Mais de 12.000 animais registrados no ano de 2021, sendo o maior número desde 2009
Mesmo em tempos diferentes, com pandemia da Covid-19, a cada dia uma novidade na economia, mas o agronegócio nunca parou… E a raça Holandesa em Minas Gerais teve um crescimento constante nos últimos anos.
A Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais – ACGHMG fechou o ano de 2021 com novo recorde no número de registros: 12.174 animais registrados, o maior número desde 2009. Agora se comparamos os números com 2020 tivemos um crescimento de 23,04%.
O Diretor Executivo da ACGHMG, Dr. Francisco Otaviano Fonseca Oliveira comenta entusiasmado com essa conquista: “Esse resultado se deve ao entusiasmado dos associados com os seus negócios. É gratificante ver que a Associação Mineira está presente nesta evolução”.
Minas Gerais é o estado que mais produz leite no Brasil e os associados da raça Holandesa se destacam nacionalmente com tradicionais e respeitados nomes e afixos. Os criadores mineiros investem constantemente na evolução estão atentos quando se trata em quantidade aliado a qualidade do leite.
A Associação Mineira realiza vários serviços que auxiliam no gerenciamento da propriedade e na melhoria do rebanho, consequentemente os associados tem mais firmeza para tomar decisões e ampliar o negócio.
O QUE É O REGISTRO GENEALÓGICO?
O registro é um documento oficial que identifica o animal, sua procedência e assegura a evolução genética dos rebanhos. Através do registro o criador tem oportunidade de conhecer a genealogia do animal (pais, avós e bisavós), num acompanhamento contínuo de sua criação, além dos dados sobre conformação (tipo), produção de leite e outros destaques. O criador passa a ter um documento oficial, certificado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.
POR QUE REGISTRAR?
O criador que registra seus animais agrega valor econômico e genético ao seu rebanho. Passa a ter o reconhecimento de seus animais na raça, garantia de comercialização que os animais possuem origem e procedências comprovadas, assegurando o bem patrimonial do rebanho.
VANTAGENS
– Identificação oficial dos animais;
– Valorização econômica;
– Informações e dados (produção e tipo) fundamentais para realização de acasalamento, associada à genealogia do animal;
– Documento oficial que comprova aptidão leiteira, para obtenção de financiamentos junto a instituições bancárias;
– Permite controle da consangüinidade do seu rebanho;
– Permite e seleção dos animais superiores em produção e conformação (tipo) para melhoria do rebanho, associada a genealogia do animal;
– Documento obrigatório para participação em exposições oficiais da raça;
– Possibilidade de evoluir a descendência de seus animais Puros de Origem (PO)
– Isenção de imposto (ICMS) nas comercializações interestaduais.
COMO REGISTRAR OS ANIMAIS?
É bastante simples. Para o criador que já é associado basta entrar no sistema WEB+Leite e ele mesmo pode cadastrar os animais. Lembrando que deverá ter em mãos fotos e todos os dados do animal.
Caso o associado ainda não tenha acesso ao sistema ou tenha dúvidas basta entrar em contato com a equipe da Associação Mineira.
É importante ressaltar que o criador da raça Holandesa não precisa ser associado da entidade para registrar o seu rebanho. Basta entrar em contato e agendar uma visita.
Mais informações: 32 9 9919 0079