MAIOR EXPOSIÇÃO NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Itanhandu encerrou a participação do estado no Circuito Nacional da Raça Holandesa

Com clima ameno, povo acolhedor em meio a muitas delícias feitas com o leite, a 51ª Exposição Agropecuária e Industrial de Itanhandu recebeu os criadores da raça Holandesa.
A tradicional exposição aconteceu no período de 9 a 16 de setembro, no Parque de Exposição de Itanhandu e ranqueou para o Circuito Nacional da Raça Holandesa. Palestras, julgamentos, Torneiro Leiteiro, feira de animais movimentaram a estada no sul de Minas.
Umas das grandes novidades da exposição foi o anúncio que a tradicional Exphomig, conhecida nacionalmente, terá casa nova, ela será realizada em 2019 na cidade de Itanhandu.

Pista de julgamento gado adulto | Fotos: Helô Costa

A exposição foi a maior no estado de Minas Gerais levando em consideração o número de animais em pista. Expositores do Espirito Santo, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Paraná trouxeram no total de 122 animais e os julgamentos ficaram a cargo do jurado de pista, Dr. Hilton Silveira Ribeiro. “Pela terceira vez estou julgando em Itanhandu e aqui é um lugar que agente se sente bem, com um pessoal muito receptivo e observo que é muito grande a evolução que se tem nos últimos anos!”
A Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais esteve presente e foi representada pelo Superintendente Técnico da ACGHMG, Dr. Silvano Carvalho Júnior; Inspetor Técnico de Registro, Dr. Leonardo Rabello e o Chefe de Processamento de Registro Genealógico, Rodolfo Tostes Lemos.

O primeiro dia de julgamento foi destinado ao gado jovem e os prêmios de Campeã Fêmea Jovem e a Terceira Fêmea Jovem foram conquistados pelo criador mineiro Mauro Antônio Costa de Araújo, com os animais MEARA DOORMAN 6181-FIV e MEARA CINARA DOORMAN JULIETA 2416. Ele foi o Segundo Melhor Criador, Expositor e Afixo Gado Jovem e também o Terceiro Melhor Criador e Afixo Geral. Já o expositor Rui da Silva Pinto Junior e Outros fez a Reservada Fêmea Jovem com o animal RJ.REIS SOLOMON LIL DRICA-TE, e também conquistou os títulos de Melhor Criador, Expositor e Afixo Gado Jovem e Terceiro Melhor Expositor Geral.

O título de Campeã Fêmea Jovem foi conquistado pelo criador mineiro Mauro Araújo, com o animal MEARA DOORMAN 6181-FIV
O expositor Rui da Silva Pinto Junior e Outros fez a Reservada Fêmea Jovem com o animal RJ.REIS SOLOMON LIL DRICA-TE
A Terceira Fêmea Jovem foi conquistada pelo criador Mauro Araújo, com o animal MEARA CINARA DOORMAN JULIETA 2416

O segundo dia foi marcado pela entrada do gado adulto. O expositor do Paraná, Pedro Elgersma conquistou os principais prêmios da exposição; ele fez a Grande Campeã, com o animal HALLEY SIGILOSA WINDBROOK 322 TE, a Reservada Grande Campeã, com o animal HALLEY VERDADE WINDBROOK 274 TE e a Terceira Melhor, com o animal HALLEY RUIVINHA DOORMAN 538 TE, também foi o Melhor Criador, Expositor e Afixo Geral. Com a conquista do título máximo da exposição ele gravou o seu nome pela primeira vez no troféu Manuel Jacinto Gonçalves. O expositor Gustavo Gomes Fernandes e Outros foi o Segundo Melhor Expositor, Criador e Afixo Geral.

O expositor do Paraná, Pedro Elgersma conquistou os principais prêmios da exposição; ele fez a Grande Campeã, com o animal HALLEY SIGILOSA WINDBROOK 322 TE…
…a Reservada Grande Campeã, com o animal HALLEY VERDADE WINDBROOK 274 TE e …
… a Terceira Melhor Vaca, com o animal HALLEY RUIVINHA DOORMAN 538 TE

Para aqueles que não puderam prestigiar pessoalmente a exposição, o evento contou com transmissão ao vivo, dando oportunidade de acompanhar de longe as palestras, julgamentos e depoimentos.

A Associação Mineira parabeniza todos os expositores, parceiros e amigos que de alguma forma contribuíram para a realização dessa tradicional e importante exposição para a raça no Brasil.


