REGULAMENTOS TEM NOVIDADES

Organizadores e criadores devem estar atentos as novas regras para as exposições homologadas

Consagrado em produção, a raça Holandesa em Minas Gerais movimenta o mercado, criadores realizam anualmente importantes exposições em regiões estratégicas na criação do gado Holandês.

Exposições regionais, estaduais e interestaduais sempre movimentam o agronegócio reunindo grande público interessado na raça para aprimorar suas criações.

Independente do tamanho ou local do evento, os organizadores e expositores devem estar atentos às mudanças nos regulamentos das exposições homologadas da raça e também do Circuito Nacional da Raça Holandesa.

É importante ressaltar que o Circuito Nacional da Raça Holandesa por ser um evento ranqueado a nível nacional, ele possui regra própria diferente para as outras exposições homologadas.

A edição destaca algumas dessas mudanças, mas de qualquer forma é importante lerem com atenção os regulamentos completos.

Nesse ano, o Estado participa pelo terceiro ano consecutivo do Circuito Nacional da Raça Holandesa com duas etapas, em Belo Horizonte e Itanhandu. E a primeira exposição homologada a acontecer em Minas será no mês de maio em Barbacena.

Todas as mudanças foram feitas pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa juntamente com a Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais – ACGHMG e outras filiadas. O Diretor Executivo da ACGHMG, Dr. Francisco Otaviano Fonseca Oliveira ressalta que é sempre importante acompanhar a evolução dos tempos. “Os organizadores e expositores devem estar atentos com os novos regulamentos para evitarem surpresas durante a exposição”, alerta Dr. Francisco.

Ele também lembra que todos os expositores devem apresentar o atestado andrológico e ginecológico para os animais com idade superior a 18 meses. E para efeito de verificação do período de gestação e cálculo das idades, em que são exigidos os atestados de aptidão reprodutiva, a data de referência será sempre a data programada para o primeiro dia de julgamento.

Abaixo, Dr. Francisco ressalta algumas das várias mudanças que aconteceram nos regulamentos.

Regulamento do Circuito Nacional da Raça Holandesa

Artigo 8º

Para participação no Circuito Nacional da Raça Holandesa a exposição deve ter a participação de, no mínimo, 10 expositores e 80 animais em pista, com no máximo 12 animais por expositor.


Artigo 16º

Parágrafo 1
Cada criador e expositor terá o direito de somar pontos para o ranking em três (3) exposições nas quais tenha obtido seu melhor desempenho, desde que uma das etapas escolhidas tenha ocorrido em uma unidade federativa distinta.

Parágrafo 2
Caso ocorra mudança no status sanitário em ao menos um estado que esteja sediando etapa do CNRH, dispensa-se a exigência de realização de exposição em estado distinto, entretanto só os dois melhores resultados obtidos pelo expositor contarão para o ranking de expositores e criadores.

Regulamento geral das exposições homologadas

Artigo 19º

Parágrafo 1º
A 3ª categoria – Bezerra Mirim somente poderá existir nas exposições onde o primeiro dia de julgamento ocorrer entre as datas 01 de junho atá 31 de dezembro de cada ano.

Parágrafo 4º

A 12ª categoria – 1 ano parida somente poderá existir nas exposições onde o primeiro dia de julgamento ocorrer entre as datas de 01 de setembro atá 31 de dezembro de cada ano.

Mudança na pontuação das categorias de machos.

Extinção de Progênie de Mãe e Conjunto Família.


Artigo 40

Parágrafo 3ª
Criação da categoria Mérito Leiteiro; concorrerão a este campeonato as vacas indicadas como mérito leiteiro, em suas respectivas categorias, de cada categoria aplicável. Primíparas, no mínimo, 150 dias em lactação e multíparas com lactação encerrada em até 305 dias. Sendo julgado após o julgamento dos conjuntos.


REGULAMENTOS

EXPOSIÇÕES HOMOLOGADAS DA RAÇA HOLANDESA

EXPOSIÇÕES DO CIRCUITO NACIONAL DA RAÇA HOLANDESA


LEIA MAIS

ABERTA A TEMPORADA DE EXPOSIÇÕES EM MINAS GERAIS

SAIBA QUAIS EXPOSIÇÕES IRÃO PARTICIPAR DO CIRCUITO NACIONAL EM MINAS