DELÍCIA EM FAMÍLIA

Atualmente a Fazenda Baixadão é referência na produção de leite, cultivo de café e agora amplia os negócios para a produção de doce de leite

A coluna ASSOCIADO EM PAUTA faz uma homenagem super especial a todas as mulheres e amigas da raça Holandesa. Compartilhamos a história de três mulheres, irmãs e empreendedoras que juntas trabalham adoçando a vida de muita gente!

No coração da Fazenda Baixadão, três irmãs escrevem sua própria história, unindo tradição, conhecimento e paixão pelo que fazem.

Helena, Luisa e Rachel, três irmãs e uma paixão em comum: o desejo de criar algo que celebrasse os momentos mais simples e preciosos da vida. Foi assim que nasceu o doce de leite Manna: cremoso, autêntico e feito com o carinho de quem acredita que compartilhar é a melhor parte.

Atualmente a Fazenda Baixadão é referência na produção de leite, cultivo de café e agora amplia os negócios para a produção de doce de leite. A nossa entrevistada é a Médica Veterinária, Dra. Helena Frota que conta os detalhes dessa nova empreitada e mostra como é importante para a vida financeira da propriedade diversificar os negócios.

As irmãs Helena, Luisa e Rachel focadas no novo negócio

JORNAL HOLANDÊS: Qual das irmãs é responsável pela produção?
HELENA FROTA: O doce de leite Manna é produzido pela minha irmã mais velha, a Rachel. Ela é fisioterapeuta de formação, mas veio nos ajudar na fazenda e acabou encontrando uma paixão junto ao nosso sistema de produção de leite.

JH: Como surgiu a ideia?
HF: Inicialmente minha irmã veio para fazenda para nos ajudar na administração e na cafeicultura. Além do trabalho na fazenda, ela seguia também como fisioterapeuta. Como estava atuando em áreas muito distintas, começamos a pensar em alguma forma dela ficar integralmente na fazenda, mas com algo que agregaria também para a propriedade. Assim, surgiu a ideia da verticalização.

JH: Uma boa solução para melhorar renda na propriedade de leite é diversificar os negócios. A Fazenda Baixadão já é referência na produção de leite e café, posso agora agregar o doce de leite?
HF: Sim. Os novos desafios nos motivam, nos engrandecem, nos fortalecem e sempre agregam. O doce de leite tem esse propósito!

JH: Quais os diferenciais na produção?
HF: No seu primeiro curso na área de derivados do leite, ela levou as análises do nosso leite. O professor, surpreendido com a qualidade do nosso leite, disse que o doce seria um produto espetacular para ser desenvolvido com um leite com CCS e CBT tão baixos. Além disso, já temos mais de 70% de nossos animais A2A2, que é o leite de fácil digestão por não conter a beta-caseína A1.
Unimos o leite extremamente puro e saudável, A2A2, a ingredientes de qualidade e níveis equilibrados de açúcar para produzir o doce de leite mais puro e saboroso.

JH: Quais as características que diferenciam o leite A2A2?
HF: Sim, nosso rebanho é todo Holandês. O leite A2A2 contém apenas a proteína A2A2, que está relacionado a beta-caseína, uma das principais proteínas do leite de vaca. A beta-caseína a2 possui fácil digestão e é menos propensa a causar desconforto gastrointestinal quando comparada a beta-caseína a1.Durante a digestão da beta-caseína a1 é produzido um peptídeo chamado beta-casomorfina-7, que causa desconforto gastrointestinal e inflamação em pessoas sensíveis. No caso da beta-caseína a2, não existe a formação desse peptídeo beta-casomorfina- 7.

A proteína do leite é muito rica e importante para o nosso organismo. A principal proteína do leite é a caseína, que é formada pela beta-caseína. E essa caseína é rica em aminoácidos essenciais, que são importantíssimos para funções metabólicas e estruturais do nosso organismo.

Principais benefícios da proteína do leite: crescimento e reparo muscular; ⁠fortalecimento do sistema imunológico; ⁠melhoria na função cognitiva; ⁠manutenção da pele, cabelos e unhas; ⁠regulação da energia e metabolismo; ⁠manutenção da saúde cardiovascular; ⁠melhor desenvolvimento infantil.

O leite A2A2 é, portanto, uma opção saudável e mais leve para o organismo.

JH: Como o produtor de leite pode produzir o leite A2A2?
HF: Seleção genética. A utilização de sêmen A2A2 e a identificação das fêmeas A2A2, através da genotipagem, permite ao produtor optar por ter um rebanho A2A2.

JH: Os serviços realizados pela Associação Mineira ajudam na logística da saúde e do bem estar dos animais?
HF: Sim, acredito que todo tipo de controle gera mais organização e, assim, eficiência no sistema de produção.

JH: Como é a logística de produção até a embalagem e distribuição do doce?
HF: Temos um tanque de expansão de 1000 litros, que armazenamos diariamente o leite A2A2 que é destinado para a produção do doce. Ao leite integral é adicionado o açúcar e inicia-se o cozimento do doce, até dar o ponto. O doce é envasado em potes de 290 gramas e 400 gramas. Após o envase é feita a rotulagem. E aí sim, está pronto para ser distribuído.

JH: Como você vê o papel da mulher nos negócios?
HF: Aqui em casa somos a maioria, três filhas. As mulheres aqui se posicionam, se organizam, criam oportunidades e se dedicam intensamente em cada projeto.

JH: Como o nosso leitor pode adquirir essa delícia?
HF: Pelas nossas redes sociais, no instagram @mannalaticinios, é só clicar no link da bio que será encaminhado para o nosso whatsapp.

JH: Aproveitando o momento, que tal uma receita fácil e rápida para os nossos leitores, claro, com doce de leite?
HF: Amo o sorvete de doce de leite.
Bater o creme de leite fresco na batedeira, adicionar 400 gramas de doce de leite Manna, bater mais um pouco. Depois colocar em uma forma e colocar mais algumas colheradas de doce de leite. Colocar no congelador e depois de 2 horas está pronto um sorvete super cremoso!