Os brasileiros serão os anfitriões da 15ª edição do Holstein de Las Américas e do workshop de Jurados Oficiais da Raça e de Classificadores
Encontro das Américas, assim foi a 14ª edição do Congresso Holstein de Las Americas realizado em Querétaro – México. O evento teve a participação de representas de vários países da América: Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico e Uruguai.
Durante o congresso também aconteceu o workshop de Jurados Oficiais da Raça e de Classificadores. A Superintendente Técnica, da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa – ABCBRH, Dra. Bruna Schiefelbein foi a representante do Brasil durante o congresso e o curso de classificadores.
A programação contou também com dois dias de conferências onde foram abordados diversos assuntos pertinentes a produção de leite como bem estar animal, nutrição, criação de bezerras, protocolos de sincronização de cio e tecnologias aplicadas.
No dia 14 aconteceu a reunião das delegações de associações de Raça, onde foram abordados os desafios enfrentados para alavancar o número de animais registrados, classificados e controlados bem como as possibilidades de se trabalhar com as avaliações genômicas. Outro assunto relevante na reunião foi a pouca participação dos jovens em exposições e na atividade leiteira. Alguns países como Estados Unidos e Canadá possuem programas sólidos para os jovens, mas a maioria das associações ainda não desenvolve esse trabalho, com isso foi sugerido que o tema “Sucessão na atividade leiteira” fosse abordado no próximo congresso.
Durante a reunião foi confirma a realização no Brasil da 15ª edição do Holstein de Las Américas e também do Workshop de Jurados e Classificadores da América Latina. Aproveitando a oportunidade já foi definido que a 16º edição, em 2021 será na Costa Rica.
Junto com o congresso aconteceu a FonaHolstein , uma exposição da raça Holandesa que reuniu cerca de 80 animais de criadores mexicanos. O jurado oficial foi o espanhol Gabriel Blanco, que escolheu como Grande Campeã da exposição, o animal GAPUR SPIRTE 5532, de Manuel Garcia Eguino e a Fêmea Jovem o animal ANGAMANGA BEEMER LARISA, de Torres Barrera.
Essa será uma ótima oportunidade de aproximação e difusão da raça Holandesa nacional para as Américas!!!