QUALIFICAÇÃO PARA MELHOR ATENDER

A Associação Mineira realiza curso primando pela qualidade de seus serviços

Fotos arquivo ACGHMG

2015_11_0101 2015_11_0102

2015_11_0103

Leiteiro é um ótimo aliado para o seu negócio. Por meio de seu trabalho ele gera informações fundamentais que auxiliam na organização do seu rebanho e na sua lucratividade, ou melhor, na tomada certa de suas decisões.

O Serviço de Controle Leiteiro da Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais – ACGHMG é homologado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA seguindo as normas estabelecidas pelo Governo. O criador que realiza o serviço recebe um Certificado Oficial de Desempenho, esse documento agrega credibilidade à fazenda, segurança aos compradores e automaticamente maior lucratividade.

Pela importância desse serviço a todos os criadores de gado de leite e com o objetivo de qualificar cada vez mais a sua equipe, a Associação Mineira realizou nos dias 5 e 6 de novembro o curso de Reciclagem para os técnicos do Controle Leiteiro. A programação contou com aulas teóricas e práticas. A abertura do evento aconteceu no Hotel Senac Grogotó, em Barbacena-MG. O primeiro dia foi destinado a muita teoria com palestras ministradas pelo Vice Presidente do CBQL – Gerente do Laboratório Centralizado de Rebanhos Leiteiros do Paraná – PARLPR, Dr. José Augusto Horst, conhecido e respeitado nome no Serviço de Controle Leiteiro no Brasil. Ele apresentou as maneiras mais práticas para um melhor desenvolvimento do programa, conversou sobre os vários desafios, problemas e como minimizá-los. Ressaltou a importância da coleta de amostras feita da forma correta, da coleta dos dados e agilidade do processo.

Segundo o Coordenador Geral do Serviço de Controle Leiteiro – SCL e Médico Veterinário, Dr. Diego Charles de Almeida Santos um tema bastante discutido foi a coleta de forma correta. É muito importante homogeneizar no tempo correto, que seria de no mínimo 10 segundos e mais 1 segundo por litro e coletar a quantidade certa por ordenha, no frasco há três riscos que detalham melhor o volume. Verificar se não foram sujidades junto com o leite para o frasco e se todos estão com conservante,” comenta.

E chega a hora de colocar a mão na massa. No dia 6 de novembro todos os participantes foram para as aulas práticas realizadas na Poitara Genética, na Fazenda Estrela Azul e na Fazenda Maracujá.

Dr. Diego ainda destaca que é necessário incrementar novas tecnologias que já estão sendo desenvolvidas, aprimorar o serviço dos técnicos, facilitar o serviço e, consequentemente, um retorno mais rápido dos relatórios aos produtores. Os técnicos da Associação Mineira estão diariamente percorrendo não só as terras mineiras, mas realizam também serviços em outros Estados. Para aqueles que têm interesse em melhorar a sua produtividade ou até mesmo profissionalizar entre em contato e agende uma visita.

O curso foi realizado pela ACGHMG e contou com o apoio da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa,da Poitara Genética, da Fazenda Estrela Azul e da Fazenda Maracujá.

A Associação Mineira agradecer a todos que apoiaram e contribuíram com a realização desse importante evento para todos os criadores da raça Holandesa.