CONTROLE LETEIRO

VANTAGENS

  • Identifica as vacas com alta produção de leite;
  • Identifica as vacas com alto teor de gordura no leite;
  • Mostra que cada vaca contribuiu para a renda da propriedade;
  • Identifica as melhores bezerras a serem mantidas para futuras reposições no rebanho;
  • Descarta as vacas de baixa produção e aumenta a renda líquida;
  • Valoriza o pedigree dos animais controlados e de seus descendentes;
  • Aumenta o valor da venda dos animais excedentes;
  • Parte integrante no melhoramento genético do rebanho;
  • Parte integrante no programa de avaliação de vacas e touros;
  • Parte integrante do programa de evolução de PC para PO;
  • Duplica pontuação obtida em Exposições homologadas;
  • Auxilia no fornecimento da alimentação de acordo com sua produção;
  • Instrumento eficiente no auxílio a criação e manejo;
  • Marketing do rebanho.

O Controle Leiteiro é uma prova zootécnica oficialmente reconhecida pelo Brasil, em consonância com os padrões internacionais. A execução deste serviço pauta-se pelas normas de Regimento próprio e pela legislação pertinente do Ministério da Agricultura e Reforma Agrária, cujo cumprimento e fiel observância estão sob inteira responsabilidade da instituição delegada.

Além de aferir a capacidade de produção de leite de uma vaca, serve, também, para estimativas de produtividade e seleção do rebanho.

O Controle Leiteiro pode ser definido como a melhor forma de acompanhar a evolução produtiva de cada vaca no rebanho. Consiste na pesagem, uma vez por mês, de todo o leite tirado de um animal. Há dois tipos de Controle Leiteiro: o oficial, realizado por instituições credenciadas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que emitem laudos sobre a produtividade e composição do leite e o não oficial, realizado pelo produtor e por seus funcionários, para mensurar o volume de produção.

Esse serviço é recomendado principalmente para os casos em que há interesse do produtor em comercializar os animais, situação em que comprovar a produtividade das vacas é importante para estipular seu preço de venda.

Os resultados de pesquisas em países de pecuária mais evoluída indicam que os rebanhos participantes de controle leiteiro oficial têm maior produtividade por vaca do que aqueles que não o executam, certamente devido à utilização das informações que esse instrumento zootécnico oferece.

O hábito de pesar o leite das vacas individualmente permite a tomada de decisões que contribuem para aumentar a eficiência da propriedade, e a principal vantagem do acompanhamento produtivo é verificar a persistência da lactação dos animais, permitindo assim a seleção de animais bons e ruins, o que se torna importante para aumentar a eficiência do rebanho.

Recomenda-se que ao iniciar o controle leiteiro no rebanho, se controle inicialmente apenas a produção de vacas recém-paridas, que no modelo oficial são aquelas com mais de cinco e menos de 45 dias pós-parto. Esses animais deverão ser controladas até o fim da lactação. Havendo a entrada de novas vacas recém-paridas no controle, ao final de um ano, todas as vacas já estarão sob controle leiteiro.

O controle serve ainda como indicativo da qualidade do manejo feito na propriedade. Mudanças muito bruscas na nutrição, no conforto, etc., também apresentam como consequência uma queda de produtividade, que pode ser acompanhada no controle leiteiro. Ainda como benefício do controle, o produtor pode definir se vacas devem ou não ser descartadas para abate, considerando a sua produção de leite – medida que proporciona economia de mão-de-obra e de fornecimento de alimento para o rebanho.

Outra vantagem é que animais mais produtivos devem e precisam receber mais alimento do que aqueles com baixa produtividade, ou seja, alimentos como concentrados serão mais bem utilizados por bovinos que produzem maior quantidade de leite.

Recomenda-se identificar individualmente através de brincos de orelha todas as vacas em controle leiteiro, para facilitar as anotações e o processamento de relatórios individualizados.

O controle leiteiro deve ser feito em uma, duas ou três ordenhas diárias, conforme o sistema adotado na propriedade e em quaisquer dos casos recomenda-se fazer a esgota total anteriormente a primeira pesagem.

Nos casos em que é feita análise do leite por laboratório, pode-se, ainda, detectar distúrbios associados à alimentação, como cetose ou acidose. Os dados mínimos que o controle deve conter são o nome de cada animal, o número de identificação e o peso do leite produzido por cada animal. É importante executarmos a coleta de amostras individuais de leite para através de análise em laboratório credenciado, determinar o teor de gordura, proteína, lactose ou outro tipo de análise, como por exemplo, contagem de células somáticas;

A qualidade da alimentação fornecida, o manejo desta alimentação, o conforto das instalações, a qualidade genética da geração seguinte, os procedimentos de ordenha, e outras atividades que afetam os índices reprodutivos e produtivos deverão ser mensurados para que novas decisões sejam tomadas, principalmente para que os pontos que estão estrangulando a atividade sejam melhorados.


REGISTROS ESPECIAIS


COMO INTERPRETAR OS RELATÓRIOS