O associado Luiz Alexandre de Avelar e o seu filho Luiz Filipe, da Fazenda Campo Alegre mostram que com determinação e foco é possível sempre crescer
Há 24 anos trabalhando no agronegócio, enfrentando as várias oscilações do mercado, a coluna ASSOCIADO EM PAUTA mostra como uma ordenha balde ao pé evoluiu para uma ordenha de 12 conjuntos com extração automática e uma produção média de 20.000 litros de leite por dia.
O nosso bate papo é com o associado Luiz Alexandre de Avelar o seu filho Luiz Filipe, da Fazenda Campo Alegre, localizada em Lagoa Formosa – MG. Eles mostram que com determinação e foco é possível sempre crescer… Luiz Alexandre ressalta que toda a família está envolvida na atividade, desde os seus avós até os filhos. “O nosso crescimento constante se deve a evolução genética, aquisição de rebanho, determinação e foco. Sempre busco o melhor resultado com custo benefício apropriado.”
E o crescimento não para por aí. Associado da Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais desde 2016, no início eles começaram somente registrando os animais, mas sempre de olho no futuro resolveram mais recentemente ampliar os serviços. “Atualmente ingressamos no Controle Leiteiro Oficial, pois temos a intenção de no futuro vender genética, além de trazer credibilidade por meio dos dados informados aos compradores”, ressalta Luiz Filipe.
O INÍCIO
LUIZ ALEXANDRE DE AVELAR: Começamos em 1997 com ordenha balde ao pé, em meados de 2002 evoluímos para ordenha de foço com conjunto de 4 ordenhas, em 2010 passamos para conjunto de 8 ordenhas e começamos a usar o extrator de ordenha, em 2014 passamos para conjunto de 12 ordenhas e em 2018 fizemos o primeiro barracão e evoluímos a nossa produção de 6.000 litros de leite por dia para 8.000 mil litros de leite por dia. Já em 2020 fizemos nosso segundo barracão Composto Barn e estávamos com produção de 14.500 litros de leite por dia. Em julho deste ano crescemos ainda mais e estamos com uma produção de 20.000 litros de leite por dia com dois barracões Compost Barn.
O nome Campo Alegre surgiu em homenagem ao munícipio onde está situada a fazenda.
ESTRUTURA
LUIZ FILIPE: A fazenda é composta por dois barracões de Compost Barn, sendo um de pista central com 4032 metros quadrados de cama. O segundo apresenta pista lateral com 1034 metros quadrados de cama. Dois barracões para a fase de aleitamento com 88 abrigos individuais suspensos. Para essa fase ainda temos três piquetes nos quais as bezerras ficam agrupadas em 18 animais e são aleitadas em canzil. Temos mais dois piquetes coletivos onde os machos são criados. O restante da recria está dividida em seis piquetes. A fazenda possui 1.528 animais, com 612 vacas em lactação, 367 novilhas, 277 fêmeas em crescimento, 126 fêmeas em aleitamento.
Para a retirada do leite temos uma ordenha de 12 conjuntos com extração automática, são feitas três ordenhas com três funcionários em cada uma.
PEQUENOS COM CUIDADO DIFERENCIADO
LF: Temos dois bezerreiros divididos em duas partes com gaiolas suspensas. O animal fica nessa gaiola até atingir um tamanho e peso ideal, depois são soltos em piquetes onde ficam até serem desmamados. Esse formato foi um dos maiores desafios da fazenda e hoje é um sucesso.
AUMENTANDO A PRODUTIVIDADE
LF: Para crescer é fundamental ter uma boa genética com alimentação balanceada, juntamente com bem estar, sempre procurando melhores meios de conforto para os animais. Para ter uma genética de primeira contamos com nosso time, que inclui funcionária, zootecnista e veterinário, com uma consultoria muito eficaz e um alto programa de visita veterinária na fazenda, na média de 3 a 4 visitas semanais. Trabalhamos sempre focados em alcançar melhores resultados para a fazenda e para os animais.
FOCO
LF: A fazenda Campo Alegre tem por missão a produção de leite, animais e grãos com qualidade. Respeitando o meio ambiente e o bem estar animal.
SUSTENTABILIDADE
LF: Investimos em energia fotovoltaica para um melhor custo benefício, sempre procurando meios que possam ser benéficos financeiramente e sustentáveis ao mesmo tempo.
NEGÓCIOS
LF: Além da fazenda temos a TOP AGRO que é uma loja agrícola que não está integrada a fazenda. Mas a lavoura, essa sim contribuiu com a produção de leite, pois produz grande parte dos insumos consumidos pelos animais.
E O FUTURO?
LF: Aumentar cada vez mais a produção. Temos que trabalhar sempre para melhorar cada vez mais a nossa genética e conseguir uma média cada vez melhor para o rebanho.