O tradicional concurso Supremas e Nomeadas comprova a excelência na criação da raça
Fotos Wagner Correa
A Fazenda Barreiro Alto, do associado Mauro Antônio Costa de Araújo fez a Suprema Vaca Nacional do ano passado, com o animal Meara Goldwyn Carly-TE
O associado Aniceto Manuel Aires também se destacou a nível nacional
Após um ano participando de exposições pelo Brasil, trabalhando de forma séria e alcançando conquistas, chegou a hora dos expositores da raça Holandesa participarem a nível nacional do concurso Supremas e Nomeadas.
Entrando na sua 21ª edição, o concurso é uma realização da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa com o apoio de suas filiadas. Participam do concurso expositores de todo o Brasil que preencham os quesitos do regulamento. Segundo a Superintendente Técnica Substituta da ABCBRH, Bruna Schiefelbein, “o concurso Supremas e Nomeadas é uma ótima oportunidade dos expositores que tiveram animais premiados nas exposições ranqueadas de todo o Brasil terem seus animais em uma vitrine nacional”. Ela ressalta que não há nenhuma taxa de inscrição para participar do concurso e os animais serão escolhidos pelos jurados do Colégio Brasileiro de Jurados de Pista – CBJP até o final de abril.
A Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais – ACGHMG convida os associados para participarem do concurso. Segundo o Diretor Executivo da ACGHMG, Dr. Silvano Carvalho “o prêmio é um reconhecimento nacional tanto para o expositor, quanto para todo o rebanho”.
As inscrições estão abertas até o dia 10 de março e referem-se à participação dos associados da raça Holandesa nas exposições do ano de 2016. Os julgamentos serão realizados pelos jurados do CBJP que irão avaliar até final de abril.
Vale relembrar que muitos associados mineiros já foram agraciados com essa premiação máxima da Raça Holandesa. Ano passado, o destaque foi para o associado Mauro Antônio Costa de Araújo com a conquista da Suprema Vaca Nacional, com o animal Meara Goldwyn Carly-TE. Vale ressaltar também a participação dos associados da Mineira Adahilton de Campos Bello, Aniceto Manuel Aires, Armando Eduardo de Lima Menge, Gustavo Gomes Fernandes e Outros, Luiz Fernando Pinto Monteiro de Barros, Marcio Maciel Leite, Mauro Antônio Costa de Araújo, Ricardo e Thiago Cipriano Pinto, Rui da Silva Pinto Junior e Outros, Sekita Agronegócios e Virgilio Pampanelli Neto, que conquistaram também importantes colocações. 41% dos animais indicados eram do Estado de Minas Gerais, comprovando que os mineiros são referência na criação da raça no Brasil.
Associados da Mineira, participem! Vocês poderão ser os próximos a conquistarem um prêmio a nível nacional e uma importante valorização do seu rebanho.
NORMAS DO CONCURSO
1. EXPOSIÇÕES RANQUEADAS
As exposições Homologadas são aquelas realizadas atendendo as normas estabelecidas pelo CDT/ABCBRH e que tiveram no mínimo 50 animais julgados e de no mínimo 05 expositores participantes (Veja no site as Exposições Homologadas de 2016).
2. ANIMAIS PARA PARTICIPAÇÃO:
As fêmeas que poderão participar do Concurso são aquelas que participaram de uma ou mais Exposições Ranqueadas do ano 2016, e obtido no mínimo, uma das classificações abaixo discriminadas:
a. Campeã, Reservada campeã e ou terceira melhor classificada nos campeonatos por idade, por produção(vitalícia) e ou no Campeonato Vaca Nacional das exposições regionais ranqueadas;
b. Até a sexta melhor classificada de cada campeonato por idade e as 3 (três) Melhores Vacas Nacionais das seguintes exposições: EXPOHOL, EXPOJOVEM, EXPOFRISIA/PR, EXPOLEITE/RS, EXPOLEITE/PR, EXPOINTER/RS, EXPHOMIG/MG. A observação referente à alínea acima, também será aplicada para a EXPOHOL.
c. Expositor de fêmeas que no decorrer do ano 2016, participou com as mesmas fêmeas no campeonato novilha e de vaca, em virtude do parto, deverá optar e inscrever as candidatas em apenas um dos campeonatos de novilha ou da vaca.
d. As Fêmeas inscritas no Supremas e Nomeadas 2016 em suas categorias e que foram, Campeãs, Reservadas e Terceiras Melhores classificadas nos Campeonatos Fêmea Jovem e Grande Campeonato de exposições ranqueadas, também participarão do Campeonato Supremas e Nomeadas Fêmea Jovem Nacional e Vaca Nacional.
3. PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO
Preencher os dados da ficha, que se encontra no site www.gadoholandes.com.br, e encaminhar a ABCBRH juntamente com uma fotografia da fêmea do ano da exposição de 2016 em que a fêmea participou, devidamente identificada no nome da imagem. A foto do animal deve ser em formato JPEG, em boa resolução e não deve apresentar identificações tais como faixas de premiações e outros adereços.
Obs.:- CAMPEONATOS VÁLIDOS PARA O CONCURSO: Campeonato Bezerra Mirim, Campeonato Bezerra Menor, Campeonato Bezerra Júnior; Campeonato Bezerra Intermediária; Campeonato Bezerra Sênior; Campeonato Novilha Menor; Campeonato Novilha Júnior; Campeonato Novilha Intermediária; Campeonato Novilha Sênior; Campeonatos Fêmea Jovem Nacional; Campeonato 1 ano Parida; Campeonato 2 Anos Júnior; Campeonato 2 Anos Sênior; Campeonato 3 Anos Júnior; Campeonato 3 Anos Sênior; Campeonato 4 Anos; Campeonato 5 Anos; Campeonato Vaca Adulta; Campeonato Vaca Vitalícia e Campeonato Melhor Vaca Nacional.
4.PRAZO
O prazo para envio das inscrições: até 10 de março de 2017
Endereços de e-mail para enviar as fotos:
Bruna Schiefelbein- bruna@gadoholandes.com.br
José Ernesto Ferreira: nenetowf@hotmail.com
Altamir Marques: altamir@gadoholandes.com.br
Viviane Marques: diretoria@gadoholandes.com.br
OBS: Não será necessário o envio das fotos por correio.
5. PODER DE VETO
A Comissão de Seleção das Supremas e Nomeadas detém o poder para excluir do Concurso, se entender como incorreto ou prejudicial, as inscrições recebidas: Exposição Não Ranqueada; Exposições não regulares junto ao CBJP; inscrição fora do prazo; fotos inadequadas; Fotos maqueadas por scaneamento e outros quesitos considerados irregulares pela Comissão de Seleção.
A sistemática operacional de seleção dos animais será definido pela Comissão de Seleção. Entende-se como a sistemática operacional: diálogo, manifestação de opiniões de um determinado jurado; pedidos de opiniões, sigilo entre os membros. Contudo, cada membro da Comissão de Seleção responsabilizar-se-á pelo seu veredicto que será levado ao conhecimento público.
NOTA IMPORTANTE
Considerando que, somente as fêmeas classificadas no campeonatos (vide as classificações válidas acima) nas exposições ranqueadas poderão participar do Concurso de Supremas e Nomeadas, favor observar quanto às normas de ranqueamento se foi atendida pela exposição onde o seu animal obteve a classificação necessária.
Mais informações : www.gadoholandes.com.br/concurso-de-supremas-e-nomeadas-do-ano-20162017/