O criador que participar de exposições homologadas em Minas deve ficar atento à documentação exigida
Papelada, carinhoso apelido para a documentação exigida dos animais que trafegam dentro e fora do estado, deve estar sempre em dia, principalmente para os que desejam investir em exposições, leilões, entre outros momentos que valorizam ou geram lucratividade para o criador e como Deus ajuda a quem cedo madruga, como diz o dito popular, agora é o melhor momento para colocar a documentação do seu plantel em dia.
Não é somente papelada dos animais que devem estar em dia. Lembre-se também de verificar a documentação dos caminhões. Veículos com impostos vencidos podem ser retidos nas barreiras de fiscalização e também a documentação do motorista e seu estado de saúde que também pode gerar transtorno desnecessário.
É importante verificar também a situação dos ajudantes e funcionários da empresa que acompanham os animais. Em muitos casos as constantes mudanças na legislação trabalhista podem pegar o criador de surpresa e gerar pesadas multas.
Verifique também a situação dos animais perante a Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais – ACGHMG assim como seu enquadramento correto nas categorias em caso de exposições.
Quando essas medidas são tomadas com antecedência você e seu time ficarão focados na exposição e não perderá tempo, que poderá ser mais bem empregado na preparação dos animais, além de ficar mais tranquilo também para emissão de GTA’s e outros documentos para negociações.
Uma dica é separar a documentação dos animais que seguirão viagem em uma pasta e relacioná-los em uma planilha na primeira folha. Demonstrar organização pode agilizar o trâmite durante uma fiscalização como evitar sustos com a incerteza da posse de algum documento em momentos decisivos.
Mais informações: 31 4009 4300