Reuniões na sede da Associação Brasileira definem importantes ações para os próximos anos
O estado do Paraná foi palco de importantes definições para a raça Holandesa nos próximos anos. Nos dias 31 de janeiro de 1 de fevereiro de 2018, a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa – ABCBRH reuniu diretores, conselho fiscal, técnicos e convidados das filiadas para discutirem os próximos rumos da entidade. As reuniões foram realizadas na sede da entidade, em Curitiba – PR.
O primeiro dia foi destinado ao Conselho Deliberativo Técnico – CDT contando com a participação de técnicos das filiadas e um convidado. Para falar em nome dos mineiros, o associado Marcelo Elias Rigueira e o Superintende Técnico da Associação Mineira, Dr. Silvano Carvalho Júnior, ambos membros do CDT e como criador convidado de Minas Gerais, Mauro Antônio Costa de Araújo.
No segundo dia, o foco da reunião foi assuntos relevantes à diretoria. Participaram do encontro os membros da diretoria da Brasileira, destaque para os associados da Mineira, Leonardo Moreira Costa de Souza (Diretor Secretário da ABCBRH) e Marcelo Elias Rigueira (Conselheiro Fiscal Suplente da ABCBRH), ambos fazem parte do Conselho de Administração da Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais – ACGHMG.
Entre as várias pautas discutidas os principais assuntos foram o Circuito Nacional da Raça Holandesa, o Concurso Nomeadas e Supremas, o curso Brasileiro de Jurados de Pista, Holstein de Las Americas 2019 e para finalizar com mais novidades foi apresentado os novos representantes da Associação Brasileira. E tem mineiro em nova função a nível nacional!
DEFINIÇÕES
Com visão para o futuro, os encontros foram marcados por dois dias de muita conversa e troca de experiências.
A ABCBRH começou os trabalhos apresentando o balanço patrimonial e demonstrativo de resultados no ano 2017.
Um dos assuntos de grande expectativa era o Circuito Nacional da Raça Holandesa e foi definido que acontecerá a segunda etapa em 2018, com alguns ajustes no regulamento para melhor enquadramento das categorias. Ano passado, o Estado do Paraná não participou do evento, no encontro foi definido que em 2018 farão parte do Circuito. Todas as filiadas têm até o dia 30 de março para definir quais exposições irão participar do Circuito Nacional. E em primeira mão para os nossos leitores, os associados de Minas Gerais já podem ir preparando os animais, pois a etapa de Minas já foi definida, ela será realizada durante a Megaleite, no período de 20 a 23 de junho.
Em 2018 acontecerá o último Concurso Nomeadas e Supremas com participação dos animais em exposições no ano de 2017, conforme as regras estipuladas pelo regulamento. No próximo ano, o Concurso será substituído pelo resultado final do Circuito Nacional da Raça Holandesa.
O Curso Brasileiro de Jurados de Pista continuará acontecendo a cada dois anos em estados diferentes. Este ano será no Rio Grande do Sul e as inscrições serão abertas para duas cadeiras onde profissionais e estudantes podem se inscrever. No final do curso serão eleitos dois com a melhor pontuação e que tenham interesse.
A Holstein de Las Americas 2019 também foi um dos temas relevantes e foi definido que o encontro será realizado no Paraná e a Associação Brasileira ainda definirá a comissão organizadora do encontro.
NOVOS MEMBROS NA BRASILEIRA
Aproveitando os encontros, a Associação Brasileira elegeu os novos membros para o Conselho Deliberativo Técnico – CDT e apresentou a nova Superintende Técnica e administrativa da entidade.
O novo Presidente do CDT é o Dr. Silvano Carvalho Junior, Médico Veterinário e Superintendente Técnico da ACGHMG. E como Vice-Presidente foi escolhido o professor Dr. Francisco Rennó, da USP/SP. “Estou muito honrado por ser indicado pela diretoria da Brasileira. A responsabilidade é grande, pois o Conselho Deliberativo Técnico é na realidade um grupo de pessoas que representa o país e define na parte técnica qual o caminho e o futuro da raça Holandesa! Estou empenhado, juntamente com todos os membros, a fazer o melhor de forma democrática e que atenda à expectativa de todos os estados e filiadas, respeitando as particularidades e anseios de cada um,” comenta Dr. Silvano.
Na ocasião também foi apresentada a nova Superintendente Técnica e administrativa da Brasileira é a Dra. Roberta M. Züge, Mestre e Doutora em Reprodução Animal pela Universidade de São Paulo – USP.
A equipe da Associação Mineira deseja à todos um ótimo trabalho e boa sorte nos novos desafios!