Os números impressionaram os apreciadores da raça Holandesa: 458 animais em pista sendo 272 vacas e 186 animais jovens
Para aqueles que estão sempre atentos ao mercado mundial, o JORNAL HOLANDÊS conta com a participação especial do Médico Veterinário, Dr. Flávio Marcos Junqueira Costa que traz diretamente dos Estados Unidos todos os detalhes de um dos maiores encontros mundiais do agronegócio do leite.
Madison tem sido por muitos anos uma das mais espetaculares mostras de gado leiteiro do mundo. Isso não só reflete a qualidade dos animais, mas também o público presente, pessoas do mundo todo relacionadas ao setor leiteiro prestigiam o evento, e a exposição não é focada apenas em disputa de conformação, mas também qualidade de forragem, tecnologia de ponta e seminários educativos do setor leiteiro. Esse ano diferente estava o clima com temperaturas muito acima da média para o outono americano (termômetros na casa de 20 graus Celsius).
A World Dairy Expo foi realizada no período de 2 a 7 de outubro, em Madison – EUA.
Na exposição do Holandês preto e branco a incrível marca de 458 animais em pista, sendo 186 animais jovens e 272 animais em lactação, isso mesmo 272 vacas!!! O jurado Adam Liddle, proprietário da Liddleholme Holsteins no estado de Nova York, conduziu o julgamento de forma adequada focando nas vacas em animais com muita qualidade de sistema mamário e equilibrados na estrutura de corpo, mas com estilo e qualidade leiteira. O jurado auxiliar foi Carl Phoenix do Canadá.
Fotos: Grupo Semex Progressive
FUTURO PROMISSOR PARA O HOLANDÊS
Na sexta-feira, dia 6 foi o julgamento do gado jovem da raça Holandesa. Na primeira categoria, Bezerra Mirim, uma bezerra equilibrada na ponta, Petitclerc Solomon Annice (Solomon x Goldwyn), filha da Goldwyn Anouk que tinhas sido uma 2 Anos Sênior bastante competitiva no ano de 2015. Em segundo ficou outra filha de Solomon do estado de Nova York, Midas-Touch Solomon Cher (Solomon x Goldwyn), essa bezerra proveniente da famosa família Barbie da Regancrest Farms. Na categoria Bezerra Menor a campeã foi uma bezerra muito correta e equilibrada, Smith-Oak Avlnch Rosette (Avalanche x Seaver), sua reservada foi Budjon-Abbot Dr Adidas (Doorman x Dundee), bezerra filha de uma vaca 95 pontos que já é famosa nas pistas, Walk-Era Dundee Annelise, que tinha sido Grande Campeã do Junior Show na segunda-feira. Na Bezerra Júnior, duas filhas de Golden Dreams na ponta, a campeã, Milksource Gdrms Asset (Golden Dreams x Dundee), filha também de uma vaca 95 pontos, Weeks Dundee Anika, sua reservada foi uma bezerra da família Lydia, MM-T Pockets Lorelei (Golden Dreams x Rudolph). Na Bezerra Intermediária a campeã foi Petitclerc Atwood Spoutink (Atwood x Goldwyn), bezerra da família Spades com tremenda qualidade leiteira e abertura geral, sua reservada foi Budjon-Vail Doorman Emma (Doorman x Atwood). Na Bezerra Sênior, foi a vez de uma bezerra preta de muito equilíbrio e correção geral encabeçar a categoria, Campbell-Run Gchip Amelia (Goldchip x Sanchez), sua reservada foi uma bezerra muito vistosa e desenvolvida, Unique Golden Ring (Golden Dreams x Dempsey). A Novilha Menor o campeonato ficou para Rosedale Catch a Glimpse (Doorman x Goldwyn), uma novilha com ótima combinação de força e qualidade leiteira, filha da Campeã 5 Anos em Madison de 2014, Rosedale Lexington (Ex-95), já sua reservada foi a novilha de muita abertura e força Cobequid Doorman Pippy-Et (Doorman x Goldwyn). Para fechar as categorias do dia, uma Novilha Júnior bem refinada foi a campeã Aleah Millen Naughty Surprise (Goldwyn x Dundee), sua reservada foi uma novilha da Califórnia de um empreendimento leiteiro muito conhecido dos brasileiros (Ruann e Maddox Farms), Ruann Doorman Jean-55162 (Doorman x Sidney).
Finalizando o primeiro dia, chega a hora da categoria Fêmea Jovem que prevaleceu a abertura e arqueamento de costelas de Rosedale Catch a Glimpse (Doorman x Goldwyn), sobre o equilíbrio e aparência geral de Campbell-Run Gchip Amelia (Goldchip x Sanchez), dessa forma finalizando um ótimo dia com duas categorias com mais de 50 animais cada. Val- Bisson Doorman foi o melhor touro da exposição de Gado Jovem.
