O prazo para atualização do seu rebanho junto ao IMA vai até o dia 30 de junho de 2023
A atualização dos rebanhos encerra no dia 30 de junho de 2023. Todos os produtores rurais de Minas Gerais deverão atualizar os dados no sistema do IMA.
De acordo com o fiscal do IMA, o Médico Veterinário Dr. Natanael Lamas Dias, o cadastro atualizado fornece subsídios para monitoramento dos rebanhos, fortalecendo as atividades de vigilância, principalmente, em casos de emergências sanitárias. “A partir do dia 1º de julho de 2023, os produtores que não realizaram a atualização do rebanho poderão ser impedidos de emitir Guia de Trânsito Animal (GTA), que é o documento oficial para trânsito animal e contém informações essenciais sobre a rastreabilidade (origem, destino, finalidade, espécie, vacinações, entre outros) e também ficarão impedidos de terem acesso a Ficha Sanitária até que ocorra a atualização do cadastro das explorações pecuárias”, alerta.
Lembrete: Ao cumprir os procedimentos de atualização dos rebanhos, o produtor deve declarar a vacinação contra raiva.
A atualização deve ser feita pelo Portal de Serviços do Produtor Rural onde é possível também emitir a Guia de Trânsito Animal, Permissão de Trânsito Vegetal, ficha sanitária e declarar a vacinação de animais.
Mais informações: www.ima.mg.gov.br