O Médico Veterinário Dr. Jarbas de Oliveira Júnior um apaixonado pela raça Holandesa transforma o conhecimento em investimento, começa a produzir leite e formar o seu próprio plantel com o afixo Joliver
O nosso bate-papo desta edição é com o experiente Médico Veterinário e associado Dr. Jarbas de Oliveira Júnior, proprietário do Sítio Sertãozinho, em Virginia – MG. Formado há mais de 35 anos, ele trabalhou com renomados nomes da raça Holandesa, como o saudoso Manuel Jacinto Gonçalves. A cada ano, em meio às consultorias e trabalho como Médico Veterinário ele observou e aprendeu muito sobre a raça Holandesa, com isso não teve como, a paixão pelos animais se transformou em investimentos e Jarbas resolveu formar o seu próprio plantel, assim nasce o afixo Joliver. Com cautela ele investe de forma consciente e aproveita para dar dicas essenciais na hora de começar o seu negócio na raça Holandesa.
E vamos aproveitar o mês para homenagear todos os Médicos Veterinários que com muito profissionalismo cuidam dos nossos animais!!!
ESTRUTURA
DR. JARBAS DE OLIVEIRA JÚNIOR: Formei em 1986 e comecei a trabalhar com um grupo de criadores de gado de leite aqui na minha região, em Itanhandu e nesse meio tempo fui fazendo algumas pós-graduações na área. Além disso, prestei muita consultoria para criadores da região onde sempre predominou a criação do gado Holandês pegando assim mais experiência com a raça.
A partir daí resolvi investir. No momento estamos construindo um Compost Barn para colocar as vacas em lactação. Optei por essa estrutura por ser mais sustentável do que outros tipos de exploração leiteira.
A média atual da minha propriedade está girando em torno de 31 kg por vaca/dia, mas acredito que quando o compost estiver pronto vai melhorar bastante a nossa produção.
A nossa recria fica em piquetes com fornecimento de silagem, ração, feno e mineral.
Além da raça Holandesa criamos também gado de corte: cria-recria- engorda-terminação.
O DIA A DIA
JJ: A minha esposa Marcela, minha parceira, que ama os animais e me estimula está sempre presente e os filhos estão seguindo outros caminhos, pelo menos por enquanto…
Noto que a minha formação só me ajuda, pois algumas fazendas que fiz consultoria eu também fazia alguma parte administrativa e com isso consigo conciliar as duas visões e assim tenho ainda mais segurança em minhas decisões.
DESAFIOS
JJ: As pessoas que entram na atividade, elas erram muito principalmente com relação a alimentação do gado, pois não procuram um profissional, um nutricionista da área que está preparado para avaliar as fontes de alimentação disponível na região e na fazenda para oferecer aos animais. Ressalto que para quem está começando eu diria que é imprescindível contratar um profissional nessa área.
Além disso, eu sempre falo que a fazenda tem que seguir um tripé: ração, genética e sanidade. Ele tem de ser muito bem feito. Tudo isso dentro de um conforto animal que é importantíssimo. Todos esses quesitos serão muito bem norteados por um Médico Veterinário experiente e garanto que a margem de erro será muito, muito menor.
RENDA
JJ: A minha receita hoje é exclusivamente com o leite. Como eu ainda estou formando o meu plantel a venda de animais somente acontecerá daqui um tempo sendo assim uma segunda renda para a fazenda.
FOCOS
JJ: O criador deve sempre focar na comida, no conforto animal e no manejo para otimizar inclusive a mão de obra. É aquele tripé: ração, genética e sanidade.
É imprescindível investir em genética quando falamos na atividade leiteira. As provas genômicas facilitaram muito e deu muita pressão de seleção dos touros hoje.
Para melhorar a produção de leite de um rebanho devem-se fazer as duas coisas, melhoramento genético e melhoramento na alimentação. Ao melhorar a alimentação a resposta é quase imediata, já a genética é uma ferramenta que agente tem para assegurar animais melhores nas próximas gerações e isso a resposta demora mais um pouco, mas com os estudos provados de inseminação artificial, provas genômicas, você consegue facilmente ter informações de vários touros melhoradores. Hoje temos touros disponíveis para melhorar sólido, gordura, proteína, saúde, desempenho reprodutivo, etc…É importante sempre pesquisar e saber o que realmente precisa para melhorar o rebanho.
É importante sempre pesquisar e saber o que realmente precisa para melhorar o rebanho
NORTEANDO OS INVESTIMENTOS
JJ: Os serviços da Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais como Controle Leiteiro, Classificação Linear para Tipo, entre outros, são muito importantes para a fazenda. É uma maneira de oficializar os nossos números com segurança e nos dá uma direção para onde estamos indo, principalmente no momento atual de transição que o país está vivendo, temos que ter certeza e segurança nos nossos investimentos. O trabalho da Associação Mineira gera os números que a gente consegue avaliar se estamos no caminho certo, se as vacas estão melhorando o leite, se a genética que estamos usando está dando o resultado que a gente esperava. Tudo isso é muito importante, pois conseguimos acumular dados que você vai avaliando dentro da fazenda, dando assim um norte para o crescimento consciente do negócio.
Sitio Sertãozinho onde o tipo e a produção se encontram