Como forma de incentivar a qualificação em campo, a Associação Mineira gera oportunidades de estágios
Chefe de Processamento do Serviço de Controle Leiteiro e Gestão de Rebanho – SCL, Michelle Reis da Silva Mendes Corrêa orienta o estagiário Guilherme Moreira
Qualificação é um dos grandes problemas enfrentados diariamente pelos produtores de leite. A Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais – ACGHMG, com o objetivo de sempre apoiar os associados, direta ou indiretamente, está presente em instituições de ensino, divulgando a importância dos trabalhos realizados pela entidade e, sobretudo, incentivando mentes jovens a trabalharem no campo.
O corpo técnico da Associação Mineira é composto por profissionais qualificados. A entidade já gerou muitas oportunidades no mercado de trabalho para estagiários; inclusive em empresas internacionais de genética, nutrição, fazendas e até mesmo na própria Associação.
Com o objetivo de aproximar cada vez mais os jovens das fazendas, a Associação Mineira disponibiliza estágios para discentes de cursos técnicos agrícolas, de agronomia, zootecnia ou medicina veterinária. O estágio mescla a teoria com a prática, sendo tudo acompanhado pelos profissionais da entidade. As atividades práticas abrangem Classificação Linear, Registro Genealógico e serviço de Controle Leiteiro Oficial, onde o estagiário acompanha os técnicos até as fazendas. Já na parte teórica, ele tem a oportunidade de acompanhar dentro da sede da Associação, como os serviços são processados.
O Diretor Executivo da ACGHMG e Médico Veterinário, Dr. Silvano Carvalho Junior comenta que “esse contato com outros profissionais é importantíssimo para a formação acadêmica, é a hora de colocar em prática tudo que aprendeu em sala, além disso, o contato com os animais traz maior responsabilidade e emoção ao saber que com o nosso trabalho podemos fazer a diferença nas fazendas e como ele é importante para a continuidade da produção”.
O estágio na ACGHMG não é remunerado e as despesas de viagens são de responsabilidade do estagiário; ao final das atividades ele recebe um certificado da Associação, totalizando as horas de estágio e toda documentação necessária para a comprovação das atividades desenvolvidas junto a instituição de ensino.
O Coordenador Geral do Serviço de Controle Leiteiro e Gestão de Rebanho da ACGHMG e Médico Veterinário, Dr. Diego Charles de Almeida Santos ministrou no ano passado diversas palestras em importantes instituições de ensino e essas geraram vários estágios na Associação. “O campo possui uma enorme necessidade de mão de obra, e os estágios geram a oportunidade do aluno se preparar, além de ampliar os seus contatos. Quando estudava, fiz alguns estágios que abriram portas e hoje estou na Associação, gerencio uma equipe de técnicos, vou a campo e estou, sobretudo, sempre aprendendo”, comenta Dr. Diego.
Para realizar o estágio na Associação Mineira é necessário que o discente esteja matriculado em alguma instituição de ensino, cursando técnico agrícola, agronomia, zootecnia ou medicina veterinária, ter o seguro de vida em dia e a documentação de convênio entre as entidades.
Ficou interessado? Basta entrar em contato por e-mail, enviar o seu currículo e aguardar que a entidade entrará em contato para marcar uma entrevista.
NA PRÁTICA
No mês passado, a acadêmica Daniela Melo aproveitou o período de férias para aprender, ou melhor, colocar em prática tudo que está vendo em sala de aula.
Discente do curso de Zootecnia, ela foi estagiária na Associação Mineira e aproveitou a oportunidade para ir a campo e conhecer a Fazenda Santa Maria, do associado Marcus Vinicius Borges de Carvalho, em Juiz de Fora – MG. O Supervisor de Controle Leiteiro e Gestão de Rebanho, Damião Arrighi Condé que carrega na bagagem mais de 28 anos de experiência trabalhando em prol dos associados da Mineira, supervisionou durante dois dias Daniela, mostrando como é o seu dia a dia e todos os detalhes e importância do seu trabalho.
Com o sonho de atuar no campo e trabalhar com cirurgia e melhoramento genético, o acadêmico Guilherme Melo Moreira que cursa Medicina Veterinária é atualmente estagiário na Associação. Devido aos horários de aula, seu estágio está voltado para o escritório e seu trabalho consiste em digitalizar as planilhas de Controle Leiteiro, comunicados de nascimento e cobertura. “Vejo as diferenças de produção das raças que a Associação Mineira faz o controle, e as variações de composição de cada raça, aprendo sobre cruzamento e a interpretar as qualidades de touros que vem mostrando no catálogo de venda de sêmen”, comenta Guilherme. Pela primeira vez ele teve contato com uma propriedade produtora de leite. A visita aconteceu na Fazenda do Porto, em Cordislandia – MG, do associado Luiz Roberto Monteiro Porto Junior e outros. Ele acompanhou o Coordenador Geral do Serviço de Controle Leiteiro e Gestão de Rebanho da ACGHMG e Médico Veterinário, Dr. Diego Charles de Almeida Santos em sua visita. “Achei muito interessante, gostei de ver o trabalho de campo; o Dr. Diego me esclareceu várias dúvidas e me explicou sobre morfologia, além de mostrar como é feita a coleta do material para exames de DNA. E o que mais me chamou a atenção foi conhecer a propriedade, os animais, ver uma fazenda de porte grande e o seu funcionamento. Foi mesmo muito impressionante acompanhar o trabalho da Associação e ver como ele é importante para a propriedade”, ressaltou Guilherme.
Ele comenta que essa oportunidade é muito importante, pois aprende cada vez mais sobre bovinos, especificamente os leiteiros e da raça Holandesa, ele já gostava da raça e com essa experiência passou a gostar ainda mais. “Vejo os animais com outros olhos de quando entrei, não sei explicar isso direito, tento ver o potencial deles e como eu poderia melhorá-los”.
Mais informações: secretaria@gadoholandes.com.br