CONHEÇA OS JURADOS QUE PARTICIPARÃO DO AGROLEITE

ARAGON FALA DA EMOÇÃO DE JULGAR A SUPREMA AGROLEITE 2016

O americano Nathan Thomas, de North Lewisburg, Ohio (EUA) será o responsável  pelos julgamentos da Raça Holandesa P&B, V&B e Clube de Bezerras. Vale ressaltar que ele foi o jurado da Raça Holandesa em 2015, na World Dairy Expo, em Madison. Para a condução da Raça Jersey a avaliação será do brasileiro, Dr. Cláudio André da Cruz Aragon, que também será o responsável pela tradução de Nathan Thomas. Juntos, definirão a Campeã Suprema do Agroleite 2016.

Confira a entrevista com Aragon, que revela as suas expectativas para o evento desse ano.

 

Foto Wagner Correa

2016_1016

Qual a importância para a Semex de trazer os jurados da 48ª Expohol e Agroleite 2016? 
A Semex apoia a Agroleite e a Expohol desde o início destes eventos. Este apoio e suporte faz parte de nossa filosofia de promover grandes eventos. Sem dúvida, a Agroleite é o maior evento da pecuária leiteira do Brasil e, em conjunto com a Expohol faz com que tenhamos um encontro único de criadores e produtores em um mesmo evento. A importância de trazermos o jurado para a Expohol 2016 é mais uma demonstração da nossa firme proposta de suporte a estes grandes eventos.

Você o qual nós consideramos um dos “Amigos do Agroleite”, pois há tantos anos está conosco e apoia diversas atividades da programação em prol do desenvolvimento do Agroleite, o que representa pela 1ª vez integrar o quadro de jurados com a responsabilidade de julgar a raça Jersey e junto de Nathan definir a suprema do Agroleite?
Para mim, pessoalmente, a Agroleite representa tudo que sempre me entusiasmou no gado de leite. Um evento que reúne o que há de mais atual em tecnologia, a oportunidade de ver as grandes vacas das raças de leite, o enorme fluxo de produtores e criadores, muitos deles amigos de longa data e, obviamente a grande expectativa em relação aos animais que irão se consagrar no evento. Atuar como jurado da raça Jersey é um prazer enorme. A Agroleite faz parte do Circuito Nacional do Jersey e para mim é uma honra poder estar fazendo os trabalhos de julgamento. Eleger as Supremas ao final do evento é um sonho de qualquer jurado e eu poderei estar realizando este sonho nesta edição do evento!

O Agroleite novamente será sede da Expohol e este ano também 3ª etapa do Circuito Jersey . Como você vê o Agroleite como sede desses eventos?
Na minha opinião, a Agroleite é um evento que chamamos de pronto, ou seja, já é um grande sucesso, com grande participação de público assegurada. Nada mais natural este ano do que promover as etapas nacionais do Holandês e do Jersey na Agroleite. Além de enriquecer o evento, há uma participação muito grande por parte de produtores e criadores de diversas partes do país. Alguns mencionam que a data para a realização de uma nacional deveria ser mais para o final do ano. Creio que é válido esta colocação e poderá ser pensado para 2017.

Você que percorre há anos feiras em diversos lugares do mundo, o que você recomenda para o desenvolvimento contínuo do Agroleite?
A Agroleite, como feira dedicada a pecuária leiteira, mostra um formato muito bom para atrair visitantes de toda parte. Isto porque agrega valor para o pecuarista, para o agricultor e para o entusiasta da raça. Como ocorre em outras grandes feiras ao redor do mundo, o interesse do público é cada vez maior. Um dos fatores que limitam a vinda de mais gente na Agroleite é a rede hoteleira oferecida. Outra recomendação interessante seria a organização de uma assistência aqueles que desejam fazer visitas em fazendas próximas. Castro é a região mais conhecida no leite e muitos vêm para ver propriedades que estão em destaque nacional. No restante, o formato que a feira tomou mostra claramente a preocupação com o conforto dos animais e do público participante.

O Agroleite é a vitrine da tecnologia do leite no Brasil. Como você vê essa afirmação?
Não tenho a menor dúvida de que esta é uma afirmação mais do que correta. Como mencionei, a mais atual tecnologia disponível em vários setores da agropecuária são mostrados na Agroleite. É o momento em que muitas empresas lançam seus mais atuais produtos e programas e oferecem demonstrações para o público. Esta condição de vitrine é algo conquistado através de anos de demonstração da grande viabilidade do evento. O sucesso da Agroleite, em parte é devido a grande participação de empresas que viram no evento uma oportunidade de atrair um grande público. Esta sinergia entre a organização do evento e as empresas participantes, certamente é um dos fatores que tornam a Agroleite o sucesso que é hoje. A aposta dos criadores em fazer da Agroleite um evento marcante em termos de exposição das raças complementa de forma única toda a cadeia de oportunidades para quem deseja presenciar o maior evento da pecuária leiteira do país.

 

CURRÍCULOS DOS JURADOS AGROLEITE

 

2016_1016

CLAUDIO ARAGON

Formado em Veterinária pela Univervidade Federal Rural do Rio de Janeiro, trabalha com gado de leite desde 1987. Especializado em melhoramento genético animal, focou seus trabalhos com gado de leite, trabalhando nas principais empresas de melhoramento genético do Brasil. Atualmente morando em Blumenau-SC, é jurado oficial das raças Holandesa, Jersey, Pardo Suíço e Girolando e já julgou as principais exposições no Brasil e além de realizar vários trabalhos de julgamento no exterior, incluindo a Expo. Trois Riviére do Holandês em Quebéc, Canadá, a Expo. Supreme Latiére no Jersey em St. Hyacinthe no Canadá, a Expo. Summer Show de Ontario, Canadá, a Expo. Royal Melbourne Show na Austrália, a Jersey Futurity na Royal Winter Fair no Canadá, a Quebéc Spring Show, entre outras, destacando a oportunidade de julgar a Expomig 2015 em Barbacena-MG. Atualmente, Diretor Técnico da Semex no Brasil.

2016_0701

NATHAN THOMAS

Nathan Thomas, a esposa Jenny e os filhos Colton, Kendall e Camryn moram em North Lewisburg, Ohio. São proprietários, juntamente com os pais de Nathan – John e o irmão Andy – da Triple T Holsteins e Jerseys, onde têm 30 vacas em lactação e uma área de 200 acres. Nos últimos 10 anos eles criaram ou foram proprietários de mais de 80 animais Nomeados All-American, incluindo a Campeã Fêmea Jovem Holandesa da Expo. Madison e da Royal de 2009. Eles criaram vacas All-American nas três principais raças leiteiras. Nathan serviu como jurado oficial em inúmeras exposições Estaduais e Nacionais na América do Norte, incluindo a Expo. Internacional Jersey e Holandês na World Dairy Expo em Madison e a Expo. Jersey na Royal Winter Fair. Ele será o jurado da Expo. Internacional do Holandês Vermelho e Branco na Expo. Madison de 2016.

Fonte: Castrolanda Notícias.

 

LEIA MAIS

PROGRAMAÇÃO DO HOLANDÊS

CONVITE NACIONAL

JORNAL HOLANDÊS JULHO