CICLO DE PALESTRAS


EXPOSITORES

ALMIR PINTO REIS | ITANHANDU MG
ANTONIO AUGUSTO MARINS E IRMAOS | TRES CORAÇÕES MG
CLAUDIO NILSON ARTICO LOURENCO | PINDAMONHANGABA SP
GUILHERME DE MIRANDA CABRAL| ITANHANDU MG
GUSTAVO GOMES FERNANDES E OUTROS | CONCEIÇÃO DO RIO VERDE MG
JARBAS DE OLIVEIRA JUNIOR | VIRGINIA MG
LUCIA MARA YAMAGUTI KONO | JUIZ DE FORA MG
MARCIO MACIEL LEITE | CRUZILIA MG
MARCOS CORTELETTI E OUTROS | SANTA TERESA ES
MAURO ANTONIO COSTA DE ARAUJO | SETE LAGOAS MG
NELSON EDUARDO ZIEHLSDORFF | INDAIAL SC
PEDRO ELGERSMA | ARAPOTI PR
RICARDO E THIAGO CIPRIANO PINTO | CRUZEIRO SP
RONALD S. ELGERSMA E/OU NICOLAAS A. ELGERSMA | ARAPOTI PR
RUI DA SILVA PINTO JR/ALESSANDRA E.BASSINI | ITANHANDU MG
RUI DA SILVA PINTO JUNIOR E OUTROS | ITANHANDU MG


“Aqui é um lugar muito especial”

RUI DA SILVA PINTO JÚNIOR | EXPOSITOR | MG
“A exposição acontece a 51 anos interruptos, dá raça Holandesa, com a raça Holandesa…São muitos anos, muita tradição, muitos criadores renomados já passaram por aqui e continuam passando. É a principal exposição do sul de Minas, inclusive sediamos por 10 anos a Nacional do Gado Jovem, e nesse ano fomos a maior exposição de Minas Gerais. Enfim, são muitas histórias marcantes que fazem da Exposição de Itanhandu ter um destaque no cenário mineiro e também nacional”.


JARBAS DE OLIVEIRA JÚNIOR | EXPOSITOR | MG
“O Circuito Nacional da Raça Holandesa valoriza os criadores, o plantéis, o gado Holandês, por isso é muito importante a realização e a participação de todos”.


ANTÔNIO MARINS | EXPOSITOR | MG
“A exposição apesar de ser muito trabalhosa para todos, ela é muito importante e gratificante, pois é a maneira de encontrar os amigos, pois muitos, só se veem na época da exposição”.


JOÃO PAULO | ARAPOTI – PR
“Rodamos mais de 700 quilômetros porque agente gosta. A exposição está muito boa, um clima bem parecido com da nossa região, a estrutura é muito boa e as pessoas muito acolhedoras. A exposição está muito gostosa!”


PAULO PIRES RIBEIRO – PAULÃO | EMPRESÁRIO
“Há mais de sete anos participo do evento. É uma belíssima exposição, muito aconchegante e sempre dá retorno para a JF Tosquiadeiras e faço sempre bons negócios. Não posso deixar de comparecer!”


JOSÉ CARLOS | DIRETOR COMERCIAL
“Ela tem uma importância impar. Começamos no negócio em 1994, e o primeiro produtor que acreditou no nosso produto foi de Itanhandu. Além de ter uma enorme importância comercial, ela também tem uma importância pessoal, pois foi daqui que saiu um pioneiro que começou a usar o Feno Água Comprida e divulgar. Quando começamos no Brasil, Manuel Jacinto Gonçalves e outros criadores da região acreditaram e divulgaram o nosso produto. Aqui é um lugar muito especial!”


JOSÉ MAURO | VICE-PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE ITANHANDU
“Há cerca de cem anos, Itanhandu é um polo da raça Holandesa, pois os primeiros touros importados da Holanda vieram para a região. Com clima frio e propicio a raça Holandesa, 80% da criação é confinada, sendo os animais extremamente produtivos. A cidade pode ser pequena, mas tem um grande potencia e se você andar pela fazendas vai ver que a maioria são criadores de Holandês puro. O Circuito Nacional da Raça Holandesa veio agregar muito ao evento, pois na minha visão, a finalidade de uma exposição é fomentar a criação, o comércio e a raça. ”

LEIA MAIS

Cobertura completo com fotos e momentos que marcaram a Exposição de Itanhandu

Entrevista e resultado completo no canal do Youtube