INOVAÇÃO NA PALMA DA MÃO

A união de uma nova tecnologia com a experiência adquirida ao longo dos anos, começa a ser acessível aos associados

A cada ano, a tecnologia vem cada vez mais sendo uma importante aliada dos produtores de leite. Com o objetivo de agilizar a informação e trazer cada vez mais inovações para as fazendas, a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa – ABCBRH cria o aplicativo Gado Holandês. A grande novidade é que se houver conexão com a internet o animal será registrado em tempo real.
O Gerente Administrativo e Tecnologia da ABCBRH que soma anos de experiência com a raça Holandesa desenvolveu, apoiada na tecnologia do momento, um aplicativo que mudará o futuro de como as informações trafegarão, seus benefícios e principalmente agilidade sempre de forma fidedigna. Altamir Marques fala com exclusividade ao JORNAL HOLANDÊS sobre tecnologia, aplicativos e como eles vão melhorar a vida do criador.

2017_0807

VAMOS FALAR PRIMEIRO SOBRE APLICATIVOS

JORNAL HOLANDÊS: O que é um aplicativo?
ALTAMIR MARQUES: Um aplicativo móvel ou aplicação móvel conhecido normalmente por seu nome abreviado app, é um software desenvolvido para ser instalado em um dispositivo eletrônico móvel, como um PDA, um telefone celular, um smartphone ou um leitor de MP3. Este aplicativo pode ser instalado no dispositivo, logo que os respectivos modelos ou, se o aparelho permite que ele, baixado pelo usuário através de uma loja on-line. Estes aplicativos são pré-instalados baixados pelos clientes de várias plataformas de distribuição de software móvel ou aplicativos da web entregues por HTTP que usam processamento do lado do servidor ou do cliente para fornecer uma experiência “aplicativo” dentro de um navegador da Web.

JH: Como anda a evolução dessa tecnologia?
AM: O desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis envolve processos mais ou menos complicados, a complexidade é reflexo da experiência do criador e proporcional à estrutura e configurações do software a ser produzido, ao número de dispositivos distintos em que estas vão operar, às especificações do hardware e às plataformas que o vão disponibilizar. As aplicações podem vir pré-instaladas com os dispositivos móveis, podem ser transferidas pelos utilitários ou seus representantes, descarregando-as de plataformas de distribuição de software, no caso de empresas e redes de comunicação ou ainda, transferindo-as diretamente da Web para o dispositivo móvel. É preciso, igualmente, submeter as atualizações e avaliar a necessidade de possíveis modificações mais ou menos extremas dentro de cada plataforma.
A evolução do processo obrigatoriamente é contínua até mesmo para acompanharmos a evolução tecnológica dos novos aparelhos (PDA, celular e smartphone) .

JH: Na hora de desenvolver um aplicativo quais as necessidades devem ser observadas?
AM: Segue os principais tópicos a serem observados: Ter uma ideia ou uma demanda a ser resolvida; levantamento e definição das reais necessidades; integração de ferramentas de análise; ter feedback de forma rápida e eficiente; criação de uma ferramenta atrativa e funcional para o usuário final.

JH: Há restrições na criação? Ou o mundo é para todos?
AM: No nosso caso especifico ele está apropriado a inspeção e ou cadastro de animais da raça Holandesa, isso não significar que pode ser usado e o ajustado para outras raças.

JH: Quais são as dificuldades de desenvolver um aplicativo?
AM: A principal dificuldade encontrada para criarmos nossos aplicativos seria encontrar profissionais (programadores) que entenda o nosso negocio.

JH: Quanto tempo gasta para a criação e testes?
AM: O tempo previsto para a criação, sincronização entre as bases de dados, emissão de relatórios, testes a campo e homologação do nosso produto a expectativa é de em torno 180 dias.
VAMOS FALAR DO HOLANDÊS

JH: Qual o nome do aplicativo?
AM: Gado Holandês

JH: Como surgiu a ideia?
AM: A necessidade de substituirmos o uso da escrita e ou planilhas no campo, evitarmos o manuseio das imagens dos animais considerado critico dentro desse processo e principalmente facilitar os trabalhos de campo dos nossos técnicos.

JH: Quais os benefícios?
AM: Com o aplicativo em funcionamento nós vamos evitar a dupla digitação, o manuseio das imagens e a atualização e ou sincronização dos dados serão processadas automaticamente, com isso vamos ganhar agilidade no processo e o animal será registrado em tempo real, dependendo da conexão disponível, e assim garantindo a satisfação do nosso cliente.

JH: Ele já está em operação?
AM: Hoje o módulo para os técnicos de campo encontra-se em fase final dos testes e a previsão para o mês de outubro é que todas as nossas filiadas terão acesso ao produto.

JH: Como funciona?
AM: A instalação é feita em tablets e ou smartphone e nessa primeira fase será disponibilizada unicamente para plataforma Android, e após a homologação serão adequados para outros sistemas operacionais hoje comuns no mercado.
A princípio, nessa fase de homologação, somente será disponibilizado para os técnicos das filiadas, mas há previsão de criarmos um módulo para os nossos criadores. E vale ressaltar que o servidor de gerenciamento é o próprio servidor da raça Holandesa.

JH: Quais os dados que serão cadastrados?
AM: Todos os dados necessários para inclusão de um animal na base de dados: nome do animal, data de nascimento, grau de sangue, pai e mãe quando animal informado ser de geração conhecida, identificação na fazenda, dados de cobertura e anexada a foto de identificação do animal.

JH: Haverá um treinamento?
AM: Como o nosso País é de extensão intercontinental, há uma dificuldade de unirmos todos os profissionais em um único local; a nossa programação é fazermos treinamento nas próprias filiadas.

JH: Todas filiadas irão trabalhar com o aplicativo?
AM: Sim.

JH: Quem será responsável pela manutenção?
AM: Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa.

JH: Um dos grandes problemas que enfrentamos no Brasil é o acesso a internet. Como fica nesse caso?
AM: Esse eu considero, mais um desafio a ser enfrentado, lembrando que o trabalho a campo é feito em modulo off-line e a sincronização das bases e feita quando da existência de conexão.

JH: Como você vê a inserção de novas tecnologias na raça Holandesa?
AM: Eu as considero como sucesso, lembrando que a maioria dos nossos clientes já faz uso normal de tecnologias no seu dia a dia.

JH: Você já pode adiantar com exclusividade se haverá mais novidades, esse ano para a raça Holandesa?
AM: A principal novidade prevista para esse ano será a disponibilização para os nossos criadores do acesso a esse aplicativo (módulo cliente) para registro dos seus animais de origem conhecida sem a necessidade de duplas digitações, evitando assim retrabalho. Aguardem!

Os profissionais da Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais já estão trabalhando com essa nova tecnologia, trazendo mais agilidade para os associados da Mineira.