer local com internet, sendo computador, tablet ou celular. O atual sistema, não possibilita essa agilidade e é um sistema local, ou seja, quedas de energia e internet em Curitiba –PR local onde está locado o sistema, deixam as filiadas e produtores sem acesso a informação. Agora, em qualquer lugar do Brasil e do mundo, essa limitação física, não irá mais existir, com isso ganhamos agilidade em processamento. Anteriormente o sistema era limitado por número de pessoas acessando e pela capacidade da internet local da Brasileira, principalmente no processamento de dados do sistema. Estimamos que agora seja possível acessar um número quase infinito de produtores e com uma redução da velocidade de processamento na casa de 80%. Essas são as melhorias básicas, além de mudanças principais na sistemática, que facilitará a atualização de planilhas e relatórios no futuro de acordo com a evolução e necessidade dos produtores da raça Holandesa.