Os associados Cleverson Ozanam Braga, Leonardo Moreira e Leonardo Garcia fazem parte da nova diretoria da Associação Brasileira
A Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais conta com uma representatividade maior na diretoria da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa. Devido a mudança no estatuto, os associados da Mineira têm três representantes a nível nacional: Cleverson Ozanam Braga, Leonardo Moreira Costa de Souza e Leonardo Garcia representarão os mineiros na nova diretoria.
A 83ª Assembleia Geral Ordinária – GESTÃO 2019/2021 e a 1ª Assembleia Geral Extraordinária – GESTÃO 2019/2021 aconteceram no mês passado, no formato digital.
O criador Hans Jan Groenwold foi reeleito para o cargo de presidente para o mandato 2021/2023. Essa é a terceira vez que ele assume o cargo, desta vez de forma consecutiva. Nos próximos dois anos, o presidente poderá dar continuidade aos projetos que iniciaram na última gestão. Dentre eles, Groenwold destaca a parceria com a Embrapa Gado de Leite para desenvolver o Projeto Genoma, cujo objetivo é identificar os animais superiores para desenvolver a genética nacional, e a implantação do novo software de gestão da associação, mais moderno e atualizado para acompanhar as crescentes demandas e expansão da raça no Brasil.
“O foco da diretoria é sermos uma associação ativa, participativa, que leva conhecimento ao associado, que auxilia o produtor nas suas necessidades para que continue na atividade, que traga inovações. O associado precisa ter essa visão de que a associação esta a seu serviço, somos uma ferramenta a mais”, menciona. Além disso, Hans comenta que uma das metas é que a associação seja reconhecida nacionalmente. “Mais de 80% do leite produzido no Brasil tem traços da raça Holandesa, mas a associação brasileira ficou ausente durante vários anos, ela precisa estar mais presente no cenário nacional”, completa. Outro ponto crucial para o presidente é trabalhar em conjunto com as filiadas, captando as ideias junto aos seus colaboradores para a diretoria nacional avaliar e depois executar.
Leonardo Garcia, representante da Sekita Agronegócios que já fazia parte da diretoria anterior ocupa agora o cargo de Quarto Vice-Presidente, o associado Leonardo Moreira Costa de Souza é o novo Diretor Secretário e Cleverson Ozanam Braga que também já fazia parte da gestão antiga agora faz parte do Conselho Fiscal Suplente.
O Diretor Executivo da Associação Mineira, Dr. Francisco Otaviano Fonseca Oliveira acredita que essa mudança no estatuto será muito boa, dará mais oportunidades para todos. “A Associação Mineira, por exemplo, terá mais uma voz para levar os anseios dos mineiros a nível nacional e estamos muito bem representados, pois são associados com experiências diferentes e que conhecem bem a realidade do Holandês de Minas.”
MAIS OPORTUNIDADES
Entre as decisões tomadas nas assembleias houve mudanças no estatuto para aumentar o número de membros na diretoria e propiciar a participação de representantes de vários lugares do Brasil. Agora o estatuto prevê que a diretoria seja composta por um número variável de membros, nunca inferior a quatro, e possibilita que sejam designados mais vice-presidentes. Antes formada por cinco membros, sendo dois vice-presidentes, a nova diretoria passa a contar com nove cargos: um presidente, seis vice-presidentes, um diretor secretário e um diretor tesoureiro. Já o conselho fiscal permaneceu com cinco membros, sendo três titulares e dois suplentes.
O estatuto social também define que o número de membros a serem indicados por cada estado para compor a diretoria será estabelecido conforme o total de registros genealógicos que os estados processarem nos últimos dois anos.