Segundo o jovem Mauro Eli de Melo Júnior é necessário ficar de olho
nas novas tecnologias e sempre investir para não ficar para trás!!!
Fim de ano… Momento de reflexão, renovação e gratidão… Em clima natalino, onde celebramos a união familiar, aproveitamos a história do jovem produtor de leite, Mauro Eli de Melo Júnior para homenagear a família Holandesa.
Ele é proprietário da Fazenda Nutrileite, localizada em Brejo Bonito – Minas Gerais, e detentor do afixo Nutrileite. “A família está a 33 anos produzindo leite com a raça Holandesa e todos são extremamente apaixonados pela raça”, comenta com orgulho. De avô, para pai e filho…Assim as gerações vão investindo e ampliando os negócios.
Atualmente a fazenda trabalha com o sistema de Compost Barn, no último ano foi finalizada a construção do segundo galpão da propriedade e as obras nunca param, já estão planejando aumentar ainda mais a estrutura. Vale a pena conhecer a visão desse jovem empreendedor onde os investimentos nunca podem parar…
HISTÓRIA DE GERAÇÕES
Tudo começou quando meu avô comprou 5 vaquinhas e começou a tirar leite à mão, isso em meados de 1990. Nessa época meu pai e seu irmão começaram a ajudar meu avô na atividade e foi tomando gosto e paixão pela pecuária leiteira. Anos depois meu pai seguiu na atividade sozinho. Com o tempo ele começou um novo projeto na cidade, uma fábrica de ração para vacas de leite e as coisas foram dando cada vez mais certo… Seu tempo na fazenda foi ficando mais curto. Em 2012 comecei a acordar de madrugada e às 4 da manhã já estava no curral, ganhando assim alguns trocadinhos “, mal sabia eu que ali estava minha paixão e meu propósito, a raça Holandesa!!!
EVOLUINDO COM ORGULHO
Acredito que essa transição de pai para filho deixou meu pai bastante orgulhoso, por me ver seguindo o mesmo caminho dele e do meu avô, e também por dedicar maior parte do meu tempo na atividade leiteira e estar sempre ali buscando aprender e evoluir como pessoa e profissional.
NÃO TEM PREÇO
Atualmente a maioria dos jovens buscam uma vida na cidade grande, talvez pela expectativa de emprego e uma vida melhor. Eu sempre optei por viver no campo… Quem não quer ter um trabalho dentro de casa? Risos…
A maior vantagem de viver no campo é ter a tranquilidade que só o campo proporciona, o sossego do fim de tarde, a conexão com os animais e a natureza, isso para mim não tem preço e sim um grande valor!
DIA A DIA
Meu dia na fazenda é organizar a rotina dos nossos amigos que lá trabalham, gerir pessoas e sempre analisar o que pode melhorar dia após dia. Sempre acreditando que somos capazes de dar o nosso melhor.
FAMÍLIA HOLANDESA
Associei-me a Associação da Raça Holandesa no final de 2019, quando vi que para agregar valor a meus animais, precisava registrar todos, e feito isso, conheci outros inúmeros benefícios por ser associado. Hoje a associação me auxilia nos Registro dos animais e também com a Classificação Linear, no próximo ano a meta é começar a fazer Controle Leiteiro.
INVESTINDO SEMPRE
Todo ano investimos algo na fazenda, hoje vejo que é quase impossível ficar sem algum investimento na pecuária leiteira, as coisas andam mudando bastante nos últimos tempos e se você não investe um ano, você volta dois para trás. Nosso próximo investimento é um Compost Barn para toda recria.
DICAS DE OURO
Meu conselho para enfrentar as dificuldades da produção é dar o melhor de si cada dia mais, buscar conhecimento e aproveitar o máximo das tecnologias que são oferecidas no campo hoje, ser o máximo eficiente da porteira para dentro, não se preocupar com mercado externo porque isso é um assunto que não temos poder de controlar. Sempre ter cautela na próxima jogada, nunca dar um passo maior que a perna.
EM BREVE…
Os projetos da Fazenda Nutrileite não param a cada dia um idéia nova!!! O próximo passo é irrigar nossas lavouras para aumentar a produção e qualidade da comida para nossos animais, e também, mudar todo nosso sistema de produção para ordenha robotizada. E isso em um futuro não tão distante!!!