ASSOCIAÇÃO TEM NOVO CLASSIFICADOR

O Médico Veterinário Dr. Leonardo Rabello Guarino já está na estrada de olho na raça Holandesa

Sempre gerando novas oportunidades para equipe, a Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais  – ACGHMG acaba de ampliar o seu quadro de Classificador. O Médico Veterinário e atual Superintendente Técnico substituto da ACGHMG e Inspetor Técnico de Registro, Dr. Leonardo Rabello Guarino é o mais novo Classificador Oficial da entidade.

O Classificador Oficial, Dr. Francisco Otaviano Fonseca Oliveira orientou Dr. Leonardo, sobretudo no treinamento prático visitando fazendas em Minas Gerais e outros Estados

O serviço de Classificação Linear para Tipo tem como objetivo avaliar 23 características específicas e requer bastante conhecimento sobre a raça e olho atento aos detalhes.

Para ser Classificador é necessário meses de treinamento teórico e prático. São realizadas várias visitas acompanhando sempre um profissional e a última etapa consiste em um treinamento e avaliação final que é realizada pelo coordenador do Colégio de Classificação Linear, Dr. Pedro Guimarães Ribas, no Paraná. O Classificador Oficial, Dr. Francisco Otaviano Fonseca Oliveira orientou, sobretudo no treinamento prático visitando fazendas em Minas Gerais e outros Estados. “Foram meses de muitas visitas práticas, aguçando o olhar e aprendendo com o dia a dia. Acredito que irá contribuir muito com os nossos criadores”, comenta entusiasmado.

Formado em 2014, na Universidade José do Rosário Vellano – Unifenas, em Alfenas – MG, ele começou a sua trajetória na entidade como estagiário e com o tempo trabalhou em vários setores tendo a oportunidade de conhecer cada vez mais os associados e a raça Holandesa. Atualmente ele é Superintendente Técnico substituto  e Inspetor Técnico de Registro, mas já foi Coordenador Geral do Serviço de Controle Leiteiro e Gestão de Rebanhos da Associação Mineira.

A Associação Mineira investe em sua equipe e está sempre atenta em ampliar os serviços com o objetivo de atender cada vez mais um número maior de criadores da raça Holandesa, primando sempre pela qualidade e profissionalismo!


SAIBA MAIS SOBRE A CLASSIFICAÇÃO LINEAR PARA TIPO

O QUE É?

A Classificação Linear para Tipo é o termo utilizado para definir a metodologia técnica de avaliação morfológica dos animais da Raça Holandesa. São avaliados 23 características divididas em quatro seções: garupa, pernas e pés, força leiteira e sistema mamário. Cada seção possui um peso: garupa tem 10%, pernas e pés têm 26%, força leiteira tem 22% e sistema mamário possui um peso de 42%. Durante a avaliação é feito um linear de 1 a 9 para cada característica e ao finalizar o fechamento de classe é dado a pontuação final. A avaliação realizada pela Associação Mineira segue o sistema canadense de classificação.

COMO CLASSIFICO OS MEUS ANIMAIS E REBANHO?

O associado interessado deverá entrar em contato com a Associação Mineira para agendar a visita. É importante ele selecionar as vacas no melhor momento para serem avaliadas. O associado também pode fazer a solicitação de um grupo de animais que estão em seu melhor momento. Há associados que classificam seus animais de três a quatro vezes ao ano.

QUANDO DEVO CLASSIFICAR OS ANIMAIS?

Os animais podem ser Classificados para Tipo, a partir do primeiro parto e na sequência, no segundo parto, terceiro, quarto e assim por diante, pois a vaca pode no decorrer dos partos melhorar a sua Classificação. Mas há um limite, por exemplo, no primeiro e segundo parto a pontuação máxima que a vaca pode conquistar é de 89 pontos. Para a vaca alcançar uma Classificação EX 90 ela tem que ter pelo menos três partos, isso porque são exigidas características que somente serão alcançadas nesse período.

O associado que realiza a Classificação Linear para Tipo com mais partos consegue melhor acompanhar, por meio de dados, a evolução do seu rebanho. Esse serviço revela os pontos positivos e negativos de cada animal. Por meio das pontuações e relatórios, o criador tem em mãos informações fundamentais para evoluir os seus animais e investir da forma correta.

INVESTIR EM CLASSIFICAÇÃO  TRAZ GANHO FINANCEIRO?

Todas as informações oficiais que estão no pedigree da vaca acompanham a história genética das suas filhas e netas. Quanto mais bem classificado, mais valorizado é o animal e o rebanho. Existe também uma relação entre animais mais bem classificados com a produção.

Animais com pontuações maiores significam que o criador possui vacas mais bem conformadas e automaticamente há uma grande possibilidade de ter animais mais longevos, que conseguem caminhar melhor, com pernas melhores e com força leiteira maior, selecionando os animais que possuem um maior valor produtivo dentro da fazenda.

A ASSOCIAÇÃO MINEIRA RECOMENDA

A Associação Mineira recomenda que a Classificação para Tipo seja feita em todo o rebanho logo no primeiro parto, para que o criador possa identificar nos animais mais jovens os seus pontos positivos e negativos, além de conseguir uma melhor padronização e evolução do rebanho.

O criador não precisa passar por todas as etapas para classificar os seus animais, ele pode classificar direto no terceiro parto e essa vaca obter uma Classificação EX 90, 91, 92, etc. Não é necessário que ela seja classificada no primeiro e segundo parto, pois de repente, nessa fase ela pode não estar num momento tão bom.

CREDIBILIDADE

É importante ressaltar que a Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais é o órgão oficial da raça Holandesa, aferido pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa para realizar a Classificação Linear para Tipo.

Atualmente, a entidade atende os estados de Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro.