Exphomig muda novamente de casa e agora chega a sua 26ª edição na região do Alto Paranaíba
Foto Wagner Correa
A mais importante exposição de gado Holandês de Minas Gerais chega ao Alto Paranaíba e será realizada durante a Fenacampo, a maior feira de agronegócios da região e uma das mais importantes do Estado.
O evento acontecerá no período de 30 de agosto a 1 de setembro, no Parque de Exposição de São Gotardo – MG.
Em sua 26ª edição a Exphomig vem de Belo Horizonte, local onde foi realizada no ano de 2016, vinda da Megaleite. O evento aconteceu durante seis anos na região de Barbacena, o que foi essencial para seu crescimento pela proximidades de grandes criadores e investidores. As mudanças no cenário do país e a rápida expertise da diretoria da Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais – ACGHMG adaptaram o evento para parcerias que contribuíram para a expansão do universo de prospectes e também para os patrocinadores sem em momento algum deixar que o evento perdesse sua importância para raça, mercado, criadores e expositores.
A programação está repleta de ótimas oportunidades de negócios e conhecimento, além do julgamento da raça Holandesa haverá também dia de campo, leilão, feira de negócios, entre outras atrações.
Segundo o Presidente do Conselho Administrativo da Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais – ACGHMG, Leonardo Moreira, “a Associação está dirigindo todos os esforços necessários para mostrar que pode agregar valor aos criadores de gado Holandês em Minas Gerais e no Brasil”.
A equipe da Associação Mineira está trabalhando arduamente para realizar uma exposição de muita qualidade. “Estamos tentando mobilizar um grande número de criadores para trazerem seus animais, mostrarem seu trabalho em pista”, comenta o Diretor Executivo da Associação Mineira, Dr. Diego Santos.
A organização do evento está disponibilizando 150 argolas. O julgamento acontecerá nos dias 30 de agosto, gado jovem e 1º de setembro, gado adulto. O jurado de pista será Dr. Luís Felipe Grecco de Mello.
A importância da exposição para o agronegócio sempre atraiu parceiros de peso o que a consagrou como case de sucesso da raça.
FENACAMPO E EXPHOMIG
Em 2012, ano de estreia da Fenacampo, o evento foi organizado em conjunto com a tradicional Fenacen, contando com mais de 400 visitantes nos dois dias de feira e um volume de negócios estimado em mais de R$25 milhões de reais.
No ano seguinte, sua trajetória de crescimento é demonstrada com a ampliação da estrutura da feira e parcerias robustas, que em sua maioria confiaram e apostaram no evento estreante no ano anterior, retornaram e novamente obtiveram grande sucesso. O crescimento não parou por aí. Em 2014, com uma estrutura ainda maior, as áreas de estandes e exposição de máquinas foi ampliado o que consolidou a Fenacampo no calendário do agronegócio regional, repetindo o sucesso no ano seguinte.
A chegada do gado aconteceu em 2016, com a realização da primeira exposição de Holandês durante o evento. A soma dessas forças firmou a Fenacampo como uma feira focada no agronegócio, tanto na agricultura, quanto na pecuária.
Esse esforço conjunto é a receita certa para o crescimento de ambos os eventos que se fortalecem mutuamente, tornando o todo muito maior que a soma das metades e comprova o seu constante crescimento. Assim é também a trajetória da Exphomig que a cada ano foi ampliando e construindo novas oportunidades.
GRANDES PRÊMIOS
Uma das tradições da Exphomig são os dois prêmios rotativos criados para a Grande Campeã e a Campeã Fêmea Jovem. Taças feitas em estanho, com design exclusivo para a exposição. Para o expositor conquistar os prêmios ele terá que escrever o seu nome por três anos consecutivos ou cinco anos alternados na respectiva categoria.
O troféu da Grande Campeã feito em homenagem ao criador João Alfredo de Castilho foi conquistado, no ano passado, definitivamente pelo expositor Aniceto Manuel Aires. Erika Patrus Nolli, Ellos José Nolli, Felipe Eduardo Nézio Reis e Gilberto Carvalho Esteves foram os nomes também gravados na taça. Já que o grande prêmio, agora, faz parte do acervo da fazenda Estrela Azul, a organização já produziu uma nova taça e uma nova homenagem. Você quer saber mais? Vale a surpresa… Participe da exposição e você verá de pertinho o prêmio que começará uma nova trajetória pelas fazendas dos grandes expositores.
A premiação da Campeã Fêmea Jovem já tem os seguintes nomes gravados: Felipe Eduardo Nézio Reis, Gilberto Carvalho Esteves, Aniceto Manuel e no ano passado Marcelo Elias Rigueira. Por enquanto, ninguém está perto de conquistar o prêmio definitivamente.
Fica aqui o desejo de boa sorte a todos os participantes e a expectativa para onde irão as belas taças.
Mais informações: www.gadoholandes.com/exphomig ou 32 4009-4300
SÃO GOTARDO E REGIÃO TEM GRANDES ATRATIVOS DE NEGÓCIOS
O Alto Paranaíba é uma das dez regiões de planejamento do estado de Minas Gerais, juntamente com o Triangulo Mineiro, pertencem à Mesorregião do Triangulo Mineiro e Alto Paranaíba. Destaca-se pelas belíssimas cidades turísticas que compõem o Circuito da Canastra, sobretudo no município de Araxá. A cidade pertence ao Circuito Tropeiros de Minas.
Em comparação com as demais mesorregiões do estado, dispõe do terceiro maior contingente populacional e da segunda maior área, além de ser a segunda maior economia do Estado. O município tem na agricultura a sua principal atividade econômica, seguida da pecuária de leite, comércio e indústria. A agricultura tem uma produção altamente diversificada, com aplicação de alta tecnologia, constantes de projetos de pesquisa, assistência técnica que resultam em índices elevados de produtividade.
A região do Alto Paranaíba é a segunda maior bacia de leite do Brasil e está em pleno crescimento, sendo um dos grandes atrativos para a realização da Exphomig 2017.
JURADO OFICIAL
O jurado oficial da Exphomig 2017 é o Médico Veterinário, Dr. Luis Felipe Grecco de Mello formado pela Universidade de São Paulo.
Há 29 anos, Dr. Luis faz parte do Colégio Brasileiro de Jurados da Raça Holandesa, sendo também jurado oficial das raças Girolando e Jersey.
Atuou no Brasil e no exterior com destaque para a Exposição Nacional do Uruguai das raças Holandesa e Jersey. Como jurado do Holandês, ele percorreu vários Estados no Brasil julgando animais no Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Dr. Luis participou de importantes exposições nacionais, dentre elas a Fenasul – RS; Exposição de Gado Jovem, em Castro – PR; Exposição Nacional de Gado Holandês Jovem, em Itanhandu – MG; Exposição de Barbacena – MG; Superagro, em Belo Horizonte – MG; Expoitanhandu, em Itanhandu – MG; Feagro – SC; entre outras. Atualmente é gerente técnico de raças leiteiras pela Semex do Brasil.
PROGRAMAÇÃO EXPHOMIG 2017
30/08 – 12H – Abertura da Fenacampo
31/08 – 14h – Julgamento Gado Jovem
01/09 – 07h – Dia de Campo Sekita
13h30 – Julgamento Gado Adulto
17h – Leilão Sekita