ITANHANDU SE REINVENTA SEM PERDER A TRADIÇÃO

Qualidade dos animais apresentados confirma o evento como referência para o gado jovem no mercado nacional

Fotos Wagner Correa

2017_5_102

A tradicional exposição de gado jovem, que acontece anualmente em Itanhandu, sul de Minas, trouxe este ano várias atrações que contribuíram para seu sucesso. A 10ª Expojovem foi realizada no período de 6 a 8 de abril, no Parque de Exposições João Silva Costa, em Itanhandu – MG.
O evento movimentou o negócio do leite com uma ampla programação, palestras, julgamentos, leilão e feira de animais.
A Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais – ACGHMG apoiou o evento com a presença de seus profissionais o Diretor Executivo, Dr. Silvano Carvalho Júnior; o Inspetor Técnico de Registro, Dr. Phillippe Domingos Monteiro e o Auxiliar Operacional do Registro Genealógico, Rodolfo Tostes Lemos. A equipe prestigiou os associados e criadores da região dando seu apoio técnico e operacional.
A exposição atraiu criadores de gado jovem que demonstraram seu compromisso com o crescimento da raça, ignorando o temor da crise, mas respeitando o momento em que o mercado se encontra. Segundo o criador Antônio Carlos Marins, “Tonhão” de Três Corações, “sempre venho pelo gosto de participar” e ressalta que o ano começou muito bem apesar de toda a instabilidade.
Para o Vice-Presidente da Girolando, Odilon Resende “o cenário hoje é o melhor possível, iniciamos o ano muito melhor que o ano passado, perspectivas melhores para o preço do leite com os custos dos insumos, principalmente os da alimentação, com preços mais baixos. Estamos com vários projetos grandes sendo criados e executados pelo Brasil com cenário extremamente positivo para o leite”. Odilon ainda ressalta a importância do papel das exposições, “é na exposição que podemos constatar o nível de desempenho em nossa fazenda e ir além, com o aspecto social da confraternização e interação entre os presentes; destaco também o ciclo de palestras promovido durante o evento”, comenta.

2017_5_100

O DIA DO LEITE

Durante a exposição aconteceu também o Dia do Leite, com palestras que reuniram mais de 90 pessoas entre criadores da região, estudantes e profissionais de empresas, todos envolvidos com a cadeia produtiva do leite. Além de levar conhecimento com foco mais prático, o evento promoveu a movimentação de um número maior de negócios nos estandes comentou Bruno Scarpa, da Fazenda Pousada do Sol, localizada na região e um dos organizadores do evento.
Segundo a Médica Veterinária com mestrado na área de Produção Animal pela UFMG e palestrante Dr. Helena Nogueira Frota de Aquino, “o ambiente de exposição estimula a troca de experiência e informação e ficou muito mais atrativo com o ciclo de palestras aproximando o ambiente acadêmico com o dia a dia, na lida com os animais.”

 

EXPERIÊNCIA ACADÊMICA

Os alunos da Escola Técnica Fundação Roge puderam presenciar e observar bem de pertinho um ambiente com profissionais do mais alto gabarito. A Fundação Roge encabeçou um projeto inovador com a criação da Escola do Leite, que passa ser a primeira escola com foco na formação de técnicos especializados na bovinocultura leiteira, segundo a psicóloga e diretora da escola, Carmem Lucia Alves.
A escola é parceira da Clínica do Leite, que também participou do ciclo de palestras, o que lhe permitiu inserir em matriz curricular a disciplina de Gestão de Propriedades Leiteiras dentro de um curso em horário integral.
A presença dos alunos na exposição mostra como o evento gera inúmeras oportunidades. “O aluno, aqui na exposição está em contato com o que há de mais atualizado no negócio leiteiro desde gestão, passando por cria e recria até reprodução e saúde animal”, disse a diretora.

