O engenheiro e associado da raça Holandesa, Cacá mostra que é possível unir negócios e ampliar os ganhos
A última edição do ano traz uma história repleta de paixões e realizações. A coluna ALÉM DO LEITE mostra que é possível ampliar as oportunidades levando o campo para a cidade e unir a formação profissional com o amor pelo gado de leite.
O associado Carlos Augusto de Assis Lima, proprietário do Sítio Córrego do Prata, em Ressaquinha – MG, conhecido carinhosamente pelo meio rural como Cacá, é Engenheiro de Sistemas e Computação e atua na área de Tecnologia da Informação e Engenharia de Sistemas. Se você acha que não tem nada a ver com a produção de leite está enganado. Morando em São Paulo, mesmo com bons profissionais apoiando na fazenda, como ele iria gerenciar a propriedade de longe? Ele uniu duas paixões, o gado de leite com a sua formação profissional. O que no início era um problema virou um produto, ele criou o SobControle Fazenda. O sistema é uma ferramenta que ajuda o criador a controlar fatores decisivos de sua produção leiteira, como reprodução, estoques, produção e muito mais. E detalhe, tudo isso em tempo real e de uma forma simples. “O SobControle Fazenda permite monitorar em tempo real, todos os acontecimentos da propriedade, auxiliando na avaliação das metas, resultados e controle de estoque”, comenta Cacá.
O SobControle é totalmente integrado ao Serviço de Registro Genealógico das associações Jersey e Girolando, e em breve também estará totalmente integrado ao SRG da raça Holandesa; além dessa facilidade possui suporte especializado formado por Zootecnistas, Veterinários, Geneticistas, Fazendeiros de Leite e Técnicos de TI. O criador pode acompanhar o manejo, atividades zootécnicas, uso dos estoques e atividades de seus colaboradores. Sempre que estiver conectado, ele tem a visão completa de como está a situação da sua fazenda naquele momento. Outra vantagem é que o criador pode acessar de qualquer computador, celular ou tablet e funciona perfeitamente com ou sem acesso à Internet.
O sistema atende a qualquer tamanho de propriedade que tenha seu plantel registrado na sua respectiva associação. “Há vários planos adequando ao tamanho da fazenda”, enfatiza Cacá.
O sistema está no ar desde 2015 e já possui mais de 2.800 propriedades cadastradas.
Mais informações: www. sobcontrole.com.br