Sobremesa com sabor de infância é perfeita para tardes frias e indispensável nas festas juninas.
Sobremesa de sabor delicado e bem brasileiro, a canjica – ou mungunzá, independente da região do país onde você mora, é sempre deliciosa.
INGREDIENTES
1 xícara (chá) de canjica
1 litro de água
1 garrafa de leite de coco (200 ml)
1/2 xícara (chá) de açúcar
3 cravos-da-índia
2 canelas em rama
raspas de 1 laranja-baía
mel a gosto para servir
amendoim torrado sem pele e sem sal a gosto
MODO DE PREPARO
- Numa tigela grande coloque a canjica e regue com a água. Cubra com filme (ou um prato) e leve para a geladeira. Deixe de molho por 12 horasPassado o tempo do demolho, transfira a canjica com a água para a panela de pressão. Junte o leite de coco, o açúcar, o cravo, a canela e misture. Tampe a panela e leve ao fogo médio para cozinhar. Quando começar a apitar, diminua o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos.
3. Enquanto a canjica cozinha, pique grosseiramente o amendoim e faça raspas da laranja – cuidado para não extrair a parte branca da casca que pode amargar a receita.
4. Após os 25 minutos de cozimento, desligue o fogo e espere toda a pressão sair antes de abrir a panela (se quiser acelerar o processo, levante a válvula com um garfo, mas saiba que isso diminui o tempo de vida útil da panela). Leve a panela sem a tampa de volta ao fogo baixo e deixe cozinhar por mais 10 minutos ou até engrossar o caldo.
5. Desligue o fogo e transfira a canjica para uma tigela. Sirva a seguir com as raspas de laranja, mel e o amendoim picado.