INVESTIMENTO RECONHECIDO

No 2º Sumário TOP 100 Clarifide®, seis dos primeiros colocados são criadores de Holandês e associados da Mineira

Foto divulgação Zoetis

2017_5_12

O Gerente de Produto Zoetis, Fernando Braga; o Diretor Executivo da ACGHMG representando o associado Breno Barbosa Costa, Dr. Silvano Carvalho Jr.; Cesar Uehara; Leonardo Garcia, da Sekita Agronegócios; Roberto Borg, da Fazenda Ana Thalea; Luisinho e o Assistente de Genética Zoetis, Cleocy Junior

 

Você sabe como o processo de seleção pode ser importante para a sua fazenda? Ele consiste na escolha dos animais de padrão genético superior, identificados por meio de avaliações genéticas, e que, até pouco tempo atrás, se baseava apenas na análise estatística de registros de desempenho e de genealogia dos animais da população envolvida no programa. Porém, em 2009, o USDA/AIPL revolucionou o mercado mundial de genética bovina com o lançamento das avaliações genômicas, onde antes mesmo dos animais possuírem qualquer registro de desempenho próprio e/ou de sua progênie, já era possível calcular os valores genéticos deste animal, com confiabilidade bastante alta, apenas pela análise de seu DNA.
O 2º Sumário TOP 100 Clarifide® para a Raça Holandesa aconteceu no mês passado em Uberlândia – MG e contou com a presença de criadores e amigos de todo o Brasil.
A Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais – ACGHMG foi representada pelo Diretor Executivo, Silvano Carvalho Júnior que acompanhou a comitiva mineira.
O zootecnista Cleocy Júnior destaca que as fazendas que estão presentes no Sumário mostram que há muito espaço para se trabalhar no melhoramento genético da Raça Holandesa no Brasil, e que, com foco, muito trabalho e uma estratégia reprodutiva correta, consegue-se evoluir geneticamente e com uma velocidade impressionante. “É uma ferramenta de democratização da genética, pois não há tamanho de fazenda ou região; boa genética se faz em qualquer lugar”, comenta Cleocy.
No 2º Sumário TOP, 30% dos participantes são associados da Mineira. Conheça os criadores que acreditam e investem na evolução genética: Amauri Pinto Costa, Antônio dos Reis Tinoco, Armando Eduardo de Lima Menge, Breno Barbosa Costa, Carlos Fabio Nogueira Rivelli e Outros, Carlos Raimundo dos Santos, Daniel de Oliveira Domingos, Daniel José Bernardes, Eudes de Anselmo de Assis Braga, Guilherme Correa M. Sarmento, J. IDA Agropecuária, Jose Adir Loiola, Júlio Celio Oliveira Vargas, Leandro Silva Marques, Lucas Eduardo Pereira Coimbra, Luiz Carlos Gomes Facco, Luiz Carlos Gomes Facco, Luiz Marcos Cúrcio, Mauro Antônio Costa de Araújo, Nelson Fonseca Pereira, Odair Antônio Cenci, Pedro Henrique Chinaitti Gurgel e Outros, Rafael Tadeu Simões, Rogerio Luis Seibt, Rui da Silva Pinto Jr, Seiji Eduardo Sekita e Outros, Sekita Agronegocios, True Type Ltda. e Wilson Sebastião de Castro Amorim.
O grande destaque de toda a premiação foi para o Sekita Agronegócios que teve seu nome cinco vezes em primeiro lugar, além de se destacar em várias classificações.
A avaliação genômica possibilita que os criadores conheçam os reais valores genéticos de seus animais, para utilizar estas informações e tomar as melhores decisões em suas propriedades e, consequentemente, obterem maiores ganhos genéticos e maior rentabilidade em sua atividade. Os resultados publicados no Sumário são essenciais para a orientação dos criadores e produtores de leite nos seus investimentos em genética e para a melhoria da produtividade e da eficiência técnico-econômica de seus sistemas de produção.
Além das premiações é também gerada uma publicação, onde os criadores brasileiros podem conhecer as 100 melhores fêmeas da raça Holandesa no Brasil para 11 características diferentes (TPI, Mérito Liquido, Leite, Gordura, Proteína, Vida Produtiva, Taxa de Prenhez das Filhas, CCS, PTA Tipo, Composto de Úbere e Composto de Pernas e Pés.
Para a realização do Sumário, são levadas em consideração as avaliações USDA/CDBC (Departamento de Agricultura dos EUA/Conselho de Criadores de Gado de Leite) de janeiro 2017, as quais possuem mais de 30.000 fêmeas Holandesas avaliadas pelo CLARIFIDE® no Brasil, distribuídas em aproximadamente 700 rebanhos, e apenas 10% destes rebanhos conseguiram ter seus animais incluídos nesta edição do Sumário TOP 100 Clarifide® para a raça.
A Associação Mineira parabeniza todos os criadores que participaram do Sumário revelando que os associados mineiros estão sempre comprometidos com a qualidade.

 

MINEIROS NO SEGUNDO SUMÁRIO TOP 100

No ranking dos 100 melhores animais do Brasil, dos 11 primeiros lugares, seis são associados da ACGHMG.

SEKITA AGRONEGÓCIOS
PTA Leite – PTA Proteína – PTA Leite – Mérito Líquido Vitalício – PTA Taxa de Prenhez das filhas – Composto de Pernas e Pés

BRENO BARBOSA
Composto de Úbere