O Diretor Executivo da ACGHMG Cleocy Jr. deixa o cargo para desbravar um novo caminho
Foto Wagner Correa
Tudo começou em 2006, o Zootecnista Cleocy Fam de Mendonça Júnior foi contratado como Trainee e começava a sua trajetória de ascensão na Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais – ACGHMG. Casado com Carolina Champagnat e pai de dois filhos Elisa e Rodrigo, sempre com o pé na estrada, contou com muita paciência, apoio e compreensão de sua família. E assim, a cada dia, ele transcendia as montanhas de Minas, carregando sempre a paixão pelo gado Holandês.
Com ávido profissionalismo, Cleocy sempre esteve presente no campo, próximo dos criadores, atento e envolvido com importantes questões relacionadas à raça Holandesa.
Em abril de 2007, com oito meses de casa, Cleocy se tornava Inspetor Técnico de Registro, e 4 meses depois ele assumiu o cargo de Superintendente Técnico Substituto e em março de 2008, após a saída de Ricardo Bertola, Cleocy assumia a Superintendência Técnica Titular da entidade. Além da parte técnica, em maio 2010 um novo desafio surgia, e ele foi convidado pela Diretoria a assumir interinamente a coordenação administrativa da Associação, sempre em busca de novos desafios, abraçou de imediato a oportunidade e acumulou as duas funções: Técnica e Administrativa e o que era para ser interino tornou-se definitivo e em 2014, quando houve a alteração do Estatuto Social da entidade e criação do cargo de Diretor Executivo, Cleocy foi convidado pelo Conselho de Administração a exercer tal função, mas sempre sem abandonar a Superintendência Técnica.
Ao assumir a Coordenação Administrativa e com todo apoio da Diretoria, foi dada a largada para uma nova era. Com grande experiência no campo, ele teve que aprender e desenvolver aptidões administrativas e rapidamente os associados notaram o poder do sangue novo, nascia uma Associação diferente, com ideias inovadoras, com a vontade de construir e fazer a diferença. Os seis anos de sua gestão foram marcados por grandes conquistas, muitas vezes não unânimes, mas sempre com o objetivo de apoiar os associados e investir no crescimento e na qualidade do gado Holandês.
Seus primeiros grandes feitos como Gestor da Associação Mineira foi a recuperação financeira da entidade e reestruturação da Exphomig, um evento de grande tradição, mas que com o passar dos tempos estava perdendo importância e que após a reestruturação retomou o respeito do agronegócio nacional e atualmente é consagrado entre os três maiores eventos da Raça Holandesa no Brasil. Presente em importantes eventos nacionais e internacionais, ele transcendeu as fronteiras do país e difundiu para outros continentes o nome e o trabalho da Associação Mineira.
Conquistou muitos amigos, aproximou os criadores da raça, apoiou e promoveu importantes ações para os associados, construiu uma história que deixará muitas saudades. De qualquer forma, isso não é um adeus, mas sim um até logo, ou até breve, pois amigo é para sempre!
O Jornal Holandês homenageia relembrando momentos marcantes nesses 10 anos de inovações. Vale a pena relembrar. E até breve!