 

JOVENS EM PISTA

O julgamento do gado jovem comprovou a qualidade dos animais e principalmente o comprometimento dos criadores com a evolução e crescimento da raça.
Criadores da raça Holandesa de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo não mediram esforços para mostrar em pista os investimentos nas futuras gerações. Participaram da exposição os seguintes associados: Almir Pinto Reis e Outros, Itanhandu – MG; Antônio Augusto Marins e Irmãos, Três Corações – MG; Jarbas de Oliveira Junior Virginia – MG; Leonardo Jamel Saliba de Souza, Paraopeba – MG; Marcio Maciel Leite, Cruzilia – MG; Marcos Almeida Junqueira Reis, Leopoldina – MG; Marcos Corteletti e Outros, Santa Teresa – ES; Marcos Fernandes Queiroz Cachoeira, Paulista – SP; Mauro Antônio Costa de Araujo, Sete Lagoas – MG; Ricardo e Thiago Cipriano Pinto, Três Pontas – MG e Rui da Silva Pinto Junior e Outros, Itanhandu – MG.
O jurado oficial Markus Hehli, criador e proprietário da Mosnang Holsteins, em Rimbley Alberta – Canadá, teve um difícil trabalho. Ele comentou que o nível elevado dos animais apresentados tornou o julgamento extremamente disputado e ressaltou que uma exposição com tanta qualidade em pista valoriza todos os participantes.
O destaque da exposição foi para o criador Mauro Antônio Costa de Araújo, Meara, Fazenda Barreiro Alto, que conquistou os principais prêmios da 10ª Expojovem. Ele fez a Campeã Fêmea Jovem com o animal MEARA OCTANE 5951, a Reservada com o animal MEARA BLACK FLOWER DOORMAN 1877-F e a Terceira Melhor com o animal MEARA KARINA DOORMAN 1950-FIV, além de conquistar os títulos de Melhor Criador, Expositor e Afixo. Vale ressaltar o Segundo Melhor Criador, Expositor e Afixo foi para o expositor Rui da Silva Pinto Junior e Outros.
Para o expositor Mauro Araújo, todos os animais que participam de exposições são o que há de melhor, independente da sua colocação em pista naquele momento. “Participar e ter seus animais reconhecidos entre os melhores dessa exposição é muito importante, porém com o nível tão alto que se apresenta nas exposições, hoje todos os animais em pista são possíveis campeões e todos saem muito mais valorizados”, ressalta Mauro Araújo.
O evento foi uma realização do Sindicato Rural da região, do Núcleo de Criadores de Gado Holandês da Mantiqueira – Nughoman, com o apoio da ACGHMG e parceiros comerciais que reconhecem a importância do evento para o mercado lácteo da região.
A Associação Mineira agradece a todos que contribuíram de alguma forma com a realização dessa importante exposição.

A equipe do Jornal Holandês viajou com o apoio da ACGHMG, da Fazenda Barreiro Alto – Meara Gado Holandês, da Poitara Genética e do Nughoman.

 

EXPOSITORES QUE PARTICIPARAM DA EXPOJOVEM 2017

Almir Pinto Reis e Outros |  Itanhandu – MG
Antônio Augusto Marins e Irmãos | Três Corações – MG
Jarbas de Oliveira Junior |  Virginia – MG
Leonardo Jamel Saliba de Souza |  Paraopeba – MG
Marcio Maciel Leite |  Cruzilia – MG
Marcos Almeida Junqueira Reis | Leopoldina – MG
Marcos Corteletti e Outros | Santa Teresa – ES
Marcos Fernandes Queiroz Cachoeira | Paulista – SP
Mauro Antônio Costa de Araujo | Sete Lagoas – MG
Ricardo e Thiago Cipriano Pinto | Três Pontas – MG
Rui da Silva Pinto Junior e Outros | Itanhandu – MG

 

LEIA TAMBÉM

RESULTADO COMPLETO DA EXPOSIÇÃO

DESTAQUES PARA OS VISITANTES