A Grande Campeã foi animal Rosiers Blexy Goldwyn
QUALIDADE DE PONTA A PONTA
O sábado foi no meu ver uma das melhores exposições de vacas em lactação de todos os tempos, considerando 272 animais da disputa e qualidade de ponta a ponta. A categoria 1 Ano Parida com 32 vacas em pista, foi a melhor categoria de 1 Ano Parida desde que acompanho a exposição, a campeã foi Rosedale Achieverslegacy (Doorman x Goldwyn), animal de muita força leiteira, mostrando tremenda estrutura de corpo, e irmã inteira da novilha que tinha sido Fêmea Jovem, sua reservada um animal de qualidade e equilíbrio e tremendo futuro Skycrest Atwood Diamond (Atwood x Damion). Na categoria 2 Anos Júnior a campeã foi uma vaca mais compacta com tremendo úbere, R-M Atwood Brenda (Atwood x Mogul), sua reservada foi Unique Dempsey Cheers (Dempsey x Alexander), outra vaca com incrível sistema mamário. Na categoria 2 Anos Sênior, outra ótima vaca jovem, com abertura geral, ótimo úbere e muito, muito futuro, Ms Goldwyn Saturday (Goldwyn x Jayz), sua reservada foi Ms Apple Arrie (Atwood x Regiment), filha da já lendária Apple-Red, a vaca vermelha mais famosa de todos os tempos e que é uma ótima matriarca com várias filhas no preto e branco e vermelho. A categoria 3 Anos Júnior foi muito forte, mas Trefle Chassep Doorman (Doorman x Atwood) repetiu o feito do ano passado e novamente ganhou a categoria de Madison, agora como 3 Anos Júnior, sua reservada foi Idee Windbrook Lynzi (Windbrook x Goldwyn), que também tinha sido a reservada campeã 2 Anos Júnior em 2016, Lynzi é proveniente da família Lydia. A categoria 3 Anos Sênior, a campeã foi Jacobs Windbrook Aimo (Windbrook x Minister), vaca de tremendo equilíbrio, com excepcional sistema mamário, reservada foi uma vaca com incrível úbere posterior, e uma máquina de produção Skycrest Mincio Prickless (Mincio x Braxton). Nas vacas jovens outra bela disputa , mas prevaleceu o equilíbrio e modernidade de Jacobs Windbrook Aimo( Windbrook x Minister) e Ms Goldwyn Saturday ( Goldwyn x Jayz), campeãs e reservada Vacas Jovens sobre a tremenda estrutura leiteira de Trefle Chassep Doorman ( Doorman x Atwood) que foi a terceira Vaca Jovem
Na categoria vaca 4 Anos, uma tremenda vaca liderou com propriedade Co-Vale Dempey Dina 4270 (Dempsey x Jasper), recentemente classificada excelente 95 pontos, ela estava em plena forma, exuberante no úbere e na aparência geral, Dina tinha sido Campeã vaca Jovem Na Royal Winter Fair em 2015. Sua reservada foi Arolene Goldwyn Divine (Goldwyn x Dundee), uma vaca muito longa com sistema mamário muito vascularizado. Na categoria 5 Anos foi a vez da vitória de Tk-Plain-View Ripley (Dempsey x Outside), uma vaca muito equilibrada e correta com ótimo úbere posterior, Ripley também é classificada 95 pontos. Sua reservada foi Cavanaleck BG Bruin (Goldwyn x Dundee), outra Goldwyn de muita qualidade e com tremenda estrutura corporal. Na categoria Vaca Adulta, depois de alguns anos participando e disputando categorias Rosiers Blexy Goldwyn (Goldwyn x Dundee) recentemente classificada 96 pontos com sistema mamário 98 pontos, estava no dia de glória, uma incrível força leiteira com inacreditável úbere, ela foi campeã superando Jacobs Goldwyn Valana (Goldwyn x Spirit) da Ferme Jacobs, Valana é classificada 95 pontos. Na categoria vitalícia Blondin Goldwyn Subliminal (Goldwyn x Red Marker) se destacou superando Lovhill Goldwyn Katrysha (Goldwyn x Encounter), ambas são classificadas 96 pontos, mas atualmente, Subliminal mostra mais qualidade e firmeza no sistema mamário.
Chegava a hora do Grande Campeonato, mas o que dizer de Rosiers Blexy Goldwyn (Goldwyn x Dundee), incrível úbere, 5 partos e muita força leiteira, esse era seu dia. A Reservada Grande Campeã foi propriedade Co-Vale Dempey Dina 4270 (Dempsey x Jasper), uma classe de vaca também por si. A Terceira Melhor Fêmea foi Tk-Plain-View Ripley (Dempsey x Outside), essas duas filhas de Dempsey são de propriedade da Milksource Genetics, outro estabelecimento que tem sido uma grande força no cenário de exposições na América do Norte. De novo a exposição foi um grande espetáculo para todos que apreciam boas vacas e o que tem de melhor no setor leiteiro. Braedale Goldwyn foi o melhor touro da exposição, um incrível reinado de 9 anos, sendo apenas interrompido em 2015 quando o melhor touro foi Pine-Tree Sid.
No final o Melhor Criador pelo sexto ano foi a Ferme Jacobs, que faz um incrível trabalho no estado de Quebec no Canadá, em 2016 a Ferme Jacobs não trouxe animais pois Yan Jacobs, um dos sócios tinha sido jurado auxiliar na exposição. A Ferme Jacobs também foi o Melhor Expositor. E para fechar com chave de ouro a Suprema de 2017 foi a Holandesa, Rosiers Blexy Goldwyn (Goldwyn x Dundee), a Reservada Suprema foi a Jersey, Musqie Iatola Martha (Iatola). Grande exposição, grandes vacas e grande confraternização de apreciadores de vacas de leite ao redor do mundo…