A ABCBRH volta a ocupar uma cadeira na Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA
Foto divulgação ABCBRH
Ao centro o Presidente do CNA, Roberto Simóes junto com os participantes de várias entidades ligadas ao agronegócio. O terceiro da esq. p/ dir. representando a raça Holandesa, o Vice-Presidente da ABCBRH, Reinaldo Figueiredo
A representativa nacional é de suma importância para o crescimento da raça Holandesa no Brasil. Ter voz ativa, participar das decisões e poder mostrar para o Governo os anseios dos produtores de leite é a oportunidade para tentar melhorar o dia a dia de todos os criadores, independente do tamanho. E é focado nesses objetivos que a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa – ABCBRH volta a ter uma cadeira na Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária no Brasil – CNA.
O Vice-Presidente da ABCBRH e Presidente da Associação Goiana de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa, Reinaldo Carlos Figueiredo participou no mês passado de reunião realizada na sede da CNA, em Brasília.
Entre os assuntos discutidos estava a erradicação da brucelose e tuberculose, legislação para queijo artesanal, reconstituição do leite em pó, regulamento de torneio leiteiro, apresentação do programa leite saudável e também do programa MilkPoint Radar.
“Há tempo a raça não fazia presença, fui muito bem recebido, acho fundamental eu ou outro sócio sempre estar presente, é uma das poucas oportunidades que nós da raça Holandesa temos de poder mudar um pouco as coisas em relação ao mercado do leite e a atividade como um todo. Espero que tenhamos pautas que possam ter bons efeitos para o negócio do leite”, comenta Reinaldo.
Ele acredita que os produtores não podem ficar escondidos e ressalta: “Temos que tentar mudar a percepção da sociedade em relação ao agronegócio. Hoje somos tratados como destruidores, como pessoas que agridem o meio ambiente, e todos sabemos que não é assim! Somos produtores de alimentos, matéria-prima nobre para nossa existência, temos que ser mais respeitados, têm diversos exemplos de produtores de grãos, de leite, carne, ovos, etc, que dão aula de preservação e conservação do meio ambiente, fazem um belo trabalho em prol da sustentabilidade e produzem alimentos com todo o cuidado e qualidade como de qualquer outro produtor de grande expressão de qualquer lugar do mundo, enfim, não podemos ficar escondidos, temos que mostrar a cara senão seremos devorados!”
A CNA é responsável por congregar associações e lideranças políticas e rurais em todo o País. A Confederação tem entre os seus objetivos representar os produtores rurais brasileiros de pequeno, médio e grande portes junto ao Governo Federal, ao Congresso Nacional e aos tribunais superiores do poder Judiciário, nos quais dificilmente um produtor, sozinho, conseguiria obter respostas para as suas demandas. Também apoia a geração de novas tecnologias que possam auxiliar o produtor no plantio e manejo e a criação de agroindústrias responsáveis por aumentar a produtividade rural. Outra grande iniciativa da entidade é a cooperação e apoio aos programas regionais de desenvolvimento agrícola, especialmente aqueles que se destinam a reduzir as desigualdades geoeconômicas em todos os Estados brasileiros.