UM BRINDE AO LEITE!

Conhecido como ouro branco…É tempo de festejar esse bem tão precioso!

Junho é o mês de comemorar o chamado ouro branco dos nossos produtores, o Leite. Seja no dia 1 de junho, Dia Mundial do Leite ou no dia 24 de junho, Dia Internacional do Leite é hora de festejar e cuidar cada vez mais da produção com qualidade.

A data é motivo de muita festa para Minas Gerais. O estado se mantém como o maior produtor de leite do país. Ele está presente em todos os momentos de nossas vidas, seja no tradicional “pingado” (café com leite), no queijo, iorgute ou mesmo de forma indireta, na produção de apetitosas guloseimas.

Imagem: Freepik.com

No Brasil, a data ganha cada vez mais força diante da importância do leite para a economia do país. O leite está entre os seis primeiros produtos mais importantes da agropecuária brasileira, ficando à frente de produtos tradicionais como café beneficiado e arroz. O agronegócio do leite e seus derivados desempenham um papel relevante no suprimento de alimentos e na geração de emprego e renda para a população.  O rebanho leiteiro brasileiro é o segundo maior do mundo, ficando atrás apenas do da Índia. São cerca de 70 milhões de animais utilizados na pecuária de leite, entre vacas, novilhas, bezerras e touros.


CHEGA DE FAKE NEWS!

1. A VACA PRODUZ LEITE SÓ QUANDO GERA UMA CRIA
VERDADE. Ela só vai induzir a lactação, após o parto. Porém, ela pode produzir leite, mesmo sem a presença do bezerro.

2. É RUIM SEPARAR O BEZERRO DA VACA
MENTIRA. Ao contrário, ajuda. Com o melhoramento genético e a evolução dos animais, vacas como a Holandesa, Jersey e Girolando produzem grande volume de leite. Ao separar o filhote, é possível fazer a mamada controlada evitando que o bezerro sofra com diarreias, distúrbios ou mesmo morra.

3. LEITE ENGORDA
MENTIRA. O leite tem várias categorias: desnatado, semidesnatado, entre outros. Por isso, ele pode ser consumido conforme a necessidade de cada um. O leite faz parte de uma dieta equilibrada, nutritiva e saudável. Além de também existir o leite sem lactose e o proveniente de vacas A2A2, que não desencadeia reações inflamatórias no organismo.

4. O LEITE ESTÁ CHEIO DE ANTIBIÓTICOS E HORMÔNIOS
MENTIRA. Os hormônios, quando utilizados na produção de leite, são metabolizados pelo organismo do animal e não deixam resíduo no leite. Já os antibióticos, usados somente para conter infecções nas vacas, decorrem em períodos de carência, durante os quais o leite NÃO pode ser comercializado.

5. OS HUMANOS SÃO OS ÚNICOS MAMÍFEROS QUE BEBEM LEITE NA VIDA ADULTA
VERDADE. O desmame das outras espécies ocorre por duas razões: primeiro, o filhote passa a consumir outros alimentos; e segundo, a fêmea precisa poupar energia para um novo processo de gestação. Outra questão é que somos a única espécie que desenvolveu técnicas para criação de animais mamíferos.

BENEFÍCIOS DO LEITE PARA NOSSA SAÚDE!

DEIXA FELIZ
Rico em vitamina D, ajuda a prevenir transtornos como depressão e ansiedade, se associado à exposição adequada à luz do Sol.


DIMINUI A PRESSÃO ARTERIAL
Leite de vaca é fonte de potássio, mineral com capacidade vasodilatadora e anti-hipertensiva.


AJUDA A CRESCER
Cerca de 100 ml de leite integral possui 123 mg de cálcio. Elemento essencial para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.


FAZ BEM PARA OS MÚSCULOS
Colabora para o aumento e regeneração dos músculos após os treinos. E tem mais: contém caseína e soro do leite, proteínas de construção muscular.


Fontes: Faemg/Senar e IBGE

Parabéns a todos os associados, produtores e suas equipes por trabalharem diariamente em prol da qualidade desse bem tão precioso, o leite.