ESPAÇO HOMENAGEIA ÍCONE DO HOLANDÊS

Exposição permanente mostra um pouco da história do criador e grande incentivador da raça, Manuel Jacinto Gonçalves

Fotos arquivo ACGHMG

2016-1030

2016-1031 2016-1032

Uma vida repleta de prêmios e muitas homenagens, assim foi a história construída por Manuel Jacinto Gonçalves, que faleceu no início do ano. Nome conhecido e respeitado nacionalmente.
Criador da região de Itanhandu é um ícone na criação de gado Holandês, sendo um dos pioneiros na importação de Grandes Campeãs dos Estados Unidos e Canadá, contribuindo de forma significativa com a evolução das famílias da raça no Brasil. Foi também presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais – ACGHMG por dois mandatos consecutivos, no período de 2000 a 2006.
Sua história em exposições começou no ano de 1988, quando levou uma vaca e uma bezerra, e entre 650 animais ganhou seus dois primeiros prêmios, era apenas o início de muitas outras conquistas. Em 2014, ele foi homenageado pelos criadores da região do Sul de Minas e parceiros, com a criação do “Troféu Manuel Jacinto Gonçalves”, prêmio destinado às Grandes Campeãs da tradicional Exposição de Itanhandu.
Neste ano, a região ampliou suas homenagens e o Sindicato Rural de Itanhandu cedeu um espaço para mostrar a trajetória e conquistas do criador, com uma exposição permanente mostrando um pouco da sua tragetória. O lançamento do espaço aconteceu durante a realização da 49a Exposição Agropecuária de Itanhandu – Expoitanhandu realizada no mês passado e contou com a presença da D. Elza e de vários criadores.
O acervo é formado por vários troféus, faixas, placas comemorativas, vacas reproduzidas em telas pintadas à óleo, enfim, uma exposição permanente composta com muitos prêmios conquistados pelo Brasil.
Segundo o Presidente do Sindicato Rural de Itanhandu, Lucas Alves da Silva Freitas, após o seu falecimento, a sua esposa, Dona Elza disponibilizou parte das premiações conquistadas nos muitos anos de trabalho, com isso foi criado um espaço para que todos possam relembrar momentos marcantes e também conhecer um pouco de sua história.
“É uma homenagem à contribuição dele à pecuária leiteira e também por ajudar a colocar Itanhandu como referência nacional na criação da raça Holandesa”, comenta Lucas.
Conhecidos como casal 20 do gado Holandês, Sr. Manuel e Dona Elza sempre foram presença fiel nas exposições. Ambos apaixonados pela raça construíram uma trajetória de mais de 40 anos de criação. “O Sindicato cedeu gentilmente o seu espaço, para que eu e minha família possamos mostrar para as futuras gerações um pouquinho da nossa história, pois a raça tem que continuar. Relembro que a Expojovem era realizada em São Paulo e o meu marido conseguiu trazer para Itanhandu, esse foi um dos grandes feitos dele e que contribui para o Holandês de Minas alcançar visibilidade nacional”, comenta D. Elza.
A redação perguntou: Porque escolheu mostrar o acervo em Itanhandu? “Uma vez, perguntaram para ele aonde havia nascido; e com bastante firmeza respondeu: Itanhandu”, declara orgulhosa.
Ao final do bate-papo com a equipe do JORNAL, D. Elza comenta que pretende continuar presente na raça, prestigiando os antigos e incentivando os novos criadores com a sua experiência nesses muitos anos de criação!

Para quem quiser conhecer o acervo ele está em exposição permanente no Sindicato Rural de Itanhandu, localizado na Rua Joao Baptista Scarpa, 666, Centro, Itanhandu – MG, das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00, de segunda a sexta-feira.