Marcelo Hentz Ramos
Médico Veterinário e PhD
As bezerras recém-nascidas precisam de cuidados essenciais para garantir que os animais tenham a oportunidade de expressar a capacidade de ser uma vaca produtiva na fazenda. Seis desses cuidados essenciais serão abordados abaixo:
1 – Quantidade e concentração: 4 L de colostro / 150 g de IgG
Colostro é essencial para a bezerra receber os anticorpos (defesas) da mãe, pois essa ainda não é capaz de produzir seu próprio anticorpo. Fornecer 4 litros de colostro de alta qualidade (150 g de imunoglobulina G) ajuda o animal a receber a quantidade correta de anticorpos para o desenvolvimento do sistema imune. Entretanto, dados americanos têm mostrado que 30% das bezerras recém-nascidas recebem colostro de baixa qualidade ao nascimento, o que deixa estes animais com um grande risco de ficar doente. Outros estudos tem mostrado que próximo de 50% das vacas em um rebanho possui colostro de baixa qualidade, o que certamente precisa ser manejado para assegurar uma correta transferência de imunidade passiva para as filhas.
Níveis de anticorpos no colostro não podem ser detectados visualmente e seguindo o mesmo conceito, colostro “gordo” não significa colostro bom. Para testar a qualidade do colostro, o técnico pode utilizar um colostrômetro, refratômetro ou bolas coloridas.
2 – Vacinar as vacas ajuda, mas não garante 100% de imunidade para filhas
Uma vaca que recebe vacina contra diarreia não transmite todos os anticorpos necessários para suas filhas. Toda vaca possui uma variabilidade na sua capacidade de resposta da vacina contra diarreia. O tempo da vacina é de extrema importância bem como o conteúdo da vacina é manejado no momento da vacinação. Certamente uma vacina estará comprometida se esta foi congelada, teve contato direto com o sol ou foi deixada fora de refrigeração.
3 – Tempo é a palavra chave
Até mesmo quando uma bezerra recebe colostro de alta qualidade, se o tempo de administração do colostro não for correto a proteção será diminuída. A habilidade da bezerra em absorver anticorpos diminui de acordo com o tempo. Se o colostro for fornecido 12 horas após o nascimento, a porcentagem de anticorpos absorvidos será reduzida em 50%. Sendo assim deixamos a mensagem de extrema importância para que as bezerras recebam 4 litros de colostro dentro das seis primeiras horas após o nascimento.
4 – Limpeza: para o colostro e para maternidade
Um experimento realizado nos EUA mostrou que 45% de todos os colostros analisados continham mais de 100.000 UFC/ml (bactérias). Uma quantidade suficiente para deixar qualquer bezerra doente. A maneira como o colostro é coletado é de extrema importância. Em um colostro quente a quantidade de bactérias dobra a cada 20 minutos, portanto o resfriamento do mesmo é essencial. Limpeza periódica da maternidade deve estar entre os protocolos da fazenda.
5 – Limpeza de equipamentos
Pense de maneira bem simples: em todo material utilizado para coleta do colostro, se você tivesse que utilizar qualquer um, você teria coragem de beber água contida nestes materiais? Se a sua resposta é não, então não está limpo. Crie um protocolo de limpeza para todo o equipamento.
6 – Atenção a detalhes
Talvez uma área da fazenda que precise de alguém com grande capacidade de prestar atenção aos detalhes seja a maternidade. Além de detalhe, também precisamos nos orientar sobre a importância de consistência: protocolos devem ser realizados como estão descritos faça sol ou faça chuva.
O futuro do seu rebanho passa pela qualidade do tratamento das bezerras recém-nascidas. Certamente um processo onde devemos colocar foco na fazenda.
Fonte: Rehagro. Adaptado de: Back to the basics: 6 tips to get calves off to a great start. Bobbi Brockmann. Dairy Herd Management.